book_icon

Seal Telecom destaca os principais cuidados que se deve ter na hora de montar um Data Center

De hospitais até aeroportos, os centros de processamento de dados estão por trás das maiores missões críticas do planeta

Seal Telecom destaca os principais cuidados que se deve ter na hora de montar um Data Center

O Data Center é o local físico onde empresas armazenam uma série de dados – alguns deles sensíveis para suas operações, e até confidenciais. O acesso ágil a essas informações e a segurança delas é essencial para negócios de todas as áreas imagináveis, inclusive, os Data Centers estão por trás das maiores missões críticas do planeta, tais como saúde e logística. São ambientes apropriados para receber máquinas, portanto, todo o sistema de resfriamento, elétrico e hidráulico é projetado especialmente para o funcionamento e manutenção dos equipamentos ali alocados.

Para auxiliar quem está prestes a montar um Data Center, especialistas da Seal Telecom, uma empresa do Grupo Convergint, indicam quais cuidados é preciso tomar na hora de montar a infraestrutura desses espaços de armazenamento para evitar contratempos como superaquecimento, incêndios, excesso de umidade, entre outros.

Acidentes em uma empresa podem levar embora todos os arquivos e informações pessoais de clientes, que jamais poderão ser recuperadas. Por isso, hoje é aconselhado que um Data Center fique um pouco distante da empresa  

Busque um sistema de resfriamento adequado
Quando imaginamos um sistema de resfriamento, lembramos do ar condicionado que estamos habituados a utilizar em residências e escritórios. O que acontece neste caso é que o ar condicionado usado em data centers deve ser específico e diferente dos tradicionais. Equipamentos de refrigeração de ambiente para casas e escritórios tendem a trazer muita umidade para o local, no caso do data center, a umidade poderia gerar curto circuito nos equipamentos e, consequentemente, um incêndio na sala, acarretando as perdas de todos os dados ali guardados.

Instale um sistema anti-incêndio
É igualmente importante ter um sistema contra fogo que responda rapidamente a qualquer indício de fumaça dentro da sala de equipamentos. As empresas devem estar cientes também de quais métodos anti chamas estão disponíveis no país que o data center será implementado. Em países como os Estados Unidos, as salas são feitas exclusivamente para os equipamentos, sendo assim, o sistema anti-incêndio é feito com base em gás carbônico, e dispara a qualquer sinal de fumaça. Esse gás, que é altamente nocivo para humanos, é emitido por toda a sala, eliminando instantaneamente o problema. Já no Brasil, esse tipo de sistema é proibido, e o Corpo de Bombeiros autoriza apenas substâncias que não prejudiquem a camada de ozônio.

Saiba a importância da iluminação
Para as salas que contam com um monitoramento presencial, é essencial investir em um sistema de iluminação adequado, que permita que os engenheiros façam a leitura de dados de maneira ágil e eficaz, sem perda de tempo e sem riscos de anotar alguma informação errada.

Mantenha uma distância da empresa ao Data Center
 Acidentes em uma empresa podem levar embora todos os arquivos e informações pessoais de clientes, que jamais poderão ser recuperadas. Há exemplos, como no 11 de setembro, de companhias que possuíam data center na torre vizinha e perdeu todo seu histórico de negócios, acabando com qualquer chance de recuperação por parte da companhia. Por isso, hoje é aconselhado que um Data Center fique um pouco distante da empresa.

Encontre o parceiro ideal
Para que todo o projeto de construção seja executado da maneira mais correta e dentro das normas de segurança, é muito importante contar com a parceria de uma empresa especialista na concepção e construção de um Data Center customizado, ajustado às necessidades do negócio.

“Hoje, a Seal Telecom conta com uma equipe de engenheiros especializados na criação e manutenção de centrais de processamento de dados, com acesso às melhores ferramentas do mercado, inclusive de cibersegurança, para criar um ambiente seguro e na medida certa, com medidores que facilitam o monitoramento das máquinas e do fluxo de pessoas, predizem falhas e protegem de ataques”, destaca Cristiano Felicíssimo, Diretor de pré-vendas Latam da Seal Telecom.

Serviço
www.sealtelecom.com
www.convergint.com

 

Cristiano Felicíssimo

Data Center

grupo Convergint

Seal Telecom

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento