Mas como se destacar entre tantos que buscam um espaço nesse mercado de trabalho? O primeiro desafio é chamar a atenção. Mas, chamar a atenção da maneira correta.
Para ajudar você a entrar da melhor forma no mercado de trabalho na área de Gerente de Produto, conversamos com Marcell Almeida, CEO e co-fundador da PM3 – empresa referência em cursos de gestão de produtos no Brasil. O empreendedor possui no currículo mais de 10 anos de experiência como PM em empresas de rápido crescimento, como Nubank, Easy Taxi e VivaReal. Confira as dicas a seguir para você se dar bem em entrevistas de emprego para ser um product manager.
Como fazer a diferença no LinkedIn
As redes sociais são ferramentas que passam por atualizações constantemente e não podemos negar que podemos usufruir dessas mudanças para melhorar o posicionamento de uma marca profissional ou pessoal na internet.
No LinkedIn, por exemplo, é importante usar as palavras-chaves certas, estruturar o currículo de maneira que não seja apenas relatos das conquistas, mas decifrar qual foi o impacto que você causou ao longo desse percurso. Talvez se questionar sobre qual foi a métrica que alcançou ou o quanto você mexeu no ponteiro, são conclusões importantes para o processo. Não é necessário revelar dados da empresa, mas contar os impactos que você teve no negócio faz a diferença nessa busca tão complexa que é o recrutamento.
Entender sobre a empresa
A maneira como uma vaga é descrita atrai ou afasta bons candidatos. Não adianta nada você investir em 400 vagas, e ser só mais um aplicando em inúmeros processos. É importante entender a empresa, entender se a cultura dela é boa, se tem a ver com você, se aquela vaga faz sentido para sua trajetória, para o que você está buscando. E tem mil formas de se fazer isso: seja conversando com outras pessoas que já trabalharam ou trabalham naquela empresa, ou simplesmente assistindo palestras.
Autoavaliação com ferramentas do mercado
Existem inúmeras ações e atividades que visam encontrar os candidatos que estão alinhados ao perfil desejado e com maior potencial de envolvimento com a cultura organizacional. Uma das ferramentas de mercado mais utilizadas chama-se “PM Wheel”. Ela permite que você use todas as suas habilidades para se auto avaliar e ver onde tem gaps e quais são as suas fortalezas. Ela ajuda, inclusive, para que você consiga pensar nas vagas mais adequadas ao seu perfil.
Resolução de Case
A maioria dos processos seletivos para vagas de gestão de produto passam por algum tipo de case hipotético e a pessoa precisa mostrar um bom racional nessa hora. O case às vezes é ao vivo e você tem que resolver na hora e às vezes pode ser resolvido em casa. O importante é criar um bom racional, uma boa justificativa do motivo pelo qual você está tomando aquela decisão. Evitar justificar apenas de maneira superficial, como por exemplo: “vou fazer discovery para tomar decisões”. Assuma coisas, as pessoas querem saber como você pensa e age sob pressão. O segredo é pensar de uma maneira resolutiva e não ficar enrolando tanto.
No final das contas, não existe uma receita pronta para realizar e ser bem sucedido nos processos seletivos de product manager, mas com a ajuda da tecnologia, o preparo profissional e decisões importantes é possível se sair bem e ainda garantir resultados impressionantes para o negócio no mercado.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo