book_icon

ABREE e Prefeitura de Florianópolis juntas para reciclar eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Projeto tem como objetivo assegurar a destinação final ambientalmente correta de 100% dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados

ABREE e Prefeitura de Florianópolis juntas para reciclar eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Com o objetivo de expandir as ações de logística reversa e a conscientização da população sobre reciclagem, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – anuncia a assinatura do Termo de Cooperação com a Prefeitura de Florianópolis, capital de Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), para viabilizar a destinação final ambientalmente correta de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Essa parceria é fundamental para fazer avançar a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, infelizmente, junto com móveis, ainda estão entre os principais itens descartados de forma irregular nas ruas da capital

Conforme previsto no Decreto Federal 10.240/20, a assinatura do termo marca o início da implementação da logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Estado, por meio de parceiro homologado escolhido em concorrência. O objetivo é viabilizar a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos descartados em Florianópolis através dos ecopontos e pontos de recebimento de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de todos os portes.

“Florianópolis já apresenta um avanço muito importante quando se trata de reciclagem. Agora chegamos com esta parceria para ampliar e investir em novas ações para que a conscientização se torne um hábito valioso para a população, para o meio ambiente e toda a cadeia da economia circular do estado”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.

A partir deste mês de julho, os quatro  ecopontos da rede SMMA Comcap, que atendem  Centro, continente, Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina e a remoção de resíduos volumosos por agendamento domiciliar em toda cidade,  já recebem os eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, entre outros e terão o destino final ambientalmente adequado realizado pela ABREE. Produtos de grande porte, como geladeira, máquinas de lavar, fogão e outros, podem ser levados aos ecopontos ou removidos por meio de agendamento domiciliar gratuito.

”Florianópolis já é a capital que mais recicla, a primeira a assumir metas lixo zero e a única que oferece coleta seletiva flex nas frações recicláveis, só vidro, só orgânicos e rejeitos. Essa parceria é fundamental para fazer avançar a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, infelizmente, junto com móveis, ainda estão entre os principais itens descartados de forma irregular nas ruas da capital”, comenta Fábio Braga, secretário municipal do Meio Ambiente.

Serviço
www.abree.org.br

ABREE

Eletrodoméstico

eletroeletrônico

logística reversa

meio ambiente

Prefeitura de Florianópolis

reciclagem

Sustentabilidade

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.