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Empresas apostam cada vez mais na automação para conseguir compensar a falta de mão de obra

Estudo da UiPath aponta que 85% dos executivos americanos acreditam que a automação irá ajudar na retenção dos colaboradores e contratação de novos talentos em meio à grande onda de pedidos de demissão

Empresas apostam cada vez mais na automação para conseguir compensar a falta de mão de obra

Uma pesquisa patrocinada pela UiPath, empresa que atua em software de automação empresarial, identificou que 62% dos executivos de grandes empresas dos EUA estão passando por momentos difíceis, devido à atual escassez de mão de obra. Como resultado, 78% deles provavelmente irão investir ou aumentar seus investimentos em automação para controlar o impacto da rotatividade acima da média.

A terceira pesquisa anual da UiPath, com executivos americanos com cargos de nível C e de gerência sênior, mostrou que:

A automação está ajudando as empresas a terem êxito diante da falta de mão de obra
83% dos executivos dizem que suas empresas investem e/ou usam ferramentas de automação ou IA; já 78% dizem estar propensos a investir mais em automação para compensar o impacto da falta de mão de obra. Cerca de 7 em cada 10 executivos planejam aumentar seus investimentos em ferramentas de automação em 2022, em comparação com 2021.

 

83% dos executivos dizem que suas empresas investem e/ou usam ferramentas de automação ou IA  

Oitenta e seis por cento dos executivos entrevistados acreditam que a automação irá permitir que seus colaboradores se concentrem em trabalhos mais criativos e gastem menos tempo em tarefas triviais, repetitivas e demoradas. Diante disso, 85% afirmam que integrar a automação e o treinamento em automação em sua organização os ajudará a reter colaboradores e atrair novos talentos. Os executivos entrevistados também acreditam que a automação está ajudando suas empresas a ter uma melhor performance, economizando tempo (71%), melhorando a produtividade (63%) e economizando dinheiro (59%).

Muitas grandes organizações estão tentando resolver a grande onda de pedidos de demissão
62% dos executivos dizem que suas empresas estão enfrentando dificuldades com a atual escassez de mão de obra. Os desafios que suas empresas estão enfrentando devido à falta de mão de obra incluem dificuldades para atrair novos talentos que realizem as tarefas necessárias (74%), perda de pessoas qualificadas para gerenciar as tarefas necessárias (69%) e desorganização de fluxos de trabalho devido às taxas mais altas de integração e desligamento (58%).

Embora existam inúmeras razões pelas quais as pessoas deixam seus empregos, os executivos entrevistados acreditam que os fatores que mais contribuem são: pressões no equilíbrio trabalho/vida pessoal (58%), baixa remuneração (54%) e falta de oportunidades de avanços de carreira (42%). A maioria dos executivos entrevistados acredita que a performance dos colaboradores e a retenção dos mesmos pode melhorar através de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (73%). Além disso, oportunidades para aprender novas habilidades no trabalho (60%) e oportunidades para melhorar as habilidades existentes no trabalho (53%) também são fatores relevantes.

Oferecer treinamento em automação é necessário para as empresas manterem e contratarem novos talentos
A pesquisa também revelou que 1 em cada 3 executivos mencionam a falta de treinamento para desenvolvimento de novas habilidades como outro motivo pelo qual as pessoas pedem demissão. Atualmente, 51% das organizações oferecem treinamento em automação, de acordo com esta pesquisa. Sessenta e três por cento oferecem treinamento em automação no local de trabalho, durante o horário de expediente, enquanto 29% oferecem treinamentos fora, mas custeados pela empresa. Esses achados são mais uma evidência de que as organizações estão expandindo o acesso à tecnologia de automação para fornecer aos colaboradores habilidades de automação. Um estudo anterior da UiPath, com 4.500 funcionários de escritório no mundo inteiro, identificou que 91% acreditam que seus empregadores deveriam estar mais inclinados a investir em treinamento digital e tecnológico, para que seus colaboradores tenham sucesso no futuro do trabalho.

“A dinâmica do trabalho e do local de trabalho continua evoluindo, criando pressões diferentes sobre os empregadores para reter colaboradores e atrair novos talentos”, disse Bettina Koblick, Chief People Officer da UiPath. “Os líderes empresariais e tecnológicos reconhecem que a automação é uma estratégia de longo prazo, que maximiza o impacto da sua pilha de tecnologia existente, sendo uma solução que ajuda cada colaborador a crescer e ter sucesso. As habilidades que esses trabalhadores adquirem em ambientes que priorizam a automação (automation-first) oferecem excelentes oportunidades de carreira em locais de trabalho inovadores.”

A terceira pesquisa anual da UiPath entrevistou, em dezembro de 2021, quinhentos executivos americanos com cargos de nível C e de gerência sênior, em empresas com mais de 1.000 colaboradores, para entender os investimentos de suas organizações em automação que visam atrair e reter talentos em meio à Grande Onda de pedidos de demissão.

 

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