book_icon

Intel volta às raízes e prioriza estratégia para desenvolvedores

No Intel Innovation foram feitos anúncios abrangendo novos produtos, ferramentas de desenvolvedor e tecnologias que enfatizam o foco em capacitar um ecossistema aberto

Intel volta às raízes e prioriza estratégia para desenvolvedores

Na quarta-feira (27/10), no Intel Innovation, o primeiro evento da nova série Intel ON, os líderes da Intel confirmaram o retorno da empresa às suas raízes de desenvolvedor, destacando um compromisso renovado com a comunidade e uma abordagem que prioriza o desenvolvedor em software e hardware. Foram feitos anúncios abrangendo novos produtos, ferramentas de desenvolvedor e tecnologias que enfatizam o foco da Intel em capacitar um ecossistema aberto, garantindo a escolha para os desenvolvedores usarem as ferramentas e ambientes de sua preferência e construindo confiança e parceria entre provedores de serviços em Nuvem, comunidades de código aberto, startups e outros.

“Como criador do Intel Developer Forum original, é uma grande honra reunir novamente pessoas de todo o ecossistema para explorar o futuro da tecnologia”, disse Pat Gelsinger, CEO da Intel. “Os desenvolvedores são os verdadeiros super-heróis do mundo digitalizado – um mundo sustentado por semicondutores. Não vamos descansar até que tenhamos esgotado a tabela periódica, desbloqueando a magia do silício e capacitando os desenvolvedores para que, juntos, possamos inaugurar uma nova era de inovação”, comentou.

A Intel detalhou os principais investimentos para desenvolvedores, incluindo uma Developer Zone atualizada, unificada e mais abrangente, kits de ferramentas oneAPI 2022 e novos Centros de Excelência oneAPI. Todos têm como objetivo melhorar o acesso aos recursos e simplificar o desenvolvimento em arquiteturas de Unidade de Processamento Central (CPU) e acelerador:

Developer Zone: para melhorar a facilidade de acesso a designs de referência, kits de ferramentas e outros ativos em IA, cliente, Nuvem, 5G , Edge e jogos, o novo recurso fornece aos desenvolvedores acesso a um Catálogo de Desenvolvedores Intel consolidado das principais ofertas de software da companhia, como bem como um ambiente de desenvolvimento Intel DevCloud aprimorado para testar e executar cargas de trabalho em uma variedade dos mais recentes hardwares da Intel (CPUs e GPUs), matrizes de portas programáveis ​​em campo (FPGAs) e ferramentas de software.

oneAPI 2022: a Intel está se preparando para lançar um kit de ferramentas oneAPI 2022 com 900 novos recursos desde o seu lançamento no ano passado. Esta nova versão adiciona recursos de desenvolvimento de software de arquitetura cruzada para CPUs e GPUs por meio do primeiro compilador C ++ / SYCL / Fortran unificado e Python Paralelo de Dados e expande a modelagem de desempenho do acelerador do Advisor, incluindo VTune Flame Graph para visualizar pontos de acesso de desempenho e melhorar a produtividade por meio do Microsoft Visual Studio Code e suporte ao Microsoft WSL 2.

Centros de Excelência oneAPI: 11 novos parceiros foram anunciados para fornecer suporte de hardware adicional, novas tecnologias e serviços e desenvolvimento de currículo para permitir a adoção de um ecossistema adicional de uma API. Isso inclui o Oak Ridge National Laboratory, a University of California Berkeley, a University of Durham e a University of Tennessee, junto com a expansão dos Intel Graphics Visualization Institutes of Xellence para se tornarem um Centro de Excelência da API.

Processadores

Ao quebrar jardins murados e construir um ambiente aberto, a Intel está conduzindo o futuro do PC – novas CPUs, GPUs e avanços de plataforma – criando enormes oportunidades para os desenvolvedores criarem experiências incríveis:

Processadores Intel Core de 12ª Geração: a arquitetura híbrida de desempenho desta nova família representa uma mudança arquitetônica possibilitada pela estreita engenharia de software e hardware e proporcionará novos níveis de desempenho de liderança por gerações. A família Intel Core da 12ª geração incluirá 60 processadores configurados para alimentar mais de 500 designs, desde desktops de alto desempenho a notebooks ultrafinos e leves. A empresa está enviando 28 SKUs para parceiros OEM e lançando os primeiros seis processadores para desktop hoje, com destaque para o Intel Core i9-12900K desbloqueado, um processador para jogos.

Solução de ciência de dados: os cientistas de dados agora podem visualizar e analisar dados complexos em escala com a configuração de memória mais alta de qualquer oferta semelhante com uma nova solução desenvolvida pelas arquiteturas Intel Core e Intel Xeon. Combinando o hardware da estação de trabalho e o kit de ferramentas Intel oneAPI AI Analytics para permitir o desenvolvimento de IA ‘pronto para usar’, esta solução agora está disponível em estações de trabalho baseadas em Linux da Dell, HP e Lenovo. Além disso, a Microsoft e a Intel fizeram uma parceria para trazer uma cadeia completa de ferramentas de ciência de dados para o Windows 11, que estará disponível primeiro no novo Surface Laptop Studio.

Família de Gráficos SoCs Intel Arc Alchemist: projetada para ser a primeira em jogos, a primeira geração de GPUs discretas de alto desempenho Intel Arc (codinome Alchemist) oferecerá X e Super Sampling (X e SS) – um novo aprimoramento da tecnologia que os desenvolvedores de jogos agora estão integrando em seus jogos. O X e SS aproveitam o aprendizado de máquina e os aceleradores XMX AI integrados da Alchemist para oferecer visuais de alto desempenho e fidelidade. O X e SS é implementado usando padrões abertos para garantir ampla disponibilidade em muitos jogos e em um amplo conjunto de hardware. Além disso, o Alchemist oferecerá suporte à tecnologia Deep Link em plataformas Intel, com novos recursos de computação, incluindo Hyper Encode, permitindo a aceleração simultânea de um único arquivo de vídeo transcodificado em mecanismos gráficos integrados e discretos.

Supercomputadores

A computação está se espalhando por tecidos heterogêneos de CPUs, GPUs, aceleradores de aplicativos, processadores de interconexão, dispositivos de computação de ponta e FPGAs – todos os quais requerem memória persistente e software para unir esses elementos em uma solução completa. A corrida para zettascale começou para gerar, armazenar e analisar dados em grande escala. Demorou mais de 12 anos para passar da computação de petascale para exascale. A Intel se desafiou a chegar ao zetta em cinco anos: zetta 2027. O trabalho da Intel com o ecossistema aberto é fundamental para garantir que os desenvolvedores tenham ferramentas e ambientes de software otimizados para acelerar suas implantações:

Ponte Vecchio e oneAPI suportam microprocessadores SiPearl: SiPearl está projetando um microprocessador que será usado em supercomputadores exascale europeus e selecionou GPUs Ponte Vecchio da Intel como o acelerador de computação de alto desempenho (HPC) dentro do nó HPC do sistema. Para unir os ambientes de computação, o SiPearl está adotando um API como a especificação de software aberto para aumentar a produtividade do desenvolvedor e o desempenho da carga de trabalho.

Processadores escaláveis ​​Intel Xeon (codinome Sapphire Rapids): a Intel está trabalhando com a comunidade de código aberto e seu grande grupo de parceiros do ecossistema para facilitar aos desenvolvedores a criação de seu processador de próxima geração. Ele irá integrar vários novos mecanismos de aceleração projetados para lidar com a sobrecarga em modelos de implantação em escala de data center, permitindo maior utilização do núcleo do processador e reduzindo os custos de energia e área.

A Intel também destacou que os desenvolvedores de nuvem têm amplo acesso aos mais recentes processadores escaláveis ​​Intel Xeon de 3ª geração nos principais provedores de serviços de nuvem, incluindo Alibaba, AWS, Baidu, Google, Microsoft, Oracle e Tencent.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.