book_icon

Kaspersky lança serviço para remover domínios maliciosos

Todas as semanas, o Google detecta aproximadamente 46 mil novos sites maliciosos e, a cada dia, a Kaspersky bloqueia mais de 15 mil URLs de phishing e golpes

Kaspersky lança serviço para remover domínios maliciosos

A Kaspersky, provedora global de soluções de segurança cibernética, apresentou o novo serviço Kaspersky Takedown, que visa derrubar domínios maliciosos tanto de malware quanto de phishing, e possibilita uma estratégia completa de prevenção a fraude ao combinar com outras ferramentas. Entre elas, está o Kaspersky Digital Footprint, que realiza buscas na Deep Web em tempo real para identificar quando recursos corporativos caem nas mãos de criminosos, e do Threat Data Feed, que monitora o surgimento de endereços online públicos. Como resultados, as empresas podem responder da forma mais eficiente contra ameaças de phishing ou malware direcionados a sua organização ao aos seus clientes.

O uso de domínios maliciosos é uma ferramenta-chave no cibercrime brasileiro. Nas primeiras 24h após o início do cadastro das chaves do PIX, identificamos 30 endereços fraudulentos

Todas as semanas, o Google detecta aproximadamente 46 mil novos sites maliciosos e, a cada dia, a Kaspersky bloqueia mais de 15 mil URLs de phishing e golpes – sendo que o Brasil lidera o ranking de países mais atacados por phishing. Quando uma empresa não consegue eliminar o conteúdo fraudulento, seus clientes podem cair em sites falsos que usam spoofing (máscaras para parecerem verdadeiros) e acabam tendo suas informações pessoais e financeiras roubadas. As empresas também podem enfrentar graves vazamentos de dados causados por botnets controlados por servidores de comando e controle (C&C), que ficam hospedados em domínios de Internet. O dano às marcas, perda de receita e da confiança dos clientes são as consequências mais comuns para estes ataques.

Por outro lado, derrubar domínios maliciosos e de phishing é um processo complexo, que exige conhecimento especializado, recursos e tempo. Por conta da experiência da Kaspersky em pesquisa de ameaças e sua cooperação de longo prazo com organizações internacionais e autoridades legais, que incluem a Interpol e Europol, além de Equipes de Resposta a Emergências de Computação (CERTs), o serviço Kaspersky Takedown garante uma proteção eficaz da reputação e dos serviços online das empresas.

Graças a cobertura global da empresa, não importa onde o domínio malicioso está localizado, o serviço é capaz de acionar os responsáveis rapidamente. Para isso, a Kaspersky prepara todas as evidências necessárias, incluindo uma cópia do site, capturas de tela e tráfego (traffic dump), tanto manualmente quanto por meio de ferramentas automatizadas. Depois, a empresa envia uma solicitação de remoção à autoridade local ou regional que tem direitos legais para derrubar o site. O cliente é notificado em cada etapa do processo até que o domínio malicioso seja removido com êxito.

O serviço está disponível de maneira independente ou junto com a assinatura do Digital Footprint Intelligence (DFI). No primeiro caso, as empresas enviam solicitações para derrubar os domínios indesejáveis por meio da Kaspersky Company Account. No segundo, o serviço DFI identificará os endereços de malware ou phishing com o nome/marca do cliente e fará a remoção, e o cliente receberá notificações sobre todo o processo. Para poder criar os pedidos, a empresa precisa contratar o serviço (anual), que oferece como padrão dez remoções por mês e pode ser personalizado de acordo com sua necessidade.

“O uso de domínios maliciosos é uma ferramenta-chave no cibercrime brasileiro. Nas primeiras 24h após o início do cadastro das chaves do PIX, identificamos 30 endereços fraudulentos. Em 2021, quando fizemos uma atualização, foram 2.400 novos domínios em um trimestre. Neste contexto, o Kaspersky Takedown completa nosso portfólio ao remover os domínios maliciosos — o que significa impedir que um golpe de ser executado ou encerrá-lo”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de Segurança da Kaspersky no Brasil.

O especialista ressalta ainda maneiras para agilizar ainda mais a remoção dos endereços fraudulentos. “Sempre afirmamos que uma boa segurança deve ser criada com camadas e para uma identificação proativa, recomenda-se que a empresa tenha também um serviço de monitoramento de novos domínios maliciosos (Threat Data Feed) ou de atividades na Deep Web envolvendo o nome da empresa – o que indica um potencial vazamento de dados que precisa ser investigado e estancado. Além disso, outro benefício para as organizações com estes serviços é a diminuição da carga de trabalho da equipe de segurança, permitindo que ela foque nas prioridades de negócio”, alerta Assolini.

Serviço
www.kaspersky.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.