Na busca por estratégias efetivas de se reduzir a inadimplência e ditar um ritmo produtivo satisfatório para a área de recebíveis, a tecnologia é uma aliada de valor.
O departamento de contas a receber exerce uma função primordial para a saúde e maior flexibilidade financeira das empresas. Não por acaso, afinal, é responsável pelo recebimento de valores obtidos com as vendas de serviços ou produtos. Isso inclui os débitos já vencidos, o que traz um novo cenário de complexidade para as relações estabelecidas com os clientes. Seguindo essa linha de raciocínio, sob a perspectiva de lideranças, é de suma importância oferecer aos profissionais da área as ferramentas necessárias para que criem vínculos proveitosos com os usuários, buscando um alto desempenho.
Nos últimos anos, a tecnologia tem demonstrado um grande potencial a ser explorado por organizações preocupadas em reduzir os níveis de inadimplência e ou expandir vendas a crédito, oferecendo métodos e técnicas capazes de agilizar o processo e o tornar mais eficiente. A mudança, entretanto, não é simples, e demanda uma atenção especial ao que de fato será reformulado com o uso de tecnologias. Desse modo, todos os insumos obtidos por meios digitais estarão ao alcance da equipe responsável, resultando em um ambiente de melhores decisões.
Segurança para lidar com o volume de informações
Certamente, o elevado volume de informações pode dificultar o acompanhamento e o próprio gerenciamento de todas as situações compartilhadas entre os clientes. Outro ponto determinante é que nenhum caso é similar ao outro, possuem suas particularidades e aspectos comportamentais. Por isso, estabelecer uma política única de abordagem, não culminará em uma comunicação efetiva que resulte nos objetivos traçados internamente.
Além de atribuir eficiência, segurança e agilidade aos procedimentos, o uso de um sistema de gestão especializado possibilita a utilização analítica dos dados armazenados, para que eles sejam convertidos em referenciais confiáveis – o que contribui para uma tomada de decisão consciente e com chances elevadas de sucesso.
Nesse contexto de transição ao digital, com atividades manuais e repetitivas eliminadas, é esperado que a produtividade também obtenha um salto considerável. Os colaboradores terão tempo hábil para centralizar seus esforços em planos estratégicos voltados para o consumidor e suas necessidades.
Os reflexos para o relacionamento com o cliente
A simplificação do departamento de contas a receber habita o campo processual, mas abre portas para uma nova mentalidade de atuação. Um exemplo bem-vindo é a geração de relatórios automáticos, desenvolvidos para facilitar a negociação e o planejamento acerca dos movimentos financeiros realizados pela empresa.
Ao promover melhorias no relacionamento com o cliente, adotando uma postura de suporte e manutenção do vínculo estabelecido entre as partes, será possível formular políticas próximas à realidade apresentada por cada usuário. Logo, é natural que as medidas aplicadas à gestão dos créditos comerciais mostrem-se mais eficazes.
Para concluir o artigo, destaco que optar pelo suporte de uma solução de contas a receber é uma iniciativa condizente com o momento que vivemos. A tecnologia consolida-se cada vez mais como uma aliada indispensável para a missão de diminuir os índices de inadimplência e ter melhor controle dos créditos financeiros e comerciais.
Por Luiz Bono, CTO na Receiv.
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