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Testes prévios em aplicativos móveis garantem a satisfação do cliente e evitam o ‘churn rate’

Plataforma Kobiton ajuda as empresas de entretenimento, mídia e OTT a oferecerem aplicativos que realmente funcionam em todos os modelos de aparelhos disponíveis no mercado

Testes prévios em aplicativos móveis garantem a satisfação do cliente e evitam o ‘churn rate’

A Kobiton, por meio de um amplo conjunto de funcionalidades de sua plataforma de testes mobile, oferece aos provedores de telecom e operadores OTT – Over The Top, ou conteúdo transmitido pela Internet, não ao vivo –, a capacidade de oferecer seus serviços via aplicativos móveis que possam funcionar corretamente em todos os dispositivos móveis disponíveis no mercado. Entre as demandas das empresas deste segmento está a necessidade de entrega de serviços como são contratados, com suporte recorrente, billing facilitado, integração com plataformas de atendimento por múltiplos canais,entre outras funcionalidades, o que demanda aplicativos altamente eficientes no front end.

As empresas deste segmento operam em um ambiente altamente competitivo e, em certa medida, ‘comoditizado’,  com fortes índices de rotatividade de clientes, o chamado churn rate. Este ambiente competitivo exige maior foco na experiência mobile e, consequentemente, melhores serviços. “Os clientes das operadores de telecom, entretenimento, mídia e OTT são muito exigentes, com elevado consumo de vídeo e dados e exigem que estes serviços possam ser acessados de qualquer aparelho mobile”, comenta Juan Carlos Cerrutti, diretor da Kobiton para América Latina.

Entre as principais funcionalidades da plataforma de testes Kobiton, estão a capacidade de melhorar as avaliações do aplicativo, validar a jornada do cliente em diferentes tipos de dispositivos e formatos

Outro aspecto importante do mercado das operadoras de telecom, é que elas normalmente oferecem aplicativos de terceiros com desempenho insatisfatório e, por não serem de sua propriedade, enfrentam o desafio em tentar resolver os problemas de qualidade para satisfazer a sua base de clientes. Segundo o executivo, este desafio é compartilhado com os provedores de serviços de mídia e entretenimento, que registram elevado consumo de vídeo, o que exige aplicativos capazes de funcionar facilmente em aparelhos de diversos modelos.

Falta muita automatização
Uma recente pesquisa da Kobiton apurou que, apesar do mobile ser vital para os negócios, 75% dos testes de aplicações móveis ainda não são automatizados e revelou que são realizados pelo menos 100 testes manualmente antes do lançamento de um aplicativo no mercado. A consequência é a ausência de agilidade dos negócios e os números apurados também servem de alerta para os responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações, uma vez que o estudo reforça a necessidade de se garantir a agilidade nos testes para que os resultados na entrega de novos produtos de software sejam melhores.

Classificação melhorada
Uma avaliação negativa do aplicativo na app store pode ter um impacto duradouro, o que pode levar o cliente a migrar para outro provedor de serviço. Em geral, um entre 4 aplicativos são abandonados após o primeiro uso e a probabilidade de receber avaliações negativas aumenta. De acordo com Cerrutti, mesmo que as empresas de telecom, mídia, entretenimento e OTT conseguiram fidelizar seus clientes por meio de uma política agressiva de preços e oferta de conteúdo exclusivo, a insatisfação dos assinantes com o app pode levá-lo a mudar de fornecedor na primeira oportunidade real após experimentar outros serviços com melhor funcionamento e qualidade.

As principais funcionalidades
A plataforma de testes de aplicativos em dispositivos reais em Nuvem da Kobiton é equipada com um motor de Inteligência Artificial – Nova AI Engine, que automatiza os processos de validação de aplicações mobile em dispositivos reais e é orientada à Mobile Experience, uma exigência dos mercados de telecom, mídia, entretenimento e OTT, que apresentam forte crescimento e que necessitam atender as expectativas dos assinantes, garantindo a sua satisfação e evitando o churn rate.

Entre as principais funcionalidades da plataforma de testes Kobiton, estão a capacidade de melhorar as avaliações do aplicativo, validar a jornada do cliente em diferentes tipos de dispositivos e formatos. Com o motor de IA, a plataforma Kobiton é capaz de atuar nas atividades de Qualidade e Experiência Móvel em todo o processo de Software Development Life-cycle – SDLC.

A solução inclui, ainda, automação sem script que cobre a qualidade funcional e visual; validação visual automatizada (cor do texto, layout / estrutura do elemento etc.); otimização Visual UX Automatizada; capacidade de criar automaticamente um script Appium completo a partir de um teste exploratório capturado. Além disso, a companhia destaca a navegação durante a automação de teste em seu laboratório de dispositivos para garantir compatibilidade e usabilidade para ampla cobertura de mercado e o teste Funcional e Teste Visual.

A plataforma Kobiton é utilizada por grandes provedores globais, entre eles AT&T, PGi – Premiere Global Services, Telecom Indonésia, e está disponível no Brasil por meio de seus parceiros locais, que serão responsáveis pela entrega de serviços e suporte ao seu portfólio de produtos dedicados a ajudar os desenvolvedores e empresas a gerenciarem seus dispositivos móveis.

Serviço
www.kobiton.com

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