book_icon

Fiquem de olho no desenvolvimento do Metaverso, aconselha Gartner

As empresas terão a capacidade de expandir e aprimorar seus modelos de negócios de maneiras sem precedentes, passando de um negócio digital para um negócio Metaverso

Fiquem de olho no desenvolvimento do Metaverso, aconselha Gartner

De acordo com estimativas do Gartner, até 2026, 25% das pessoas gastarão pelo menos uma hora por dia no Metaverso para trabalho, compras, educação, atividades sociais e/ou entretenimento. “Os fornecedores já estão criando maneiras de os usuários replicarem suas vidas nos mundos digitais”, disse Marty Resnick, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Desde a participação em salas de aula virtuais até a compra de terrenos digitais e a construção de casas virtuais, essas atividades estão sendo realizadas atualmente em ambientes separados. Eventualmente, eles ocorrerão em um único ambiente – o Metaverso – com vários destinos em tecnologias e experiências”, observou.

Ainda é cedo para saber quais investimentos serão viáveis ​​no longo prazo, mas os gerentes de produto devem dedicar um tempo para aprender, explorar e se preparar para um Metaverso para se posicionar de forma competitiva

O Gartner define um Metaverso como um espaço compartilhado virtual coletivo, criado pela convergência da realidade física e digital virtualmente aprimorada.É persistente, proporcionando experiências imersivas aprimoradas, bem como independente de dispositivo e acessível por meio de qualquer tipo de dispositivo, de tablets a óculos 3D.

Como nenhum fornecedor será o proprietário do Metaverso, o Gartner espera que ele tenha uma economia virtual habilitada por moedas digitais e tokens não fungíveis (NFTs). O Metaverso impactará todos os negócios com os quais os consumidores interagem todos os dias.
Isso também afetará a forma como o trabalho é feito. As empresas fornecerão melhor envolvimento, colaboração e conexão com seus funcionários por meio de espaços de trabalho imersivos em escritórios virtuais. As empresas não precisarão criar a própria infraestrutura para fazer isso, já que o Metaverso fornecerá a estrutura. Além disso, os eventos virtuais que ganharam popularidade nos últimos 18 meses oferecerão oportunidades e workshops de networking mais colaborativos e imersivos.

“As empresas terão a capacidade de expandir e aprimorar seus modelos de negócios de maneiras sem precedentes, passando de um negócio digital para um negócio Metaverso”, disse Resnick. “Até 2026, 30% das organizações do mundo terão produtos e serviços prontos para o Metaverso”, afirmou.

A adoção de tecnologias de Metaversos é incipiente e fragmentada, e o Gartner alerta as organizações sobre o investimento pesado em um Metaverso específico. “Ainda é cedo para saber quais investimentos serão viáveis ​​no longo prazo, mas os gerentes de produto devem dedicar um tempo para aprender, explorar e se preparar para um Metaverso para se posicionar de forma competitiva”, disse Resnick.

Serviço
www.gartner.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.