book_icon

Para gerenciar riscos digitais em qualquer organização a ServiceNow aponta três dicas

Uma vez que a organização iniciou seu projeto de segurança e já lida com o gerenciamento de riscos, pode mergulhar efetivamente no enfrentamento

Para gerenciar riscos digitais em qualquer organização a ServiceNow aponta três dicas

Com a Transformação Digital tornando-se cada dia mais essencial para as empresas em todo o mundo, pode-se observar seus benefícios sendo colhidos de diversas maneiras: otimização de processos, ganho de produtividade, crescimento nos resultados, entre outras vantagens competitivas. Porém, para que a segurança de dados – um dos principais pontos na digitalização das organizações – seja garantida neste novo universo hiper conectado, é fundamental que ela seja trabalhada cuidadosa e constantemente.

A criação de qualquer programa começa com preparação, e para que tenha sucesso é necessário identificar suas metas, sua estratégia e seu planejamento  

Os riscos digitais são muitos e podem assumir diversas formas, o que leva empresários ou gestores de qualquer tipo de organização a buscar soluções, mesmo que paliativas. Entretanto, apenas programas sólidos são capazes de gerenciar este pilar, desde a preparação e fortalecimento das barreiras digitais, o dia a dia da manutenção/atualização constante até a possibilidade de tratar esse tipo de risco caso se torne um problema.

E para ajudar neste complexo desafio de garantir que sua organização esteja protegida contra disrupções no negócio, não conformidade e erros, a ServiceNow apresenta três maneiras de garantir a segurança de dados em qualquer organização:

Desenvolva internamente um programa de gerenciamento de riscos
A criação de qualquer programa começa com preparação, e para que tenha sucesso é necessário identificar suas metas, sua estratégia e seu planejamento. Sim, tomará bastante tempo e paciência para que todo o planejamento inicial seja feito, e estes processos exigem. Mas, como dizem, Roma não foi construída em um dia – e para podermos garantir um programa robusto de gerenciamento de risco também não.

 Mão na massa: atente-se ao risco com todos, inclusive fornecedores
Com toda a estrutura para o gerenciamento já criada, e agora? É hora de coordenar e alinhar suas prioridades em relação aos possíveis riscos na organização como um todo. Com objetivos, estratégia e roteiro traçados, é possível prosseguir para a aplicação da plataforma de gerenciamento dos processos de segurança.
E esses processos devem ser simples, claros e bem coordenados em toda a organização – especialmente para que seja possível mensurar e analisar de forma integrada e clara as possíveis brechas de segurança em todas as áreas.

 Trate todas as falhas, por “menores” que sejam
Uma vez que a organização iniciou seu projeto de segurança e já lida com o gerenciamento de riscos, pode mergulhar efetivamente no enfrentamento. Muitas vezes, no dia a dia, essas falhas na segurança digital parecem pequenas e inofensivas, mas podem com o tempo podem se tornar riscos ainda maiores que atingem a empresa inteira. Os riscos operacionais são as incertezas e perigos que uma empresa enfrenta em suas atividades rotineiras, mas que resultam de falhas em procedimentos internos, pessoas e sistemas. Então quanto antes identificadas as possíveis lacunas de segurança, é fundamental corrigi-las. Para isso, a NowPlatform e o plug-in ServiceNow GRC Advanced Risk conta com tecnologia de ponta apresentada em uma experiência amigável, fácil de usar, para que toda a linha de frente do negócio possa ser envolvida na identificação e controle dos riscos digitais.

Serviço
www.servicenow.com/products/risk-management.html

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.