book_icon

Qual é a vantagem competitiva por trás do Compliance?

A construção de um ambiente corporativo orientado a pilares de conformidade abre portas para a conquista de ganhos competitivos, comerciais e estratégicos.

O cenário empresarial, historicamente, é um setor de nossa sociedade que apresenta uma condição de mutabilidade muito alta. Não por acaso, afinal, seja pelo advento de novas tendências mercadológicas, o surgimento de soluções inovadoras ou práticas voltadas para a gestão de pessoas, a necessidade por mudanças costuma se justificar no dia a dia operacional. Para o gestor, o hábito de sair do lugar comum para buscar alternativas transformadoras virou uma questão de sobrevivência para o negócio, retirando aquele estigma de objeto secundário que muitos atribuíam à inovação. Hoje, inovar é preciso para as empresas brasileiras.

Em um acompanhamento quase que simultâneo em relação à Transformação Digital, o conceito de Compliance tem emergido com grande recorrência no ambiente corporativo, exigindo uma resposta imediata por parte das organizações. E as razões por esse caráter prioritário concedido à conformidade são numerosas: o consumidor está interessado em como determinada companhia está lidando com suas informações, bem como se existem princípios de ética, responsabilidade social, sustentabilidade e integridade financeira dentro de sua governança. Isso posto, é possível afirmar que esse é um assunto que transcende o campo legal, mostrando-se uma ponte estratégica para mais competitividade.

Tecnologia como base para uma cultura de Compliance
Possuir uma gestão operacional segura, ágil e assertiva é um objetivo a ser conquistado por líderes comprometidos com o tempo que vivemos. Vale destacar que essa não é uma condição inalcançável, visto a grande quantidade de alternativas customizáveis disponíveis no mercado de TI. Portanto, é de suma importância enxergar o componente tecnológico como aliado técnico para que a estrutura de Compliance seja estabelecida com sucesso.

Com procedimentos automatizados, todo o fluxo de dados estará resguardado, reduzindo a ocorrência de falhas críticas a informações sensíveis sob a ótica legislatória do Brasil. Sem dúvidas, a harmonia com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma das vertentes mais relevantes quando o assunto é conformidade empresarial.

Além das contribuições citadas anteriormente, que estão centralizadas no gerenciamento informacional, com esse nível elevado de maturidade digital, o gestor, junto de suas equipes de colaboradores, poderá redirecionar os profissionais de modo a maximizar os resultados, em uma nova cultura respaldada pela máquina, mas que valorize o protagonismo humano. Como resultado, será possível identificar um terreno fértil para a introdução de outras políticas de Compliance.

Construa a marca de sua empresa
Respondendo à pergunta que intitula o artigo, a vantagem competitiva a ser obtida nesse modelo de estabilidade e segurança jurídica configura em uma nova marca para a organização, diante um mercado cada vez mais exigente e atento às iniciativas adotadas pelo meio corporativo. Antigamente, a qualidade do produto e/ou serviço oferecido era o maior diferencial a ser trabalhado junto ao público. Olhando para o presente e também o futuro, é preponderante reconhecer que o usuário está realmente interessado em conhecer o negócio, de modo amplo e aprofundado. Quais são os propósitos de sua empresa? Como as pessoas irão enxergá-la no dia a dia?

Para finalizar, ser competitivo é reunir os requisitos ideais para criar vínculos com um número crescente de consumidores, transformando vidas e atendendo demandas por meio de abordagens personalizadas, que vão além de relações meramente comerciais. Nesse sentido, o Compliance tem um peso imensurável para empresas que se preocupam em atuar com ética, confiabilidade e um compromisso direto com a sociedade e suas principais necessidades.

Por Régis Lima, COO da Lumen IT.

 

ambiente corporativo

Compliance

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Lumen IT

Régis Lima

Transformação Digital

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.