book_icon

Setor de Governança, Risco e Conformidade está em alta, diz IDC

Embora o mercado de GRC tenha passado por uma transformação drástica nos últimos anos, a pandemia aumentou o foco em áreas de risco e ameaças à continuidade dos negócios

Setor de Governança, Risco e Conformidade está em alta, diz IDC

As receitas mundiais de software de Governança, Risco e Conformidade (GRC) tiveram um desempenho saudável em 2020, crescendo 8,2% ano a ano, apesar das preocupações com uma retração do mercado resultante da pandemia de Covid-19. Ao mesmo tempo, a pandemia destacou a necessidade de soluções de GRC mais bem coordenadas, o que está gerando mais investimentos. Uma nova previsão da International Data Corporation (IDC) mostra que as receitas globais de GRC devem crescer de US$ 11,3 bilhões em 2020 para US$ 15,2 bilhões em 2025, segundo o relatório Worldwide Governance, Risk, and Compliance Software Forecast  2021–2025.

A maioria das empresas planeja aumentar seus gastos com GRC nos próximos três anos, sendo TI e Gerenciamento de Riscos de Segurança as principais áreas de investimento planejado 

Embora o mercado de GRC tenha passado por uma transformação drástica nos últimos anos, a pandemia aumentou o foco em áreas de risco e ameaças à continuidade dos negócios. Além disso, o ambiente regulatório se expandiu e se tornou mais rigoroso, especialmente em relação à privacidade, colocando maior pressão sobre as empresas e seus recursos de conformidade. E os conselhos corporativos estão enfrentando novas diretrizes sobre responsabilidade ambiental e social de investidores e consumidores que os estão forçando a redefinir como as empresas abordam a governança.

Dada a demanda por soluções, a IDC espera que todas as categorias de GRC aumentem na receita durante o período de previsão. O crescimento mais rápido será nas categorias de continuidade de negócios e ESG/CSR, seguidas por conformidade e gerenciamento de risco. Categorias em evolução, como privacidade, gerenciamento de risco de terceiros (TPRM) e meio ambiente, saúde e segurança (EHS) também devem experimentar um crescimento sólido.

“O mercado de GRC está posicionado para um crescimento significativo, à medida que as empresas buscam maneiras de automatizar e gerenciar as complexidades da expansão de governança, risco e mandatos de conformidade. Entender como as empresas estão consumindo essas soluções e suas preferências para serviços de embalagem e implementação ajudará os provedores de soluções a adaptar as ofertas para atender à demanda do mercado”, disse Amy Cravens, gerente de Pesquisa de Governança, Risco e Conformidade da IDC.

Para entender melhor o estado atual do mercado de GRC empresarial, a IDC pesquisou recentemente mais de 200 usuários de GRC nos Estados Unidos. A pesquisa descobriu que quase dois terços das organizações atualmente usam várias soluções de GRC, com algumas empresas implementando cinco ou mais. E as empresas com um número maior de soluções GRC tendem a ter uma taxa menor de integração entre essas soluções. Isso indica que as empresas com os maiores gastos em GRC podem não estar implementando o GRC de maneira eficiente e aproveitando esse investimento em toda a organização.

Outras descobertas importantes da pesquisa incluem:

– O Gerenciamento de Riscos de TI e Segurança é atualmente a solução de GRC mais amplamente implementada, seguido por Ferramentas e Gerenciamento de Privacidade de Dados e Gerenciamento de Responsabilidade Social Corporativa;
– A maioria das empresas planeja aumentar seus gastos com GRC nos próximos três anos, sendo TI e Gerenciamento de Riscos de Segurança as principais áreas de investimento planejado;
– A maioria das empresas está se esforçando para integrar suas soluções de GRC de forma mais completa, mas permanece dividida na questão de soluções personalizadas versus soluções prontas para usar. Soluções isoladas são geralmente impopulares:
– Embora quase um terço dos entrevistados exijam que as soluções de GRC sejam implementadas localmente, a metade espera que o uso de soluções baseadas em nuvem aumente nos próximos três anos.

Serviço
www.idc.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.