O mercado de aplicativos empresariais continuou a crescer em 2020, à medida que as organizações aceleraram seus esforços de transformação digital em resposta às interrupções nos negócios causadas pela pandemia de Covid-19. De acordo com um novo relatório da IDC chamado Worldwide Enterprise Applications Market Shares, 2020: Next-Generation Applications Shaping the Market, o mercado de aplicativos corporativos cresceu 4,1% ano a ano em 2020, com receitas mundiais chegando a US$ 241 bilhões. Os 5 principais fornecedores de aplicativos corporativos em 2020 foram SAP, Salesforce, Oracle, Intuit e Microsoft, que juntos responderam por 22,8% da receita mundial.
Resiliência digital, a capacidade de uma organização se adaptar rapidamente às interrupções de negócios, aproveitando os recursos digitais para não apenas restaurar as operações de negócios, mas também capitalizar nas condições alteradas, tornou-se um ponto focal para as organizações em 2020. Como os principais sistemas de tecnologia que a maioria das organizações usa para conduzir negócios, os aplicativos empresariais são essenciais tanto para a resiliência de uma organização quanto para sua estratégia digital em primeiro lugar.
“Resiliência é um requisito no mundo digital em primeiro lugar. A adaptação rápida a uma interrupção de negócios exige que uma empresa aproveite seus recursos digitais dentro de seu portfólio de aplicativos corporativos. Aplicativos modulares e inteligentes estão ajudando a organização a aproveitar os dados e obter insights para manobrar melhor a organização para que possa permanecer resiliente e capitalizar sobre as condições alteradas”, disse Mickey North Rizza, vice-presidente do programa de Aplicativos Corporativos e Comércio Digital da IDC.
A IDC prevê que a receita mundial para o mercado de aplicativos empresariais será de quase US$ 334 bilhões em 2025, à medida que as organizações renovam seus portfólios de aplicativos para fornecer a resiliência e a flexibilidade necessárias para prosperar na economia digital. Este será um processo gradual à medida que as organizações avaliam seus portfólios atuais e as muitas personalizações entre esses aplicativos e mapeiam uma estratégia de transformação. A demanda por aplicativos empresariais baseados em Nuvem pública deve produzir uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos de 13,6%, ultrapassando a CAGR de 6,7% para o mercado geral e ultrapassando o software local nos próximos anos.
O mercado de aplicativos empresariais é composto pelos seguintes mercados secundários: gerenciamento de recursos empresariais (ERM), gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), aplicativos de engenharia, gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e aplicativos de produção. Cada um desses mercados secundários consiste em vários mercados funcionais.
O dimensionamento e as previsões do mercado de software da IDC são apresentados em termos de receita comercial de software. O termo software comercial é usado para distinguir o software disponível comercialmente do software personalizado. A receita de software comercial normalmente inclui taxas para licenças de software comercial de direito de uso inicial e continuado. Essas taxas podem incluir, como parte do contrato de licença, acesso ao suporte ao produto e/ou outros serviços que são inseparáveis da estrutura de taxas de licença de direito de uso, ou este suporte pode ser cobrado separadamente. As atualizações podem ser incluídas no direito de uso contínuo ou podem ter preços separados. A receita de software comercial exclui a receita de serviço derivada de treinamento, consultoria.
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