book_icon

Gartner revela as quatro tendências da Nuvem pública

A Nuvem sustenta a maioria das novas disrupções tecnológicas e se provou em tempos de incerteza com sua resiliência, escalabilidade, flexibilidade e velocidade

Gartner revela as quatro tendências da Nuvem pública

De acordo com um novo estudo do Gartner, quatro novas tendências em computação em Nuvem continuam a expandir a amplitude de ofertas e recursos, acelerando o crescimento em todos os segmentos do mercado de serviços de Nuvem pública. As quatro tendências são: Onipresença da Nuvem, Ecossistemas Regionais de Nuvem, Sustentabilidade/Nuvem Carbon-Intelligent e infraestrutura programável e automatizada dos provedores de CIPS (Cloud Infrastructure and Platform Service).

O Gartner espera uma ampla adoção de serviços em Nuvem totalmente gerenciados e habilitados para Inteligência Artificial/Machine Learning de provedores de CIPS em hiperescala. Isso eliminará rapidamente a carga operacional das funções tradicionais de I&O na Nuvem pública 

“O impacto econômico, organizacional e social da pandemia continuará a servir como um catalisador para a inovação digital e a adoção de serviços em Nuvem”, disse Henrique Cecci, diretor sênior de Pesquisa do Gartner. “Isso é especialmente verdadeiro para casos de uso como colaboração, trabalho remoto e novos serviços digitais para oferecer suporte a uma força de trabalho híbrida”, completou.

Onipresença da Nuvem
Hoje, a Nuvem sustenta a maioria das novas disrupções tecnológicas, incluindo negócios combináveis, e se provou em tempos de incerteza com sua resiliência, escalabilidade, flexibilidade e velocidade. Ambientes híbridos, multicloud e de borda estão crescendo e preparando o terreno para novos modelos de Nuvem distribuída. Além disso, novos avanços nas comunicações sem fio, como 5G R16 e R17, levarão a adoção da Nuvem a um novo nível de uso mais amplo, profundo e onipresente. Casos de uso como experiências aprimoradas de banco móvel e transformação de saúde também surgirão.

Como resultado, a adoção global da Nuvem continuará a se expandir rapidamente. O Gartner prevê que os gastos do usuário final em serviços de Nuvem pública cheguem a US$ 396 bilhões em 2021 e cresçam 21,7% para chegar a US$ 482 bilhões em 2022. Além disso, em 2026, o Gartner prevê que os gastos com Nuvem pública excederão 45% de todos os gastos corporativos de TI, contra menos de 17% em 2021.

Ecossistemas regionais de Nuvem
A crescente fragmentação regulatória geopolítica, o protecionismo e a conformidade do setor estão impulsionando a criação de novos ecossistemas regionais de Nuvem e verticais e serviços de dados. As empresas dos setores financeiro e público estão procurando reduzir bloqueios críticos e pontos únicos de falha com seus provedores de Nuvem fora de seu país.

As regiões incapazes de criar ou sustentar seus próprios ecossistemas de plataforma não terão escolha a não ser alavancar as plataformas criadas em outras regiões e recorrer à legislação e regulamentação para manter algum nível de controle e soberania. As preocupações entre políticos, universidades e fornecedores de tecnologia nessas regiões estão aumentando, levando a iniciativas como o GAIA-X em países europeus.

Sustentabilidade e Nuvem Carbon-Intelligent
Quase metade dos entrevistados na Pesquisa de CEOs da Gartner de 2021 acredita que a mitigação das mudanças climáticas terá um impacto significativo em seus negócios. Os provedores de Nuvem estão respondendo a esse foco crescente na sustentabilidade instituindo metas corporativas neutras em carbono mais agressivas, o que cria novos desafios para os líderes de infraestrutura e operações (I&O).

Infraestrutura programável automatizada dos provedores de CIPS
O Gartner espera uma ampla adoção de serviços em Nuvem totalmente gerenciados e habilitados para Inteligência Artificial/Machine Learning de provedores de CIPS em hiperescala. Isso eliminará rapidamente a carga operacional das funções tradicionais de I&O na Nuvem pública. “A infraestrutura está se tornando programável e sua operação está se tornando automatizada”, disse Cecci. “A infraestrutura de TI moderna, seja implementada no Data Center ou consumida na Nuvem pública, requer menos intervenção manual e administração de rotina do que seus equivalentes legados”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.