book_icon

Sistema operacional aberto Ubuntu Pro agora no Google Cloud

Versão premium do Ubuntu oferece um ambiente de DevOps mais seguro, com patch de segurança instantâneo e suporte de 10 anos

Sistema operacional aberto Ubuntu Pro agora no Google Cloud

A Canonical e o Google anunciaram nesta segunda-feira (14/6) a disponibilidade do sistema operacional de código aberto Ubuntu Pro, uma versão premium do Ubuntu, que oferece um ambiente de DevOps mais seguro, com patch de segurança instantâneo e suporte de 10 anos. O anúncio foi feito por Ashwin Kamath, gerente de Produto do Google Cloud no blog da companhia. “Temos o prazer de anunciar a disponibilidade geral do Ubuntu Pro no Google Cloud, proporcionando aos clientes uma experiência aprimorada do Ubuntu, cobertura de segurança expandida e integração com recursos essenciais do Google Cloud”, disse Kamath. “Em parceria com a Canonical, estamos tornando ainda mais fácil para os clientes que adotaram totalmente o código aberto para garantir a segurança e a conformidade para suas cargas de trabalho mais críticas e empresariais”, comentou.

O Ubuntu Pro no Google Cloud é uma versão premium do Ubuntu com foco no uso empresarial e de produção. Ele fornece aos desenvolvedores e administradores um ambiente de DevOps seguro, um dos pilares para todos os sistemas de TI

O Google Cloud tem uma parceria longa com a Canonical para oferecer soluções inovadoras para desenvolvedores, de desktop a Kubernetes e IA/ML. Seguindo essa colaboração, o Google Cloud e a Canonical criaram um ambiente de DevOps mais seguro, robusto e econômico. “Os clientes empresariais estão adotando cada vez mais o Google Cloud para executar seus aplicativos essenciais para os negócios e voltados para o cliente”, disse June Yang, vice-presidente e gerente geral de computação do Google Cloud. “A disponibilidade do Ubuntu Pro no Google Cloud oferecerá aos nossos clientes empresariais os serviços adicionais de segurança e conformidade necessários para suas cargas de trabalho de missão crítica”, comentou.

O Ubuntu Pro no Google Cloud é uma versão premium do Ubuntu com foco no uso empresarial e de produção. Ele fornece aos desenvolvedores e administradores um ambiente de DevOps seguro, um dos pilares para todos os sistemas de TI. É baseado em componentes padrão do Ubuntu, mas vem com um conjunto de serviços adicionais ativados fora da caixa, incluindo, correção de CVEs altos e críticos para o repositório do universo do Ubuntu, que cobre mais de 30 mil pacotes, incluindo Node.js, MongoDB, Redis e Apache Kafka, para citar alguns. Além disso, há o compromisso de manutenção de 10 anos (para 18.04 LTS em diante, o período de manutenção para Ubuntu Pro 16.04 LTS é de 8 anos.); patching de kernel ao vivo, que oferece às instâncias de VM maior segurança e tempos de atividade mais altos; e componentes oficialmente certificados para permitir ambientes operacionais em regimes de conformidade, como FedRAMP, HIPAA, PCI, GDPR e ISO.

O Ubuntu Pro tem preço baseado em Nuvem e não requer um contrato, o valor acompanha o custo de computação subjacente, dependendo do tipo de instância. Estão disponíveis as três distribuições mais populares do Ubuntu Server: 16.04 LTS, 18.04 LTS e 20.04 LTS. “Este anúncio é especialmente importante para clientes Ubuntu 16.04 LTS que quiserem Manutenção de Segurança Estendida (ESM) para suas máquinas virtuais, mas não deseja atualizar para as versões Ubuntu 18.04 LTS ou Ubuntu 20.04 LTS imediatamente. O ESM está incluído no Ubuntu Pro 16.04. O cliente pode mover suas cargas de trabalho de instâncias Ubuntu 16.04 LTS VM para instâncias Ubuntu Pro 16.04 para continuar recebendo ESM e todos os benefícios mencionados, sem ter de testar seus aplicativos em uma nova versão do sistema operacional”, observou Ashwin Kamath.

Serviço
cloud.google.com
www.ubuntu.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.