book_icon

MK Solutions lança nova marca, reforça momento de inovação e crescimento

Responsável por gerenciar provedores que respondem por mais de 33% do total de conexões de internet no Brasil, empresa desenvolve novos produtos, aumenta a equipe e projeta crescimento de 30%

MK Solutions lança nova marca, reforça momento de inovação e crescimento

A MK Solutions, que atua no mercado de software para provedores de internet com 13 anos de atuação, acaba de anunciar uma nova identidade visual para marcar o novo momento de crescimento e inovação. Responsável por conectar mais de 15 milhões de brasileiros por meio de seus clientes – que respondem por mais de 33% do total de conexões dos ISPs no País– a ‘MK- Moving Knowledge’ está de olho no futuro próspero do segmento de tecnologia/telecomunicações brasileiro e vem construindo uma trajetória robusta que envolve novos áreas, produtos, desenvolvimento de equipe e crescimento contínuo no mercado.

Eleita por quatro anos consecutivos como o melhor software para gestão de provedores de internet (segundo a revista RTI), a MK Solutions foi adquirida em 2020 pela TBG Investimentos entre mais de 1,1 mil empresas avaliadas pelo Brasil inteiro. De lá para cá, aumentou o quadro de funcionários em mais de 50% e visa continuar expandindo rapidamente. Parte do novo momento da empresa passa pela contratação de profissionais que já contam com experiências em grandes empresas, como GetNet, 4All HUB de Startups, PUC, Unicred, Sicredi, Renner, Arezzo, Gerdau, entre outras. A companhia também criou setores internos como Marketing, RH e CS e crescimento de 30% no faturamento em relação ao ano passado. Em 2020, o faturamento da empresa já havia crescido mais de 20% em comparação com 2019.

A companhia também criou setores internos como Marketing, RH e CS e crescimento de 30% no faturamento em relação ao ano passado 

Considerada a ‘Ferrari’ dos softwares de gestão do provedor, a MK fornece suporte a centenas de provedores de internet do Brasil todo por meio de seu produto MK 3.0, que opera nas áreas de CRM, gestão financeira, estoque, workspace, integradores e suporte técnico. Atualmente, a empresa já possui produtos complementares ao MK 3.0, para otimizar os negócios dos clientes, como o aplicativo MK SAC+, desenvolvido para que cada provedor, usando a sua marca, atenda a seus assinantes em solicitações de auto-serviço; o MK BOT, Inteligência Artificial que automatiza e agiliza o atendimento via Whatsapp, Messenger, Telegram e website; o MK MAPS, voltado para gestão da rede de fibra óptica; MK MULTI, que possibilita um gerenciamento completo de filiais com acessos independentes; o MK BI, um painel de indicadores que permite a análise de resultados da empresa de forma prática e simples; e o MK ESPELHADO, software que mantém atualização do banco de dados do cliente em tempo real, protegendo-o em situações não esperadas.

De acordo com o CEO da companhia, Tulio Barbosa, a nova marca da companhia traduz essa inovação da MK, aperfeiçoamento da ferramenta, além de excelência no atendimento e suporte aos clientes do Brasil inteiro. “A MK tem o objetivo de entregar sempre a melhor experiência aos clientes em toda a jornada, melhorando a gestão e operação do provedor de internet, visando potencializar sua expansão e maximizar a satisfação de seus assinantes. Estamos crescendo e hoje atendemos a uma gama de demandas dos provedores por meio das nossas soluções de software”, destaca o executivo, que completa: “Cheguei há pouco mais de um ano para assumir uma empresa já sólida e com enorme potencial de crescimento. Para apoiar este momento tão positivo que estamos vivendo, decidimos ‘marcar’ essa transição com uma nova marca. MK significa ‘Movendo Conhecimento’, então, nada mais adequado do que ‘mover’ a nossa marca e a nossa comunicação em direção ao futuro”, reforça Tulio.

Formado em Administração com MBA em Harvard e com mais de 18 anos de experiência em gestão de empresas, o executivo comanda a MK Solutions desde a aquisição da empresa pela TBG Investimentos. Em seu currículo, coleciona aprendizado em empresas como McKinsey e Vale, além de fundos de investimento, tendo realizado diversos trabalhos ligados à nacionalização e internacionalização de empresas.

Cenário positivo no mercado
Com a adesão ao home office, EAD, streaming e jogos online, a internet banda larga tornou-se um serviço fundamental, assim como água e luz, para a maioria dos brasileiros. Nos últimos dez anos a quantidade de acessos de banda larga disparou de 15 para mais de 35 milhões, segundo a Anatel. Desde 2020, em meio ao cenário de pandemia, os números de acessos aumentaram significativamente, gerando 3,4 milhões de novos acessos e um crescimento do setor de 10,4%. “Olhando para o futuro, sabemos que mais de 50% dos brasileiros devem continuar o trabalho remoto pós pandemia. Além disso, temos a popularização de novas tecnologias, como a Internet das Coisas, e a chegada do 5G. As empresas provedoras de internet precisarão ainda de uma plataforma para gestão profissional e é aí que a MK entra”, ressalta Tulio.

Recente levantamento feito pela ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) também mostrou o aumento na demanda pelas pequenas empresas, dando destaque ao segmento em 2020 e 2021. Por ser considerada atividade essencial, o setor teve um aumento de mais de 47% na demanda por provedores locais. Tulio destaca que o mercado de provedores de internet no Brasil está extremamente aquecido e com expansões relevantes. “No ano de 2021 já tivemos, pelo menos, 3 IPOs (Brisanet, Unifique e Desktop, com mais de R$ 3 bilhões captados para expansão dessas empresas), além de outros possíveis IPOs nos próximos semestres. A MK entende que estar presente na vida desses provedores e fornecer suporte para uma gestão plena e controlada traz o sentimento de dever cumprido”, finaliza o executivo.

Crescimento e protagonismo
Fundada em 2008 em Candelária, no Rio Grande do Sul, a MK Solutions nasceu a partir de um provedor de internet e, diante das suas próprias necessidades, começou a crescer ao criar um software de gestão de provedores de internet que hoje abrange todo o escopo de atuação dos provedores, atendendo a clientes em todos os estados brasileiros.

Atualmente sediada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, a empresa possui uma trajetória de inovação e conta com clientes de diferentes tamanhos que corroboram com o total de provedores de internet no Brasil, atualmente em mais de 15 mil, chegando a 140 milhões de usuários conectados. A marca está presente em provedores como a Online Telecom, com mais de 80 mil assinantes e 20 anos de história, no Grupo CedNet, que em 2021 chegou à marca de 17 mil assinantes, e na Kater, empresa mineira com cerca de 8,2 mil acessos.

A companhia está presente em 25 dos 27 estados do Brasil, com maior participação de mercado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Em percentual, a maior concentração de fatia de mercado da MK está nos fornecedores de acesso à internet de médio porte (de 5 mil até 10 mil assinantes). No que se refere aos provedores grandes (acima de 10 mil assinantes) a MK possui mais de 30% do market share em número de conexões. Devido ao seu histórico de ter começado como um pequeno provedor e crescer junto com o mercado ao longo de 13 anos, a MK entende que sua expertise é muito útil para acelerar o crescimento e eficiência operacional dos provedores de pequeno porte no Brasil. Recentemente, estes assumiram um protagonismo na prestação do serviço, atingindo em dezembro de 2020 mais de 14,2 milhões de acessos de banda larga no país, de acordo com a Teleco. Esse fenômeno ocorre porque esse tipo de provedor leva internet onde as grandes operadoras não vão ou não conseguem ser competitivas. Além disso, o fato de estarem mais próximos e terem uma carteira de clientes reduzida, faz com que o controle de qualidade e atendimento seja muito superior comparado às operadoras. A MK atende e apoia o desenvolvimento do trabalho dos clientes de pequeno porte, reunindo cases que levam ao aumento do número de conexões em 48%.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.