book_icon

Cisco, RNP e Inatel anunciam 5G.BR Conecta Brasil e parceria para aceleração digital

A parceria contempla diversas ações voltadas para inovação, desenvolvimento tecnológico e adoção da 5G e tecnologias digitais nos setores de Educação e Saúde

Cisco, RNP e Inatel anunciam 5G.BR Conecta Brasil e parceria para aceleração digital

Com a proximidade do leilão da quinta geração de conectividade – 5G, e previsão do início das implementações das redes para esta tecnologia em 2022, torna-se fundamental discutir planos de adoção, casos de uso e preparar o País para a nova era da hiperconectividade. Com esse objetivo, a Cisco, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, e o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, anunciam a parceria e iniciativa conjunta 5G.BR Conecta Brasil, que contempla diversas ações e projetos voltados para o desenvolvimento tecnológico e aceleração digital em setores importantes do País, fomentando inovação, conectividade de alta capacidade e a adoção do 5G nos setores da educação e saúde.

Unindo os esforços da Cisco, fabricante mundial de tecnologia para Internet, do Inatel, um dos centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento no setor de telecomunicações no Brasil, e da RNP, responsável pelo desenvolvimento e operação da infraestrutura e serviços de rede segura e de alta capacidade para o setor brasileiro de educação e pesquisa, a parceria pretende apoiar e promover o avanço e adoção das tecnologias 5G, fundamental para a digitalização e transformação da educação e saúde no País.

Com a proximidade do leilão do 5G e previsão do início das implementações das redes de quinta geração em 2022, torna-se fundamental discutir planos de adoção, casos de uso e preparar o país para a nova era da hiperconectividade 

O primeiro projeto em conjunto, coordenado pela RNP, com execução do Inatel e apoio da Cisco, é o 5G-in-a-Box, projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de uma rede 5G integrada com tecnologia nacional. O 5G-in-a-Box pretende viabilizar e simplificar a adoção das tecnologias 5G em redes privadas e espaços inteligentes. Outra iniciativa importante desta parceria é o desenvolvimento de um laboratório conjunto para pesquisas, validações e testes de integração de tecnologias e soluções 5G, com foco em automação e transporte xHaul para redes abertas OpenRAN.

RNP e Cisco já colaboram em projetos relevantes no setor da educação
O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação, e saúde – Plataforma Nacional de Teleconferência de Ato Cirúrgico do Hospital das Clínicas de São Paulo, que serão fortemente impactados pela chegada do 5G no país. Considerando as dimensões do território nacional e a grande distribuição de escolas e postos de saúde no Brasil, as redes 5G terão um papel fundamental na conexão segura, confiável, com baixa latência e de altíssima velocidade nestes locais, finalmente viabilizando a implementação de ações de teleducação e a telessaúde em escala no País.

A Cisco participa da iniciativa 5G.BR Conecta Brasil via seu programa de aceleração digital, Cisco Brasil Digital e Inclusivo, lançado em 2020 em parceria com o MCTI. A empresa entende que o avanço e acessibilidade da tecnologia 5G no Brasil é um processo fundamental na digitalização do país, com impactos não apenas econômicos, mas também sociais.

“Temos como propósito oferecer um futuro inclusivo para todos e a parceria com a RNP e o Inatel é um passo importante para apoiar o desenvolvimento da indústria nacional em uma tecnologia essencial como o 5G, ao mesmo tempo que ajuda a tornar o Brasil um país mais igualitário através da transformação digital”, afirma Ricardo Mucci, diretor-geral da Cisco do Brasil.

“O Inatel trabalha de forma intensa para oferecer ao Brasil as soluções que possam contribuir com o desenvolvimento tecnológico dos diversos setores de nossa economia. Fazer parte desta parceria com a Cisco e a RNP é de fundamental importância, para buscarmos sempre o melhor para esta grande jornada que será proporcionar soluções em áreas tão relevantes como a educação e a saúde, afirma Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Inatel.

“Nosso objetivo é prover uma “ciberinfraestrutura” nacional, ubíqua, segura, de alta disponibilidade e desempenho para educação, pesquisa e inovação. A parceria com a Cisco e o Inatel é de grande importância para nós e vem ao encontro desse desafio, que é apoiar transformação digital nas áreas da educação e saúde”, Iara Machado, Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP.

Para debater o desenvolvimento da quinta geração de conectividade no País, os reais impactos dessa tecnologia na saúde, na educação e na agricultura, Cisco, Inatel e RNP promovem o evento online no próximo dia 20 (quarta-feira) às 9h30. O evento contará com as presenças de Ricardo Mucci, country manager da Cisco do Brasil, Nelson Simões, diretor geral da RNP, e Marcelo de Oliveira Marques, presidente da Finatel – Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações.

Serviço
Inscrições para o evento – http://cs.co/6013Jye6t
www.inatel.br

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.