book_icon

SonicWall registra quase 305 milhões de ataques de ransomware em seis meses

O total de ataques do primeiro semestre já ultrapassou o volume registrado em todo o ano de 2020, um aumento de 151% no acumulado do ano

SonicWall registra quase 305 milhões de ataques de ransomware em seis meses

Um estudo apresentado pela SonicWall nesta quinta-feira (29/7) revela que no primeiro semestre de 2021 os ataques de ransomware dispararam, superando todo o volume de 2020 em apenas seis meses. Uma atualização de meio do ano do SonicWall Cyber ​​Threat Report mostrou um volume global de ransomware de 304,7 milhões de ataques, ultrapassando o total do ano inteiro de 2020 (304,6 milhões) – um aumento de 151% no acumulado do ano.

“Em um ano impulsionado pela ansiedade e incerteza, os cibercriminosos continuaram a acelerar os ataques contra pessoas e instituições vulneráveis”, disse Bill Conner, presidente e CEO da SonicWall. “Esses dados mais recentes mostram que os agentes de ameaças sofisticadas estão adaptando incansavelmente suas táticas e adotando o ransomware para colher ganhos financeiros e semear a discórdia. Com o trabalho remoto ainda generalizado, as empresas continuam altamente expostas ao risco e os criminosos estão perfeitamente cientes da incerteza do cenário cibernético em todo o mundo. É crucial que as organizações adotem uma abordagem moderna de segurança sem limites para proteger contra ameaças conhecidas e desconhecidas, principalmente quando todos estão mais remotos, mais móveis e menos seguros do que nunca”, completou.

De janeiro a junho, os pesquisadores de ameaças do SonicWall registraram 51,1 milhões de tentativas de criptojack, representando um aumento de 23% em relação ao mesmo período de seis meses do ano passado

Depois dos altos volumes registrados em abril e maio, a SonicWall registrou outro novo recorde de 78,4 milhões de ataques de ransomware somente em junho de 2021. O volume de ransomware apresentou picos massivos no acumulado do ano nos EUA (185%) e no Reino Unido (144%). Representando 64% de todos os ataques de ransomware registrados, Ryuk, Cerber e SamSam foram as três principais famílias de ransomware no primeiro semestre do ano, conforme registrado pelo SonicWall Capture Labs.

As cinco principais regiões mais afetadas no primeiro semestre de 2021 foram Estados Unidos , Reino Unido , Alemanha, África do Sul e Brasil. Nos Estados Unidos, os cinco estados mais atingidos foram Flórida (111,1 milhões), Nova York (26,4 milhões), Idaho (20,5 milhões), Louisiana (8,8 milhões) e Rhode Island (8,8 milhões). “O aumento contínuo de ransomware, cryptojacking e outras formas exclusivas de malware direcionadas à monetização, junto com sua evolução de táticas, são evidências de que a atividade do cibercriminoso sempre segue o dinheiro e se adapta rapidamente a novas oportunidades e ambientes em mudança”, disse Dmitriy Ayrapetov, vice-presidente de Arquitetura de Plataforma da SonicWall.

Em linha com os picos nos dados globais, os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs também registraram picos alarmantes de ransomware nos principais setores, incluindo governo (917%), educação (615%), saúde (594%) e organizações de varejo (264%).

Na luta contra ameaças conhecidas e desconhecidas, o Real-Time Deep Memory Inspection (RTDMI) patenteado da SonicWall identificou números recordes de malwares nunca antes visto,  um aumento acumulado no ano de 54% em relação ao primeiro semestre de 2020.

Malware em queda

No ano passado, a SonicWall registrou uma queda nos ataques de malware global, uma tendência que continuou no primeiro semestre de 2021, com uma queda de 24% no volume de malware em todo o mundo. À medida que os agentes de ameaças se tornam mais sofisticados – usando ransomware, cryptojacking e outros tipos de ataques cibernéticos para lançar ataques cirúrgicos – a necessidade de tentativas de malware “espalhar e rezar” diminuiu, diminuindo o volume geral.

Os ataques de malware por meio de portas não padrão também caíram em 2021, após atingirem recordes em 2020. Esses ataques, que visam aumentar a carga útil contornando as tecnologias de firewall tradicionais, representam 14% de todas as tentativas de malware no primeiro semestre de 2021, ante 24% no acumulado do ano.

Por outro lado, depois de um renascimento inesperado em 2020, o malware de cryptojacking continuou a subir durante a primeira metade de 2021, pois os preços das criptomoedas continuam altos. De janeiro a junho, os pesquisadores de ameaças do SonicWall registraram 51,1 milhões de tentativas de criptojack, representando um aumento de 23% em relação ao mesmo período de seis meses do ano passado. A Europa foi particularmente devastada, registrando um aumento de 248% no ano até o momento em malware de criptojack. 

Da mesma forma, os ataques de malware de Internet das Coisas (IoT) aumentaram 59% no acumulado do ano globalmente, uma tendência que remonta a 2018. Enquanto os EUA viram um aumento ligeiramente menor de 15% no acumulado do ano em malware de IoT, Europa e Ásia viram aumentos alarmantes de 113% e 190%, respectivamente.

Serviço
www.sonicwall.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.