book_icon

Oracle Cloud Infrastructure anuncia novo serviço DevOps

Com o lançamento de repositórios de código e recursos de pipelines de construção do serviço DevOps, os desenvolvedores agora têm uma plataforma CI/CD completa

Oracle Cloud Infrastructure anuncia novo serviço DevOps

A Oracle anunciou a disponibilidade geral de recursos de Integração Contínua (CI) do serviço DevOps do Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Este lançamento se baseia em recursos de Implementação Contínua (CD) existentes para fornecer uma plataforma completa de CI/CD de ponta a ponta em regiões comerciais OCI. O anúncio foi feito por Jonathan Schreiber, gerente sênior de Produto da Oracle no blog da empresa. “Os desenvolvedores agora podem comprometer seu código-fonte para um repositório de código DevOps, construir e testar artefatos de software com um executor de construção, entregar artefatos para repositórios OCI e, em seguida, executar uma implementação para plataformas OCI”, disse o executivo.

Segundo ele, estejam os desenvolvedores construindo um novo aplicativo nativo em Nuvem ou migrando um aplicativo existente para OCI, o serviço DevOps simplifica o processo de entrega de software. Usando o serviço DevOps, os desenvolvedores podem automatizar cada fase de seu ciclo de vida de entrega de software, para liberar recursos mais rapidamente e com menos erros.

O serviço DevOps não cobra por usuário, o cliente paga apenas pela computação e armazenamento que seus pipelines de compilação e repositórios de código usam

Schreiber explica que DevOps é o processo de melhorar continuamente a forma como as equipes de engenharia fornecem software. Estudos recentes sobre os recursos da equipe de engenharia mostraram que os recursos do DevOps estão positivamente correlacionados ao sucesso dos negócios. Se a equipe pode lançar recursos com segurança com mais frequência do que os concorrentes, os clientes obterão mais valor do software.

Com o lançamento de repositórios de código e recursos de pipelines de construção do serviço DevOps, os desenvolvedores agora têm uma plataforma CI/CD completa disponível para simplificar e melhorar a entrega de software em OCI. “Se você estiver embarcando em um novo projeto, pode usar DevOps como uma plataforma CI/CD completa em OCI. Espelhe um repositório GitHub ou GitLab existente para repositórios de código OCI para acelerar suas compilações. A partir do seu commit, execute compilações simultâneas rapidamente com DevOps Build Pipelines e inicie uma implementação em plataformas OCI: hosts de computação (máquina virtual e bare metal), clusters Oracle Kubernetes Engine (Kubernetes gerenciados) e funções Oracle (funções sem servidor)”, completou o executivo.

Também é ´possível mover um aplicativo existente (do local ou de outra Nuvem) para o OCI e mover a entrega e as implementações de software para plataformas OCI. O serviço OCI DevOps tem flexibilidade para se integrar aos fluxos de trabalho CI/CD existentes. “Se você estiver migrando e quiser manter seu fluxo de trabalho de CI existente, como os do Jenkins, pode mover seu processo de implementação para DevOps e acionar uma implementação de um pipeline de CI existente para orquestrar suas etapas de lançamento com pipelines DevOps”, observou Schreiber.

Outros benefícios

O serviço OCI DevOps trabalha e faz parte da estrutura da plataforma OCI. Em vez de gerenciar a equipe em uma plataforma CI/CD separada, o cliente pode configurar o acesso para sua equipe com usuários e políticas de gerenciamento de identidade e acesso (IAM). Com o OCI DevOps, é possível proteger as construções e implementações com o mínimo de privilégios de acesso aos recursos OCI necessários. “Os artefatos gerados por sua construção e usados ​​em sua implantação são armazenados em repositórios de artefatos OCI. Os registros de suas execuções de construção e implantações estão no serviço OCI Logging para auditoria e governança, e sua equipe pode receber notificações de eventos de seus pipelines DevOps por meio dos serviços de Notificações”, explicou.

O serviço DevOps não cobra por usuário, o cliente paga apenas pela computação e armazenamento que seus pipelines de compilação e repositórios de código usam. O serviço DevOps dimensiona runners de build gerenciados por serviço com sua equipe. Portanto, o cliente pode executar compilações simultâneas e não precisa gerenciar ou operar os hosts executores de compilação subjacentes. Um projeto DevOps permite visualizar o ciclo de vida completo de entrega de software. Todos os repositórios de código-fonte, pipelines de construção, pipelines de implantação e ponteiros para artefatos e ambientes estão em um só lugar.

Serviço
www.oracle.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.