book_icon

Novo software Arcon IT automatiza operações de fundos de investimentos

O produto permite que gestores simulem suas estratégias de compra e venda antes de executá-las, garantindo que os fundos estejam enquadrados na regulação

Novo software Arcon IT automatiza operações de fundos de investimentos

A Investtools, empresa de desenvolvimento de softwares para o mercado financeiro, lançou o Arcon IT, programa que automatiza todo o processo de checagem de compliance para operações de fundos de investimentos. Por meio da tecnologia, o produto permite que gestores simulem suas estratégias de compra e venda antes de executá-las, garantindo que os fundos não desenquadrem da regulação e evitando gastos desnecessários. O Arcon IT roda em fase de testes desde abril e já atende a três gestoras.

O software facilita o processo de auditoria, uma vez que todas as intenções de trade, operações feitas e checagens do programa ficam registradas detalhadamente

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou, por meio da Instrução Normativa CVM 555, de 2015, uma série de regras a serem cumpridas pelos fundos de investimento no Brasil. Com isso, normalmente, ao fim de cada dia de trabalho, as operações realizadas pelo gestor responsável devem ser analisadas para verificar se não desenquadraram os fundos de investimentos dos limites determinados pelo regulamento. Se for identificado algo fora do padrão, a gestora é passível de penalidades, como multas. Esse processo de checagem é feito manualmente – quando é feito –, o que, segundo a Investtools, não condiz com a realidade digital na qual vivemos.

Para David Gibbin, CEO da Investtools, a missão da empresa sempre foi usar a tecnologia para solucionar as dores do mercado financeiro, desenvolvendo softwares como o Arcon IT para simplificar e automatizar os processos. “Nós nos propomos a encurtar o caminho com segurança, assertividade e velocidade. Usar a tecnologia para tornar possível, hoje, o que não existia ontem”, disse o executivo. “Miramos nas dores do mercado de backoffice para facilitar o trabalho de quem cuida do dinheiro dos investidores, porque, uma vez que uma gestora está bem organizada e com processos inteligentes e bem ajustados, com certeza terá um maior aproveitamento do trabalho de seus profissionais. Isso gera lucro tanto para os investidores quanto para a gestora. Todos saem ganhando. O sistema é um grande aliado nas diligências com grandes alocadores, pois demonstra a robustez dos processos passando confiança para quem gostaria de investir”, comentou.

O Arcon IT é um programa que fará uma simulação das estratégias de compra e venda estabelecidas pelo gestor e apontará se alguma operação vai desenquadrar o fundo da regulação. Se alguma irregularidade for detectada o sistema aponta e possibilita ao gestor ajustar sua estratégia de forma a manter os fundos dentro do compliance necessário. No fim do dia o programa revê todas as operações feitas e confirma se realmente se mantiveram dentro da regulação. Assim, o software poupa a gestora de pagar multas e mantém os fundos sempre dentro da regulação determinada de forma simples e rápida – todo o processo de checagem pré- compliance leva poucos minutos.

Além de auxiliar nos processos do dia a dia operacional, o Arcon IT também ajuda na transparência e compliance das gestoras. O software facilita o processo de auditoria, uma vez que todas as intenções de trade, operações feitas e checagens do programa ficam registradas detalhadamente. Além disso, os investidores institucionais também acompanham esses processos com bastante critério e não ter isso pode ser determinante na hora de receber grandes volumes de investimento.

O Arcon IT é totalmente integrado ao Perform IT – software de gestão de fluxo de investimentos para gestoras também desenvolvido pela Investtools. No entanto, os programas rodam independentemente e o Arcon IT se integra com outros softwares de gestão assim como com o carrying broker.

Serviço
www.investtools.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.