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Serviços públicos via Web crescem 37% e uso de aplicativo sobe 351% durante a pandemia

Mudança de hábitos se consolida entre a população, que busca comodidade e agilidade

Serviços públicos via Web crescem 37% e uso de aplicativo sobe 351% durante a pandemia

Entre janeiro e julho de 2021, moradores de mais de 250 cidades dos estados do Sul, de Minas Gerais e de São Paulo fizeram 38 milhões de solicitações de serviços online. O número é 37,84% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Considerados apenas os meses de abril a julho, o crescimento foi ainda maior, de 50,3%. O levantamento foi feito pela catarinense IPM Sistemas, empresa que desenvolve sistemas de gestão em Nuvem para a área pública.

Não há como ignorar a praticidade do acesso a grande número de serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um equipamento que está nas mãos de quase todo brasileiro  

O uso do celular como canal de acesso a serviços públicos registrou crescimento expressivo. Nos sete primeiros meses do ano, o número de solicitações encaminhadas pelo aplicativo desenvolvido pela empresa cresceu 351,3%. “O mobile é uma tendência que veio para ficar também no setor público. Não há como ignorar a praticidade do acesso a grande número de serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um equipamento que está nas mãos de quase todo brasileiro”, diz o coordenador de marketing da empresa, Juliano Carneiro.

Por celular ou outro aparelho, é possível resolver quase tudo pela internet. A lista é extensa e inclui serviços básicos, como retirar carnê de IPTU, solicitar alvarás, pagar taxas, acompanhar dados da administração pública. Além disso, também é possível acompanhar o andamento das demandas sem necessidade de se deslocar até a Prefeitura.

Entre janeiro e julho, foram enviados mais de 5,3 milhões de comunicados aos cidadãos via e-mail ou push do aplicativo, um aumento de 33,8% em relação a 2020. As informações, disparadas automaticamente pelo sistema de gestão dos municípios, permitem que o usuário seja informado de mudanças no status de sua solicitação. “A tecnologia aumenta a velocidade da resolução dos problemas dentro dos órgãos públicos e, ao mesmo tempo, permite que o cidadão acompanhe o que está ocorrendo”, diz Juliano Carneiro. Segundo o executivo, os dados mostram que a Transformação Digital é um desafio que deve ser encarado por todos os gestores públicos. A demanda é tão grande, que a empresa criou um departamento especial para apoiar prefeituras nesse movimento de Transformação Digital. O trabalho já é desenvolvido em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

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