book_icon

Cinco coisas que os parceiros da Equinix precisam saber para 2021

Os ecossistemas digitais são cada vez mais estratégicos para a oferta de inovação, escalabilidade e agilidade
Cinco coisas que os parceiros da Equinix precisam saber para 2021

A Transformação Digital acontece em hipervelocidade ao redor do mundo. Com isso, nenhuma empresa é capaz de se adiantar ao ritmo acelerado de mudanças. Governos, varejistas e provedores de saúde, então, buscam auxílio junto a provedores de serviços digitais para implementarem a infraestrutura da qual necessitam para se adaptar ao cenário, enquanto provedores de conexões, Cloud e outros serviços de TI exploram ecossistemas a fim de expandirem e dimensionarem suas soluções. Até mesmo os maiores integradores de sistemas dependem de parceiros para preencherem lacunas de suas capacidades.

Esse é o motivo pelo qual a ideia de “Potência de Três” é algo central no Programa de Parceiros Equinix. Com três ou mais parceiros, você forma um ecossistema, e diversos ecossistemas de parceiros colaborando uns com os outros e inovando juntos geram valor comercial máximo. O IDC prevê que, até 2025, 80% dos líderes digitais verão os impactos de se conectarem a ecossistemas múltiplos, incluindo maior valor para os clientes finais. Ao explorarem plataformas de infraestrutura digital com altas densidades de conexões seguras para ecossistemas globais densos, os parceiros podem acelerar seu crescimento, lançar novos serviços, escalar com agilidade, entregar experiências digitais de nível mundial e gerar novos valores.

Com três ou mais parceiros, você forma um ecossistema, e diversos ecossistemas de parceiros colaborando uns com os outros e inovando juntos geram valor comercial máximo  

Cinco coisas que parceiros da Equinix precisam saber
A Equinix compartilhou recentemente suas principais previsões tecnológicas para este ano. Aqui vai o que pensamos que nossos parceiros devem saber a respeito de cada uma delas:

Cloud-native
Construir, executar e orquestrar arquiteturas escalonáveis híbridas e multicloud são ações que tecnologias open source e cloud-native estão facilitando, globalmente, para as empresas. Como resultado, negócios estão se afastando cada vez mais da aquisição de soluções pontuais tradicionais ou de pedaços de tecnologia em um modelo CAPEX e avançando rumo a serviços mais flexíveis e baseados em resultados com o consumo de modelos semelhantes à Cloud. Isso se aplica, inclusive, a projetos de transformação em que aplicações legadas precisam ser transferidas a plataformas em Cloud. Sendo assim, questionamos a nossos parceiros sobre alguns pontos:

Capacidade: você e sua equipe possuem a expertise necessária para assegurar a transformação em cloud e/ou projetos nativos de Cloud?

Contratação: você será capaz de oferecer seus produtos e serviços em um modelo de consumo OPEX semelhante à Cloud?

Experiência do consumidor: você pode oferecer uma experiência digital transparente, flexível e com a agilidade da cloud esperada por seus clientes, desde o desenvolvimento até a cobrança e o suporte?

A Plataforma Equinix já oferece a seus parceiros o acesso a mais de 2.900 provedores de serviços de TI e Cloud em 63 regiões metropolitanas espalhadas pelos cinco continentes – um valor que parceiro algum geraria facilmente por si só. Além disso, continuamos nos dedicando a auxiliar nossos públicos a ter uma experiência digital mais fluida, seja com produtos como Equinix FabricTM ou Network Edge, seja com ferramentas de suporte, a exemplo da Central de Parceiros Equinix e do Equinix Customer Portal.

Edge em primeiro lugar
A computação continua se afastando de data centers centralizados e caminhando em direção a uma infraestrutura interconectada e distribuída próxima à criação de dados e às fontes consumidoras. Implementações que considerem Edge em primeiro lugar são essenciais para aplicações sensíveis à latência, cargas de trabalho e processos que exijam maior proximidade com usuários, sistemas e Clouds. Parceiros que queiram se aproveitar dessa oportunidade precisarão expandir sua variedade de serviços a fim de atenderem a essas necessidades, o que representa uma mudança de paradigma para empresas de hardware, em particular. Em vez de entregarem dispositivos físicos para uma instalação de colocation e de os configurarem para seus clientes, tais companhias podem contar com funções tradicionalmente embutidas em hardwares próprios executando-as em substratos da Edge mais flexíveis, como o Equinix MetalTM, para atingirem o mesmo objetivo.

5G
Com área de cobertura mais ampla, maior confiabilidade de transmissão, largura de banda ainda mais expressiva e segurança aprimorada, o 5G é a primeira geração de comunicação móvel capaz de lidar com serviços corporativos. À medida que a demanda pela tecnologia for crescendo, infraestruturas distribuídas para o processamento de mais dados na edge serão essenciais, mas mesmo tais informações precisarão ser agregadas e trocadas para serem úteis. A maior implicação para nossos parceiros nesse cenário é clara: data centers interconectados com ecossistemas ricos em conexões, clouds e negócios serão a chave para o sucesso de implementações 5G.

Por exemplo, a Three U.K., uma prestadora de serviços de conexão, implementou, recentemente, nós de rede nos data centers Equinix International Business Exchange espalhados pelo Reino Unido a fim de criar uma rede 5G baseada em cloud com baixa latência para as aplicações de jogos virtuais e Internet das Coisas (IoT) de seus clientes. Além disso, a Equinix se juntou à Nokia WING para construir infraestruturas IoT 5G dedicadas a operadoras, e lançamos o centro de validação de conceito (POCC – Proof of Concept Center em inglês) do 5G e da edge, que permite que nossos parceiros testem e demonstrem cenários complexos de implementação de 5G e edge.

Inteligência Artificial
Mesmo que Inteligência Artificial (IA) não seja algo novo, a precisão de modelos depende do processamento de grandes conjuntos de dados de várias fontes. Sendo assim, Clouds públicas com clusters computacionais que possam autoescalar têm sido, tradicionalmente, mais atrativas para implementações de IA. Entretanto, aprimoramentos significativos em hardware e em eficiência de algoritmos estão permitindo que o processamento de IA seja distribuído até a Edge para casos de uso que exijam proximidade com usuários e fontes de criação e consumo de dados. A partir do momento em que cargas de trabalho de IA são distribuídas para a Edge, empresas devem considerar as compensações entre a precisão do modelo de IA e as restrições de limite de energia, desempenho, privacidade de dados, segurança e latência. Algumas perguntas-chave para nossos parceiros quanto à implementação de IA são:

Qual é a solução que você propõe e onde os dados precisam ser processados?

Onde estão as fontes de criação e de consumo de dados?

Quais são as exigências de latência, performance e privacidade/segurança de dados?

Com quais outras entidades (redes, clouds, parceiros) você precisa trocar dados para gerar o valor máximo?

Você quer se especializar em uma área em particular, como armazenamento, conexão, serviço de dados, processamento de IA etc.?

Troca digital segura e de baixa latência é essencial para a obtenção de valor da IA e de insights otimizados. Ecossistemas interconectados de redes, Clouds e marketplaces de dados permitem a nossos parceiros conectarem dados de IA e algoritmos aos destinos escolhidos. Para tornar ainda mais fácil a aceleração do desenvolvimento de infraestruturas, produtos e serviços de IA, também oferecermos um sandbox de IA as a Service em parceria com a Nvidia, a NetApp e a Core Scientific.

Data Centers sustentáveis
A responsabilidade corporativa está cada vez mais se voltando a evitar impactos negativos e criar impactos positivos. À medida que a economia digital continua a se expandir, operadoras de data centers buscarão mudar da neutralidade para a positividade ambiental. Sendo assim, data centers sustentáveis se tornarão parte de suas comunidades no futuro, exercendo o papel de ecossistemas para computação, conectividade, energia e aquecimento. As estratégias de direcionamento de tecnologia equilibrarão de forma inteligente a disponibilidade de energia limpa com a variabilidade da demanda para avançar na positividade da rede. Para muitos de nossos parceiros, nossa estratégia de sustentabilidade e liderança é mais que uma confirmação essencial de valores compartilhados. É, também, um caminho importante para que atinjam suas próprias metas de sustentabilidade.


Greg Adgate, Vice President of Global Partnerships & Alliances da Equinix

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.