Conexão de dados entre máquinas de diferentes fabricantes é um dos diferenciais que fez a MWM optar pela solução da Siemens.
Esta conexão de dados, através do Brownfield Connectivity possibilitou o desenvolvimento de um aplicativo de Realidade Aumentada voltado à manutenção dos equipamentos.
Empresa focada em tecnologia, a Siemens tem gerado diversos benefícios com suas soluções inteligentes para a MWM Motores e Geradores. Com a coleta de dados realizada com o uso do gateway Brownfield Connectivity Services e o uso das informações do chão de fábrica dentro da plataforma MindSphere, o cliente tem obtido maior eficiência e produtividade, transparência da operação, facilidades na manutenção das máquinas e redução de custos.
A MWM optou pelas soluções da Siemens para conseguir coletar dados de máquinas de diferentes fabricantes dentro de sua fábrica localizada na capital paulista. Com o uso do Brownfield, o cliente consegue conectar equipamentos novos e antigos de maneira segura e centralizada em um único servidor. Essa solução dá ainda mais transparência aos dados da planta, e pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada cliente em relação à coleta das informações.
Em complemento, a MWM passou a integrar e operar os dados dentro do MindSphere, plataforma baseada em Nuvem para a Internet das Coisas Industrial (IIoT). O uso dessas soluções possibilitou, por exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) para monitoramento em tempo real dos equipamentos visando manutenção preditiva. Outro recurso, em desenvolvimento, é focado nas informações de eficiência de cada equipamento (OEE) para dar uma maior transparência em toda a operação da fábrica. Novos aplicativos para facilitar a atuação da companhia no chão de fábrica também já estão sendo testados.
“O MindSphere é uma ferramenta poderosa para transformarmos os dados dos nossos clientes em informações capazes de aumentar a eficiência dos equipamentos e da operação. E uma das formas que podemos coletar estes dados do chão de fábrica de forma eficiente, para equipamento novos, antigos, ou de outros fabricantes é utilizando o Brownfield Connectivity”, afirma Rafael Alves, Coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Siemens.
“Hoje, a coleta de dados vem de forma segmentada para gerar os indicadores que auxiliam na elaboração dos planos de ações de cada área da empresa. A escolha das soluções, Brownfield e MindSphere, visam simplificar a atuação e tomada de decisão gerando benefícios para toda a operação de maneira integrada”, aponta Michael Ketterer, diretor da unidade de negócios de operações e qualidade da MWM Motores e Geradores.
Antes de optar pelas soluções da Siemens, o cliente cogitou realizar a captação dos dados com a instalação de um módulo de Ethernet em cada uma das máquinas da empresa, iniciativa que teria um custo maior em relação ao Brownfield Connectivity Services.
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