![Axway guia empresas à era do Open Banking](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2020/07/73e15608-openbanking_1150180799.jpg)
O Open Banking é encarado pelo mercado como uma revolução que transformará o sistema financeiro do Brasil. No entanto, por trás da implantação desse sistema há uma série de fatores que as fintechs, bancos e outras instituições financeiras precisam compreender e se adaptar para, por fim, implementá-lo.
Com vasta experiência em iniciativas de Open Banking na Europa e Ásia, a Axway, empresa que atua em tecnologia de Integração Corporativa, lançou no Brasil o “Programa Axway Open Banking”, no final de 2020. Atualmente, onze empresas participam da iniciativa, incluindo o Tribanco.
A solução de Open Banking da Axway é construída em sua plataforma de API Management, chamada Amplify, com tecnologia que combina várias ferramentas para realizar as integrações necessárias entre os sistemas das diferentes empresas, controle de dados e consentimentos, além de garantir a segurança e privacidade de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os padrões definidos pelo Banco Central (BC).
“A plataforma está em acordo com todos os requisitos de segurança que o Open Banking estabelece e também traz uma funcionalidade de gestão de consentimento, que é um ponto fundamental no Open Banking, para que os clientes permitam o compartilhamento de seus dados financeiros”, explica Claudio Maia, Especialista em Soluções para Integração e Transformação Digital da Axway.
Um dos idealizadores do programa é Eyal Sivan, Head de Open Banking da Axway, e uma referência global no setor com seu popular podcast Mr. Open Banking. “O Open Banking apresenta uma grande oportunidade de negócios para as empresas no setor financeiro brasileiro e a Axway está pronta para auxiliá-las a alcançar a Transformação Digital necessária para explorar essas possibilidades. O programa foi elaborado para nos ajudar a verificar que alcançamos o objetivo e que estamos realmente oferecendo uma solução completa e valiosa para o mercado brasileiro”, afirma Eyal.
Ao longo da implementação do programa, que pode durar de 30 a 90 dias, os clientes passam por diversas etapas, como:
Definição das prioridades e particularidades do cliente, com um feedback constante para garantir que a solução atenda às necessidades do consumidor;
Disponibilização de um ambiente de teste para as empresas avaliarem e se familiarizarem com a tecnologia;
A possibilidade de conversar com especialistas globais em tecnologia de integração e Open Banking;
Participantes podem adquirir a solução ao final do processo, mas alguns já decidiram implantar o sistema antes do fim do programa;
Diferente de outras opções do mercado, a tecnologia da Axway é aberta, adaptável e pode inclusive ser integrada às ferramentas de outras empresas que os clientes possuam.
Baseada nos padrões do Reino Unido, a solução já é formatada para o padrão Open Banking no Brasil, recebendo as atualizações necessárias à medida que o BC evolui com as fases regulatórias. Essa característica permite que o cliente se concentre em explorar as novas possibilidades de negócios que o sistema traz, uma vez que as demandas obrigatórias já são atendidas pela solução. Com o Open Banking, instituições bancárias poderão, por exemplo, oferecer serviços às outras e vice-versa, ampliando o leque de negócios.
Tribanco investe em Transformação Digital para explorar oportunidades do Open Banking
Enquanto algumas instituições ainda estão focadas em atender aos requisitos regulatórios do Banco Central, o Tribanco já explora as oportunidades do Open Banking. Participante do “Programa Axway Open Banking”, a empresa pretende participar de todas as fases estabelecidas pelo Banco Central para a implantação do sistema, embora seja obrigada – devido ao tipo de instituição – a ingressar apenas a partir da terceira etapa.
Preocupada com os desafios de integração dos sistemas, segurança, gestão de consentimento e compliance aos padrões do Banco Central, a empresa buscava uma solução completa e confiável. “Resolvemos buscar no mercado um acelerador, para que não tivéssemos que implementar toda essa infraestrutura. E, depois de avaliar vários parceiros, identificamos a Axway como sendo a plataforma mais robusta e madura”, explica Leonardo Pereira, Arquiteto de Soluções do Tribanco.
O banco, pertencente ao Grupo Martins, atende especialmente clientes de pequeno e médio varejo em soluções de crédito e vê um potencial especial em melhorar a captação de clientes por meio de seus canais digitais, entre outras diversas oportunidades em estudo. “É um mar aberto para criar novos produtos e serviços. O Open Banking vem para facilitar a jornada do cliente dentro das instituições financeiras. E a instituição precisa atuar sendo parceira do cliente”, avalia Pedro Vilela, Product Owner de Open Banking no Tribanco.
Serviço
axway.com.br
![Edição do mês](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/01_CAPA-IC81-251x300.jpg)
Leia nesta edição:
![Leia nessa edição sobre tecnologia](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MATCAPA-ENERGIA-SOLAR_768x768-150x150.jpg)
MATÉRIA DE CAPA | SUSTENTABILIDADE
Fonte solar ganha expressão na matriz energética do Brasil
![Leia nessa edição sobre carreira](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/TECNOLOGIA-EMERGENTE_768x768-150x150.jpg)
TECNOLOGIA
Combinar tecnologias emergentes é uma tendência sem volta
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MACHINE-CUSTOMER_768x768-150x150.jpg)
TENDÊNCIAS
A era dos bots autônomos
Esta você só vai ler na versão digital
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/EXCLUSIVA_768x768-150x150.jpg)
APLICAÇÃO
Como o Canal se beneficia dos novos recursos dos CRMs
Baixe o nosso aplicativo