book_icon

Amplia a abertura de vagas para profissionais de TI com menos experiência

Amplia a abertura de vagas para profissionais de TI com menos experiência

Diante da falta de profissionais de tecnologia para suprir a demanda do mercado, as empresas estão mudando suas estratégias de contratação, abrindo mais oportunidades para perfis com menos experiência. Pesquisa realizada pela GeekHunter, marketplace especializado no recrutamento de profissionais de TI, mostra que houve um aumento de 344% nas oportunidades para profissionais pleno, com dois a seis anos de carreira, e 173% para júnior, com até dois anos. As vagas para desenvolvedores mais experientes, com mais de seis anos de carreira, que eram o maior foco na plataforma em 2020, tiveram um aumento menor em 2021, de 131%.

A pesquisa, feita com mais de 400 empresas que estão ativas contratando pela plataforma da GeekHunter, de um total de 10 mil cadastradas, aponta que o mercado de tecnologia continua à frente de outros setores na oferta de empregos no Brasil. O crescimento na abertura de vagas no primeiro semestre de 2021 foi de 185%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O maior aumento foi na área de Data Science, que teve alta de 500% no número de vagas. O profissional, responsável por interpretar e analisar dados, está cada vez mais demandado pelas companhias. Para pessoas desenvolvedoras de software, houve alta de 178%.

O crescimento na abertura de vagas no primeiro semestre de 2021 foi de 185%, em comparação ao mesmo período do ano passado  

Atualmente, a GeekHunter possui mais de 1 mil vagas abertas e, entre as áreas de atuação de desenvolvimento de software e aplicações, a maior quantidade de oportunidades é com foco em Back-end, com quase metade das posições, Full Stack e Front-end. Já as linguagens e tecnologias mais demandadas, as principais são: Java, JavaScript, React, Node.js, PHP, Python e Angular.

Mudanças na contratação
Se por um lado a demanda cresceu, por outro a oferta de profissionais qualificados ainda é escassa. Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter, avalia que esse resultado já era desbalanceado antes mesmo da pandemia, mas depois o problema se acentuou. “Antes era natural que empresas de tecnologia demandassem equipes próprias de programadores. Mas hoje, com o distanciamento social e trabalho remoto, muitas companhias de setores tradicionais precisaram se digitalizar e investir em mão de obra para ajudar nessa transformação digital”.

Com a disputa por profissionais, uma das estratégias adotadas pelas companhias é abrir vagas para quem tem pouca experiência. “O desafio pela contratação do profissional pleno e sênior é extremamente elevado e os RHs, muitas vezes, não conseguem encontrar o profissional no nível de qualificação que precisam no tempo que esperam. A consequência disso é que ficam vagas abertas e projetos demorando para serem entregues. Mas cada vez mais as empresas estão mudando a forma de agir quanto à contratação, percebendo qual profissional está aberto para as oportunidades e direcionando os esforços para ajudá-lo no desenvolvimento”, diz Ferrari.

Modalidades de trabalho
Sobre a modalidade de trabalho, a GeekHunter fechou o semestre com 88% das oportunidades aceitando trabalho remoto, contra 33% no primeiro semestre de 2020. Ou seja, a maioria das vagas na plataforma são para o modelo híbrido (presencial e remoto) ou totalmente remoto.

“Mesmo com o avanço da vacinação e o fim da pandemia, a modalidade de trabalho remoto e, principalmente híbrido, veio para ficar. Agora não se trata mais de contratação local, a contratação é global e a decisão não é mais da empresa e sim do candidato, que escolhe o que é melhor para ele. As empresas precisam se adaptar a isso”, avalia Ferrari.

Já no modelo presencial, as capitais que concentram o maior número de oportunidades são São Paulo (SP), mas também na grande Campinas, Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.