book_icon

Siemens facilita a conexão de dados na Nuvem em fábrica da MWM

Coleta de dados por meio do gateway Brownfield Connectivity e uso das informações dentro da plataforma MindSphere têm gerado maior eficiência, transparência da operação, facilidades de manutenção e redução de custos no chão de fábrica do cliente

Siemens facilita a conexão de dados na Nuvem em fábrica da MWM

Conexão de dados entre máquinas de diferentes fabricantes é um dos diferenciais que fez a MWM optar pela solução da Siemens.
Esta conexão de dados, através do Brownfield Connectivity possibilitou o desenvolvimento de um aplicativo de Realidade Aumentada voltado à manutenção dos equipamentos.

Empresa focada em tecnologia, a Siemens tem gerado diversos benefícios com suas soluções inteligentes para a MWM Motores e Geradores. Com a coleta de dados realizada com o uso do gateway Brownfield Connectivity Services e o uso das informações do chão de fábrica dentro da plataforma MindSphere, o cliente tem obtido maior eficiência e produtividade, transparência da operação, facilidades na manutenção das máquinas e redução de custos.

A MWM optou pelas soluções da Siemens para conseguir coletar dados de máquinas de diferentes fabricantes dentro de sua fábrica localizada na capital paulista. Com o uso do Brownfield, o cliente consegue conectar equipamentos novos e antigos de maneira segura e centralizada em um único servidor. Essa solução dá ainda mais transparência aos dados da planta, e pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada cliente em relação à coleta das informações.

A MWM optou pelas soluções da Siemens para conseguir coletar dados de máquinas de diferentes fabricantes dentro de sua fábrica localizada na capital paulista  

Em complemento, a MWM passou a integrar e operar os dados dentro do MindSphere, plataforma baseada em Nuvem para a Internet das Coisas Industrial (IIoT). O uso dessas soluções possibilitou, por exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) para monitoramento em tempo real dos equipamentos visando manutenção preditiva. Outro recurso, em desenvolvimento, é focado nas informações de eficiência de cada equipamento (OEE) para dar uma maior transparência em toda a operação da fábrica. Novos aplicativos para facilitar a atuação da companhia no chão de fábrica também já estão sendo testados.

“O MindSphere é uma ferramenta poderosa para transformarmos os dados dos nossos clientes em informações capazes de aumentar a eficiência dos equipamentos e da operação. E uma das formas que podemos coletar estes dados do chão de fábrica de forma eficiente, para equipamento novos, antigos, ou de outros fabricantes é utilizando o Brownfield Connectivity”, afirma Rafael Alves, Coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Siemens.

“Hoje, a coleta de dados vem de forma segmentada para gerar os indicadores que auxiliam na elaboração dos planos de ações de cada área da empresa. A escolha das soluções, Brownfield e MindSphere, visam simplificar a atuação e tomada de decisão gerando benefícios para toda a operação de maneira integrada”, aponta Michael Ketterer, diretor da unidade de negócios de operações e qualidade da MWM Motores e Geradores.

Antes de optar pelas soluções da Siemens, o cliente cogitou realizar a captação dos dados com a instalação de um módulo de Ethernet em cada uma das máquinas da empresa, iniciativa que teria um custo maior em relação ao Brownfield Connectivity Services.

Serviço
www.siemens.com
www.siemens.com.br

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.