book_icon

Novo serviço da AWS permite monitorar aplicativos em contêineres

O Amazon Managed Service for Prometheus dimensiona automaticamente a infraestrutura necessária para ingerir, armazenar e consultar métricas operacionais de aplicativos em contêineres

Novo serviço da AWS permite monitorar aplicativos em contêineres

A Amazon Web Services (AWS), anunciou a disponibilidade geral de Amazon Managed Service for Prometheus, um serviço escalonável, seguro e altamente disponível, que torna mais fácil para os clientes monitorarem aplicativos em contêineres. Ele é totalmente compatível com o Prometheus de código aberto e fornece o mesmo modelo de dados de série temporal familiar, e o Prometheus Query Language (PromQL) que os clientes usam hoje para monitorar aplicativos em contêineres. Não há compromissos ou taxas iniciais para usar o novo serviço e os clientes pagam apenas pelas métricas operacionais que ingerem, armazenam e consultam.

Como um serviço totalmente gerenciado, o Amazon Managed Service for Prometheus dimensiona automaticamente a infraestrutura necessária para ingerir, armazenar e consultar métricas operacionais de aplicativos em contêineres. O serviço também se integra ao AWS Identity and Access Management (IAM) e ao AWS CloudTrail, para permitir que os clientes controlem e auditem mais facilmente o acesso aos dados.

Com o Amazon Managed Services for Prometheus, os clientes têm acesso a um serviço de monitoramento escalonável, seguro e altamente disponível, que é otimizado para aplicativos em contêiner em execução na AWS e no local

Segundo a empresa, cada vez mais clientes estão usando contêineres para construir aplicativos modernos, porque os contêineres permitem melhorar a utilização de recursos e reduzir custos. Os contêineres normalmente são executados por um curto período de tempo, compartilham recursos de infraestrutura e produzem um grande volume de métricas operacionais, o que os torna difíceis de monitorar usando ferramentas tradicionalmente projetadas para aplicativos executados em servidores bare metal ou virtuais.

Como resultado, os clientes muitas vezes se esforçam para entender a integridade e o desempenho de aplicativos em contêineres em escala e podem demorar para responder a alarmes ou problemas quando eles ocorrem. Isso pode levar a interrupções de aplicativos e experiências de usuário final abaixo do ideal.

Benefícios

Para superar esse desafio, muitos clientes usam o popular projeto de código aberto Prometheus para monitorar seus aplicativos. O Prometheus é otimizado para armazenar métricas operacionais de aplicativos em contêineres e os clientes podem facilmente configurar alertas para possíveis problemas de aplicativos. No entanto, dimensionar o Prometheus com segurança em vários servidores e configurá-lo para alta disponibilidade pode exigir muito trabalho manual e requer a junção de ferramentas adicionais de código-fonte aberto e de terceiros.

Assim que o Prometheus estiver em execução, os clientes devem investir tempo corrigindo e atualizando o sistema e quaisquer ferramentas adicionais que usem continuamente. Os clientes também precisam investir um tempo significativo de engenharia para otimizar como o Prometheus usa os recursos de memória e armazenamento para melhorar os tempos de resposta às consultas e manter os custos baixos.

O Amazon Managed Service for Prometheus é um serviço de monitoramento escalonável, seguro e altamente disponível para aplicativos em contêineres que gerencia automaticamente a infraestrutura necessária para ingerir, armazenar e consultar métricas operacionais para atender às demandas de monitoramento de aplicativos e infraestrutura.

Ele é totalmente compatível com o Prometheus de código aberto, e os clientes podem usar o mesmo modelo de dados de série temporal familiar e código PromQL para consultar métricas operacionais. Os clientes podem enviar métricas operacionais para os serviços de contêiner AWS com apenas alguns cliques.

“Os clientes adoram o Prometheus porque ele foi desenvolvido especificamente para lidar com as necessidades de aplicativos em contêineres, mas eles próprios acham difícil e demorado gerenciar e executar o Prometheus em escala”, disse Nandini Ramani, VP de Monitoramento e Observabilidade da AWS. “Com o Amazon Managed Services for Prometheus, os clientes têm acesso a um serviço de monitoramento escalonável, seguro e altamente disponível, que é otimizado para aplicativos em contêiner em execução na AWS e no local. Ele libera os clientes do trabalho pesado para que possam se concentrar na criação de aplicativos modernos, que os ajudem a fornecer experiências novas e inovadoras aos usuários finais”, finalizou.

Serviço
aws.amazon.com.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.