book_icon

Baidu mostra as suas últimas inovações em Inteligência Artificial

As novidades demonstradas no Baidu World 2021 vão de carros totalmente autônomos a chips de IA, softwares e aplicações industriais na Nuvem

Baidu mostra as suas últimas inovações em Inteligência Artificial

A gigante de tecnologia Baidu, também chamado de o “Google chinês”, demonstrou como suas mais recentes inovações em Inteligência Artificial (IA) transformarão e melhorarão o transporte, a indústria e a vida diária das pessoas em sua principal conferência anual de tecnologia, o Baidu World 2021, realizado virtualmente na quarta-feira (18/8). De uma revelação de carro robô e um robotaxi, ao chip Kunlun AI de 2ª geração, a Baidu mostrou como a IA vai permear as vidas das pessoas e trazer experiências novas e aprimoradas.

“A missão do Baidu é tornar o mundo complicado mais simples por meio da tecnologia”, disse robin Li, cofundador e CEO do Baidu. “IA é a combinação de tecnologia e sentimento. O valor da tecnologia é que todos podem sentir as mudanças trazidas por ela”, comentou.

Li revelou sua visão para a mobilidade do futuro, um robocar. Este robocarro, que possui capacidades de direção autônoma L5, o nível mais alto em que a direção é completamente autônoma e o veículo será mais como um robô inteligente: ele se moverá, se comunicará e aprenderá. Paralelamente ao robocar, o Baidu anunciou uma nova plataforma móvel Luobo Kuaipao para robotaxi, que visa comercializar a direção autônoma, tornando os veículos autônomos aclamados mais acessíveis ao público em geral. Juntos, esses anúncios demonstram como o programa de direção inteligente Baidu Apollo está abrindo o caminho para a era da direção autônoma 2.0, mudando da verificação técnica para a operação em larga escala.

Nova era

A Baidu ainda anunciou no evento o lançamento do Baidu Brain 7.0, o início da produção em massa de seu chip Kunlun AI de 2ª geração, Kunlun II, e a demonstração de aplicações industriais usando Baidu AI Cloud. “A tecnologia de IA está se tornando cada vez mais complexa e a inovação integrada tornou a IA mais poderosa”, disse Haifeng Wang, diretor de Tecnologia da Baidu. “Como a tecnologia de IA desempenha um papel de expansão em uma ampla gama de setores e impulsiona uma nova era de revolução tecnológica e transformação industrial, é cada vez mais importante diminuir o limite para diferentes aplicações do mundo real e aumentar a acessibilidade às plataformas de desenvolvimento de IA”, comentou.

Uma infraestrutura chave que dá suporte a aplicativos industriais de IA e Baidu Cloud, o Baidu Brain é uma das maiores plataformas abertas de IA do mundo. O Baidu Brain 7.0 recém-atualizado oferece maior integração de uma ampla gama de fontes de conhecimento e aprendizado profundo, incluindo compreensão de linguagem e raciocínio, usando várias tecnologias combinadas para permitir a saída em formatos de idioma, voz e visuais.

Trabalhando junto com os recursos de software do Baidu Brain 7.0 está o novo Kunlun II AI Chip, fornecendo uma base de hardware aprimorada para uma nova geração de aplicativos de IA. Desenvolvido de forma independente pela Baidu, o Kunlun II oferece 2 a 3 vezes mais poder de processamento do que a geração anterior, usando o processo de 7 nm e equipado com a própria arquitetura XPU de segunda geração da Baidu.

O chip pode ser aplicado em vários cenários, incluindo Nuvem, terminal e borda, capaz de capacitar clusters de computador de alto desempenho, biocomputação e transporte inteligente e direção autônoma. Especificamente otimizado para tecnologias de IA, como voz, processamento de linguagem natural e imagens, o novo chip Kunlun oferece suporte a estruturas de aprendizagem profunda, como a plataforma de código aberto PaddlePaddle da Baidu. Essa gama diversificada de usos dá ao chip Kunlun AI de 2ª geração um papel potencial poderoso em aplicações de IA que vão desde algoritmos de núcleo de Internet a cidades e indústrias inteligentes.

Tanto o Baidu Brain 7.0 quanto o Kunlun II permitem acessibilidade e facilidade de uso significativamente aprimoradas. Junto com o PaddlePaddle, a plataforma de IA integrada oferece um sistema de produtos diversificado para ajudar diferentes tipos de desenvolvedores a usar a tecnologia de IA de forma rápida e eficiente, fornecendo uma grande variedade de ferramentas para simplificar o desenvolvimento e implementação de IA em cenários do mundo real.

A Baidu também demonstrou no palco como a tecnologia de IA potencializa a busca por reconhecimento de voz em seu Baidu APP, que tem 580 milhões de usuários ativos por mês. A demonstração mostrou que, apesar da extensão da consulta ou da mistura de idioma e dialetos chinês e inglês, o aplicativo apresentou resultados com 98% de precisão.

Serviço

www.baidu.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.