book_icon

Mais da metade dos gastos de TI mudarão para a Nuvem, diz Gartner

Provedores de tecnologia e serviços que não se adaptaram ao ritmo da mudança para a Nuvem enfrentam um risco crescente de se tornarem obsoletos

Mais da metade dos gastos de TI mudarão para a Nuvem, diz Gartner

Os gastos de TI corporativa em computação em Nuvem pública, dentro de segmentos de mercado endereçáveis, ultrapassarão os gastos em TI tradicional em 2025, de acordo com o estimativas do Gartner.  A pesquisa sobre ‘mudança para a Nuvem’ (Market Impact: Cloud Shift – 2022 Through 2025) inclui apenas as categorias de TI corporativas que podem fazer a transição para a Nuvem, dentro dos mercados de software de aplicativo, software de infraestrutura, serviços de processos de negócios e infraestrutura de sistema. Até 2025, 51% dos gastos com TI nessas quatro categorias terão migrado das soluções tradicionais para a Nuvem pública, em comparação com 41% em 2022. Quase dois terços (65,9%) dos gastos com software de aplicativo serão direcionados para tecnologias de Nuvem em 2025, acima dos 57,7% em 2022.

A adoção corporativa da Cloud distribuída tem o potencial de acelerar ainda mais essa mudança, porque traz serviços de Nuvem pública para domínios que não eram principalmente Nuvem

“A mudança para a Nuvem só acelerou nos últimos dois anos devido a pandemia de Covid-19, à medida que as organizações responderam a uma nova dinâmica social e de negócios”, disse Michael Warrilow, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “Provedores de tecnologia e serviços que não se adaptaram ao ritmo da mudança para a Nuvem enfrentam um risco crescente de se tornarem obsoletos ou, na melhor das hipóteses, serem relegados a mercados de baixo crescimento”, afirmou.

Em 2022, as ofertas tradicionais constituirão 58,7% da receita endereçável, mas o crescimento nos mercados tradicionais será muito menor que o da Nuvem. A demanda por recursos de integração, processos de trabalho ágeis e arquitetura composta impulsionará a mudança contínua para a Nuvem, à medida que as iniciativas de Transformação Digital e modernização de longo prazo forem antecipadas para 2022. Os gerentes de produtos de tecnologia devem usar a mudança para a Nuvem como medida de oportunidade de mercado.

Em 2022, mais de US$ 1,3 trilhão em gastos corporativos com TI estão em jogo com a mudança para a Nuvem, chegando a quase US$ 1,8 trilhão em 2025, segundo o Gartner. A interrupção contínua dos mercados de TI pela Nuvem será amplificada pela introdução de novas tecnologias, incluindo a Nuvem distribuída. Muitos irão borrar ainda mais as linhas entre as ofertas tradicionais e em Nuvem.

A adoção corporativa da Cloud distribuída tem o potencial de acelerar ainda mais essa mudança, porque traz serviços de Nuvem pública para domínios que não eram principalmente Nuvem, expandindo o mercado endereçável. As organizações estão avaliando-o devido à sua capacidade de atender a requisitos específicos do local, como soberania de dados, baixa latência e largura de banda de rede.

Para capitalizar a mudança para a Nuvem, o Gartner recomenda que os provedores de tecnologia e serviços segmentem onde a mudança está ocorrendo de forma mais agressiva, além de buscar novas oportunidades de Nuvem de alto crescimento. Por exemplo, segmentos relacionados à infraestrutura têm um nível mais baixo de penetração na Nuvem e devem crescer mais rapidamente do que segmentos como aplicativos corporativos que já são altamente penetrados. Os provedores também devem visar personas específicas, perfis de adoção e casos de uso com iniciativas de entrada no mercado.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.