book_icon

AWS Amplify Studio permite criar aplicativos sem escrever códigos

Com o novo serviço, os desenvolvedores podem criar uma IU usando uma biblioteca de componentes pré-construídos, colaborar com designers UX e conectar sua IU aos serviços da AWS

AWS Amplify Studio permite criar aplicativos sem escrever códigos

A Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade para pré-visualização em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, do  AWS Amplify Studio, um novo ambiente de desenvolvimento visual que permite aos desenvolvedores criar interfaces de usuário (UIs) de aplicativos da Web com codificação mínima, enquanto ainda os capacita a personalizar totalmente o design e o comportamento de seus aplicativos usando linguagens de programação familiares (por exemplo, JavaScript e TypeScript).

O AWS Amplify Studio permite que os desenvolvedores criem rapidamente um aplicativo da Web na AWS com codificação mínima, ao mesmo tempo que os capacita a personalizar totalmente o design e o comportamento de seus aplicativos usando linguagens de programação familiares 

Com o AWS Amplify Studio, os desenvolvedores agora podem criar uma IU usando uma biblioteca de componentes pré-construídos (por exemplo, botões, feeds de notícias, formulários de registro do usuário etc.), colaborar com designers de experiência do usuário (UX) e conectar sua IU aos serviços da AWS por meio de uma interface visual sem escrever nenhum código. Depois que um desenvolvedor finaliza sua IU usando AWS Amplify Studio, a IU é convertida em código JavaScript ou TypeScript, o que evita que os desenvolvedores escrevam milhares de linhas de código e permite que eles customizem totalmente partes do design e comportamento de seu aplicativo da Web. Não há taxas iniciais ou compromissos para usar o AWS Amplify Studio e os clientes pagam apenas pelos serviços da AWS usados ​​para executar o back-end do aplicativo.

Segundo informações, a maioria dos aplicativos da Web executados na Nuvem é composto por três partes – a IU que é familiar aos usuários, a lógica de negócios que define como o aplicativo da funciona e os serviços de back-end em Nuvem, que potencializam uma gama de funções essenciais (por exemplo, autenticação de usuário, bancos de dados, armazenamento de objetos etc.). Hoje, os desenvolvedores geralmente escolhem um de dois caminhos para construir um aplicativo da Web moderno. Eles podem escrever o código do aplicativo, o que lhes dá controle preciso sobre o design e o comportamento do aplicativo da Web, mas pode exigir meses de tempo e esforço para construir, incluindo provisionar os serviços de back-end, escrever a lógica de negócios e colaborar com designers de UX na IU.

Como alternativa, os desenvolvedores podem usar uma ferramenta Low-code para construir rapidamente um aplicativo, mas essas ferramentas são menos personalizáveis ​​e extensíveis, porque os desenvolvedores não podem escrever seu próprio código de aplicativo personalizado ou devem usar estruturas e linguagens de programação proprietárias que são mais restritivas do que as linguagens de programação comuns, como JavaScript e TypeScript. Em vez disso, o que os desenvolvedores desejam é uma solução que combine a precisão de escrever o código por conta própria com a velocidade de uma ferramenta Low-code, para que possam fornecer recursos novos e inovadores a seus clientes com mais rapidez.

O AWS Amplify Studio permite que os desenvolvedores criem rapidamente um aplicativo da Web na AWS com codificação mínima, ao mesmo tempo que os capacita a personalizar totalmente o design e o comportamento de seus aplicativos usando linguagens de programação familiares. Para começar, os desenvolvedores usam a interface visual simples de apontar e clicar do AWS Amplify Studio para criar seu back-end, e o AWS Amplify provisiona automaticamente os serviços da AWS (por exemplo, Amazon Cognito para autenticação, Amazon DynamoDB para um banco de dados, Amazon S3 para armazenamento etc.). Depois que esses serviços são provisionados, os desenvolvedores usam o AWS Amplify Studio para criar a IU do aplicativo, usando uma biblioteca de componentes pré-construídos, incorporar dados ou recursos de serviços da AWS em sua IU e colaborar com designers de UX por meio de uma integração com Figma (uma ferramenta popular usada para projetar e prototipar IUs) – tudo sem escrever qualquer código.

Serviço
aws.amazon.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.