book_icon

Genetec alerta que empresas enfrentarão desafios de segurança no modelo híbrido de trabalho

Esta é a constatação de especialistas da Genetec que, em seus projetos pelo mundo, tem lidado com a necessidade das companhias de adotar controles de acesso mais assertivos, que devem ser constantemente adequados à diferentes necessidades corporativas e demandas específicas de negócios ao longo do ano

Genetec alerta que empresas enfrentarão desafios de segurança no modelo híbrido de trabalho

No Brasil, assim como diversos países ao redor do mundo, o trabalho remoto se tornou uma realidade com a pandemia do Covid-19 e tende a se tornar parte do cotidiano das empresas e dos profissionais, que constataram os benefícios do trabalho à distância, no qual se mantém a produtividade, com ganhos qualitativos de interação das pessoas com familiares e redução de custos para ambas as partes. É provável que o modelo 100% home office não deverá se manter para muitas empresas. Mas a grande maioria delas mostra estar disposta a adotar modelos híbridos, com idas semanais aos escritórios ou eventuais para reuniões e encontros para integração das equipes e intercâmbio de conhecimentos.

“O modelo de trabalho híbrido começa a se tornar uma alternativa para a maioria das empresas ao redor do mundo à medida que as equipes retornam aos escritórios com o controle da pandemia do novo coronavírus. Mas elas começam a enxergar os desafios de gerenciar o acesso de seus funcionários e visitantes as suas instalações, áreas restritas e equipamentos”, afirma Luís Castelo Vieira, diretor de Marketing da Genetec para Brasil, América Latina e Caribe.

O modelo de trabalho híbrido exigirá que as configurações de gerenciamento de acesso das companhias sejam atualizadas regularmente e com detalhes, inclusive remotamente  

Segundo ele, a segurança organizacional se tornou ainda mais primordial para a maioria das empresas que pretendem manter modelos híbridos, porque precisam saber e monitorar quem irá as suas unidades, em quais dias e horários, a quais áreas podem ou não ter acesso. “Estão preocupadas porque precisam garantir a segurança dos usuários e o controle do número de indivíduos em cada prédio, mas também a melhor interação entre a diferentes áreas, programar a compra de suprimentos, manutenção das infraestruturas e equipamentos, bem como a limpeza do prédios”, explica Vieira.

As empresas já estão adotando controles de acesso ainda mais rígidos e esta tendência deve se intensificar com a superação do período de pandemia. Mas elas têm mostrado também a necessidade de terem soluções unificadas e facilmente integráveis aos seus sistemas legados e novas tecnologias oferecidas no mercado. Isto porque querem que a solução permite ajustes rápidos e fáceis de acordo com necessidades sazonais, demandas específicas de seus negócios ou ocorrências eventuais. “Eles precisam de flexibilidade e agilidade, para que a mudança nas regras de controle de acesso possa ser rapidamente implementada, assim que tomada a decisão pela diretoria. Outra exigência é que a segurança tenha todas as movimentações nos sites visíveis em uma tela única, com gráficos analíticos e objetivos”, detalha o executivo da Genetec.

Por esta razão, a opção por um sistema de segurança e de controle de acesso versátil e assertivo, adequado às especificidades de cada organização, hoje é estratégico, independentemente da localização da unidades. “A pandemia teve como consequência a conscientização das empresas de que o bem-estar e a segurança de todos que circulam em suas unidades são sua responsabilidade, assim como a proteção de dados exigidos por legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira. Descobriram também que suas áreas de segurança não fazem parte do custo fixo como se pensava, pelo contrário é um setor fundamental para garantir o bem-estar de suas pessoas e dos resultados de negócios como um todo, quando integrada aos demais setores”, comenta Vieira.

A mudança gradual de volta ao trabalho no escritório e fábricas requer um sistema de segurança fácil de usar que pode restringir o acesso de maneira ágil e que ajudem a cumprir os regulamentos locais, minimizando os riscos de segurança física e sanitária, pois a pandemia ainda está impactando o País. “O modelo de trabalho híbrido exigirá que as configurações de gerenciamento de acesso das companhias sejam atualizadas regularmente e com detalhes, inclusive remotamente. Esta exigência demanda maior atenção e racionalidade na escolha das soluções tecnológicas que apoiam os gestores e operadores de segurança”, reforça.

Uma destas soluções é o Genetec Security Center, oferecido pela Genetec , que atua em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, que apresenta um Pacote de Gerenciamento de Ocupação, que inclui ferramentas analíticas e de relatórios que permitem que as organizações utilizem seu sistema de segurança para contar o número de pessoas em uma área de negócios, visualizem dados analíticos em uma única tela e alertem os funcionários quando os limites de ocupação são atingidos, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Além disso, a solução permite a produção ágil de relatórios de auditoria para demonstrar a conformidade de uma empresa com os regulamentos de distanciamento físico e exigências legislativas.

Agilidade e segurança integrados
A identidade física e o gerenciamento de acesso são essenciais para manter o fluxo de visitantes e funcionários em toda a área da propriedade, especialmente quando novos funcionários estão sendo contratados. A configuração rápida e eficiente de direitos de acesso para novos funcionários requer um sistema de controle de acesso adaptável e fácil de usar – especialmente se uma empresa estiver contratando mais colaboradores que o normal, o que pode acontecer caso as operações de contratação forem afetadas pela pandemia.

O sistema de segurança de uma organização é uma máquina complexa composta de muitas peças móveis. O gerenciamento de identidade física e acesso é uma engrenagem dessa máquina – que requer um sistema flexível e fácil de usar, especialmente durante uma pandemia. Os direitos de acesso evoluem ao longo dos períodos de confinamento e desconfinamento, razão pela qual uma organização precisa de um sistema que possa evoluir com ele.

Um sistema adaptável, o Genetec ClearID pode ajudar as empresas a gerenciar sua identidade física e os direitos de acesso de funcionários e visitantes de maneira rápida, remota e detalhada. Elas precisam reavaliar suas práticas de segurança e adotar mudanças de estratégias com a finalidade de garantir a continuidade dos negócios e ao mesmo tempo manter a segurança de seus funcionários como uma prioridade por meio de soluções de segurança física eficazes.

Serviço
www.genetec.com/br

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.