book_icon

Huawei, HDT Energy e Ecori se unem para distribuição de equipamentos de energia solar

Empresas assinam Memorando de Entendimento (MOU) com foco na comercialização de inversores, otimizadores e baterias para instalações comerciais de sistemas fotovoltaicos

Huawei, HDT Energy e Ecori se unem para distribuição de equipamentos de energia solar

Nesta terça-feira, 8 de março, a Huawei Digital Power, a HDT Energy e a Ecori Energia Solar oficializaram parceria para distribuição de inversores para instalações comerciais e industriais de sistemas fotovoltaicos. O evento aconteceu na sede da Huawei, em São Paulo, e contou com a presença de Mason Qing, presidente da Huawei Digital Power Brasil; Fábio Mendes, diretor de Canais América Latina da Huawei Digital Power; Nelson Stanisci, gerente de Soluções da Huawei Digital Power Brasil, Leonardo Cyrino, CEO da HDT Energy no Brasil e Leandro Martins, presidente da Ecori Energia Solar, e Yoni Ziv, vice-presidente da Ecori Energia Solar.

Com a parceria, a Huawei passa a fornecer inversores, otimizadores e baterias para a Ecori, distribuidora e maior especialista da tecnologia Eletrônica de Potência a Nível de Módulo (MLPE, na sigla em inglês) no Brasil. Esta união vem em ótimo momento para o mercado de energia solar brasileiro, que cresce em ritmo acelerado. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração de energia solar fotovoltaica, no país, teve alta de 80% em fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2021.

A necessidade de se desenvolver fontes de energia renováveis e de baixo carbono foi um dos temas centrais da COP26, que aconteceu em Glasgow, na Escócia, no ano passado

“O uso de fontes sustentáveis de energia é uma demanda urgente de todos os setores da indústria, e crucial para o desenvolvimento da economia mundial. Ao lado da Ecori, a Huawei poderá expandir o fornecimento de soluções inteligentes para a geração de energia solar e acelerar a digitalização do setor energético com tecnologias de zero carbono”, afirma Nelson Stanisci, gerente de Soluções da Huawei Digital Power no Brasil.

A necessidade de se desenvolver fontes de energia renováveis e de baixo carbono foi um dos temas centrais da COP26, que aconteceu em Glasgow, na Escócia, no ano passado. Esta urgência global tem impulsionado o setor de energia solar, que vem ganhando mercado nos últimos anos e, segundo a Agência Internacional de Energia, deve crescer 30% em 2022.

Para Leonardo Cyrino, CEO da HDT Energy no Brasil, empresa responsável pela comercialização dos produtos Huawei no segmento de energias renováveis, a parceria com a Ecori é muito significativa para o posicionamento da marca e manutenção de sua posição como um dos maiores fabricantes de tecnologia do mundo. A Ecori possui presença em todas as regiões do país, tornando todos os brasileiros clientes potenciais do que existe de melhor. Sua estrutura logística e modelo de negócio resultaram em seu crescimento exponencial. Esperamos que, somado ao momento de alto engajamento dos consumidores à geração renovável, este movimento reforce ainda mais os benefícios mútuos e evolução dos negócios.

Entre os produtos da Huawei que serão vendidos pela Ecori estão as soluções para o comércio e indústria como inversores, otimizadores e o sistema de armazenamento de energia de string inteligente, que pode melhorar o rendimento de energia em 30% e o poder de armazenamento em até 15%. Os inversores Huawei suportam proteção inteligente de arco AFCI e desligam automaticamente em 0,5 segundos, garantindo a segurança dos sistemas.

Para Leandro Martins, presidente da Ecori Energia Solar, a expectativa é positiva em relação à parceria. “Estar ao lado da Huawei vai nos permitir ampliar nosso portfólio de soluções de energia solar para instalações comerciais em todo o país”, destaca Leandro Martins.

“A Huawei é pioneira na solução string para geração centralizada, ideal para usinas solares e que garantem uma produção de energia entre 3 a 4% maior”, afirma Stanisci. Segundo o gerente de soluções da Huawei, hoje, o mercado está migrando e entendendo as vantagens do inversor string frente a solução centralizada. “Este tipo de tecnologia oferece maior disponibilidade, menor tempo de reposição e dispensa a necessidade da string box (ou combiner box), que é um grande ponto de falha da solução de inversores centrais”, explica.

“É a primeira vez que a Ecori comercializa produtos da Huawei e, por esse motivo, não poderíamos estar mais felizes com a consolidação dessa parceria que trará muitas oportunidades e ganhos de mercado para as duas marcas”, afirma Leandro.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.