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Comércio eletrônico da AL não oferece uma boa experiência de compra

Baixa quantidade de comentários nas páginas de produtos é a informação que mais prejudica a satisfação dos consumidores da América Latina, aponta pesquisa

Comércio eletrônico da AL não oferece uma boa experiência de compra

Segundo os dados do E-commerce Quality Index (EQI), único estudo na América Latina que analisa a qualidade das informações nas páginas de produto do e-commerce sob o ponto de vista do consumidor, a falta de comentários foi o fator que mais impactou negativamente na experiência de compra online.

A edição de 2021 do estudo foi criado pela Lett, startup especialista em Trade Marketing Digital e adquirida recentemente pela Neogrid, analisou o conteúdo digital de mais de 160 e-commerces, 170 mil marcas e mais de 3 milhões de páginas de produtos na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.

O índice analisa o número de imagens presentes nas páginas de produto, número de palavras na descrição, quantidade de caracteres no título e categorização do item no e-commerce e quantidade de avaliações e comentários dos consumidores 

Os dados foram coletados entre os meses de agosto e setembro deste ano e avaliam as informações nas páginas de produtos que mais impactam na experiência de compra do consumidor final.

Em 2021, em uma escala de 0 a 100 pontos, o EQI da América Latina atingiu nota 44.
A pontuação é inferior ao índice de 60, recomendado pelo estudo para uma boa experiência de compra online.

O índice analisa o número de imagens presentes nas páginas de produto, número de palavras na descrição, quantidade de caracteres no título e categorização do item no e-commerce e quantidade de avaliações e comentários dos consumidores.

Na classificação por país, o Brasil foi o que teve o melhor desempenho com 45 pontos, seguido pela Colômbia com 42, Chile e México ficaram empatados com 39. A Argentina ocupa a 4° colocação com 34 pontos e o último no ranking é o Peru com apenas 32.

De acordo com o estudo, a falta de avaliações nas páginas de produtos é a informação que mais prejudica a experiência de compra nos países analisados e esse também foi o critério que mais impactou negativamente no índice do EQI América Latina 2021. No Peru e na Argentina as avaliações dos consumidores são praticamente inexistentes nos e-commerces.

EQI Brasil
Em relação a 2020,a nota do EQI Brasil 2021 mostrou um pequeno avanço em relação à qualidade das informações nas páginas de produtos, com aumento de 5%. De 43 o EQI Brasil 2021 subiu para 45 pontos.

No entanto, mesmo com a melhora apontada pelo estudo, o índice do País ainda está abaixo do recomendado. No Brasil, o maior problema do e-commerce é o pouco uso de ferramentas de avaliações e comentários nas páginas de produtos, situação que já havia sido apontada por edições anteriores do índice.

Por outro lado, os varejos do País tem focado cada vez mais em títulos completos, produtos categorizados e em um maior número de imagens.

Análise por categoria EQI Brasil
No Brasil, de acordo com os sites analisados, a categoria Pet e Agro foi a que teve o melhor desempenho com 52 pontos, seguida por Casa & Cia e Marketplace que empataram com 48.

Na categoria Pet e Agro, o varejo Pet Love e a marca Whiskas conquistaram as primeiras posições na classificação do índice.

As categorias Produtos de Alto Giro e Eletro ficaram entre as piores categorias analisadas pelo estudo.

Ranking dos 10 melhores sites do Brasil

SITE NOTA EQI LATAM 2021
1º Pet Love 74
2º Bemol 74
3º Amazon 71
4º Beleza na Web 71
5º Época Cosméticos 70
6º Clima Rio 68
7º Leveros 67
8º Americanas 60
9º Cobasi 58
10º Araújo 57

 

Ranking das 10 melhores marcas do Brasil

MARCAS NOTA EQI LATAM 2021
1º Axton 82
2º Quatree 80
3º Dogpper 78
4º Foundation 77
5º Zooz 76
6º Sensea 74
7º Exeway 74
8º Dexter 74
9º Farmina 72
10º Matelasse 71

 

A Lett é especialista em Trade Marketing Digital e inteligência de dados e tem como objetivo conectar indústrias e consumidores para criar a jornada de compras perfeita no e-commerce.

Parceiros:

O estudo do EQI conta com os parceiros: Neogrid, Neotrust, Opinion Box, Social Miner, Nação Digital, Hi Platform, Visual Latina, Olist, Rock Content, POPAI, Smarket, Arker.

 

E-commerce Quality Index (EQI)

Lett

NeoGrid

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