book_icon

Ações de endomarketing favorecem objetivos estratégicos

De divulgação nas redes até envio de kits e brindes, o endomarketing possui diversas táticas que são implementadas de acordo com as necessidades de cada companhia

Ações de endomarketing favorecem objetivos estratégicos

O engajamento entre os colaboradores nunca foi tão importante para uma empresa quanto hoje. Além de aproximar todos da companhia, garante resultados melhores e uma das estratégias mais utilizadas para fortalecer esse meio de campo é o endomarketing. Essa estratégia reúne um conjunto de ações criadas pelas áreas de marketing, RH e comunicação interna para aproximar, reter e, principalmente, engajar os colaboradores.

“As campanhas de endomarketing devem sempre estar alinhadas aos objetivos que as empresas querem alcançar”, explica Rodrigo Cabral, diretor de vendas da Progic, plataforma de tecnologia e serviços de TV Corporativa. Segundo o especialista em comunicação interna, para cada objetivo há diversas ações que podem ser realizadas, indo desde e-mails básicos até envio de brindes e gincanas.

Endobranding é a construção e gestão da marca feita para os colaboradores

Entre os principais objetivos e atividades, segundo o especialista, estão:
Alinhamento estratégico

Para promover o alinhamento dos colaboradores com os objetivos e a cultura da empresa, ações de endomarketing são essenciais. Entre as estratégias mais usadas estão: divulgação constante e planejada dos conteúdos nos canais de comunicação interna – se a informação é importante para a companhia, ela também é para o funcionário; rituais de comemoração, ou seja, para cada novo cliente ou cada meta atingida pela equipe, anunciar para todos; e dinâmicas em grupo para reforçar a cultura organizacional.

 Endobranding
Endobranding é a construção e gestão da marca feita para os colaboradores. “Essa tática, realizada de forma organizada e com estratégias de endomarketing, irá construir positivamente a marca da empresa, atraindo novos talentos”, explica Cabral. Peças informativas contendo a missão, visão e valores, compartilhamento de valores sociais com campanhas de solidariedade feita pela companhia e divulgação de vídeos institucionais e depoimentos dos colaboradores reforçando a cultura da organização por meio da TV Corporativa, são algumas das ações que contribuem para esse objetivo.

 Transparência e inclusão dos colaboradores
Trabalhar com transparência faz com que o colaborador saiba o seu real valor e seu papel dentro da companhia. As principais táticas para motivar as pessoas no ambiente de trabalho são: a realização do feedback, treinamentos para desenvolver comunicação de liderança, canais de comunicação para os colaboradores enviarem seus feedbacks e procedimentos para a divulgação de maneira rápida de decisões tomadas pela diretoria.

 Benefícios da empresa
Os benefícios que a empresa oferece são diferenciais estratégicos para reter talentos, construir uma proposta de valor aos empregados e uma marca empregadora sólida. Mas, Rodrigo alerta que essas vantagens devem ser lembradas frequentemente, tanto para estimular a utilização desses incentivos, quanto para lembrá-los das vantagens oferecidas pela empresa.

 Reconhecimento dos colaboradores
Certos comunicados internos devem ser feitos de maneira reservada, como avisos trabalhistas, advertências ou feedbacks, mas outros reconhecimentos podem e devem ser amplamente divulgados dentro do ambiente de trabalho. “Para estimular e potencializar a cultura do reconhecimento, é importante criar campanhas para homenagear e divulgar sucessos individuais dos colaboradores, ou de suas equipes, como entregas dos departamentos e metas alcançadas”, destaca Rodrigo.

 Integração dos colaboradores
Dentro de uma companhia é importante que as pessoas estejam cientes da sua função e gostem de exercê-las, mas se não houver uma sinergia entre a equipe, nenhum trabalho é eficiente. Por isso, campanhas como happy hour, jogos digitais e espaços compartilhados de descanso são importantes para a integração das pessoas na empresa.

 Treinamento e capacitação
São muitos os fatores que levam os colaboradores a terem interesse e vontade de trabalhar em certa empresa, entre eles é o espaço que possuem para se desenvolverem profissionalmente. Sendo assim, é importante estimular o profissional a desenvolver cada vez mais suas habilidades e competências, a fim de alcançar a satisfação na área profissional, como por exemplo, workshops, palestras, incentivo a leitura, programas de desenvolvimento e crescimento, e divulgar estas conquistas para todos incentiva os colegas a quererem se desenvolver também.

 Segurança, bem-estar e valorização do colaborador
A segurança do trabalho é um assunto importante e o comportamento de prevenção por parte de todos deve fazer parte da cultura da empresa. Oferecer workshops sobre segurança e bem-estar, dentro e fora do ambiente de trabalho, e incentivar momentos de alongamento e exercícios laborais durante os turnos, na empresa ou em home office, mostra que a companhia se preocupa com o colaborador e é uma ótima forma de demonstrar que valoriza a vida do mesmo.

“O endomarketing é uma estratégia já bem difundida nas organizações do mundo todo, principalmente naquelas que conhecem seus benefícios e vantagens decorrentes. Usá-lo como diferencial é essencial para conquistar colaboradores engajados e resultados acima do esperado”, finaliza Rodrigo Cabral, diretor de vendas da Progic.

Alinhamento estratégico

Endobranding

endomarketing

Progic

Reconhecimento dos colaboradores

Rodrigo Cabral

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento