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Otimização de custos é o principal desafio em Supply Chain

Pesquisa do Gartner com CEOs mostrou ainda que os CSCOs devem trabalhar em um cenário de interrupções contínuas e desenvolver ações que garantam a continuidade dos negócios

Otimização de custos é o principal desafio em Supply Chain

Uma pesquisa do Gartner com 199 CEOs e executivos de negócios sênior em setores com uso intensivo da cadeia de suprimentos mostrou que 17% veem a otimização de custos como a questão nº 1 que os Chief Supply Chain Officers (CSCOs) devem se concentrar em um futuro próximo, seguido pela resiliência da cadeia de suprimentos (16%). “Os CEOs estão encarregando seus CSCOs de se concentrarem em navegar através de um cenário de interrupção contínua e desenvolvimento de ações que garantam a continuidade dos negócios”, disse Thomas O’Connor, diretor analista sênior de Prática de Supply Chain do Gartner. “Isso inclui lidar com bloqueios relacionados à pandemia nos principais mercados, escassez da cadeia de suprimentos – como visto na indústria de semicondutores – e desafios com o fluxo global de mercadorias e custos crescentes de distribuição”, explicou.

Os CEOs prevêem que a pandemia terá um impacto duradouro em seus negócios, com mais de dois terços dos participantes da pesquisa indicando que usarão a pandemia como uma oportunidade para se concentrar no redesenho do negócio

Conforme os CSCOs navegam pelos efeitos persistentes causados ​​pela pandemia de Covid-19, eles também devem se preparar para a agenda de crescimento que os CEOs têm em mente para o futuro. Na verdade, a pesquisa, realizada de julho a dezembro de 2020, mostrou que 60% dos CEOs esperam que um boom econômico comece no final do ano de 2022. No entanto, os CSCOs enfrentarão desafios contínuos.

“Diferentes regiões do mundo estão se recuperando em ritmos diferentes. Os CSCOs precisam se preparar para uma recuperação de velocidade dupla, tanto para a oferta quanto para a demanda, onde os mercados com altas taxas de vacinação se recuperam muito mais rapidamente do que aqueles com taxas mais baixas”, acrescentou O’Connor.

A maioria dos entrevistados deseja se concentrar em tecnologia e planeja aumentar os investimentos anuais em recursos digitais (80%). A tendência parece estar mudando de uma ambição geral e indefinida de transformação de negócios digitais para iniciativas mais direcionadas. Os CSCOs precisam confirmar o significado pretendido por seus CEOs dos negócios digitais no contexto de sua própria organização ou indústria.

As áreas de negócios digitais mais populares dos entrevistados foram e-commerce/e-business (16%), interações com o cliente (9%), análise de dados (9%) e experiência do cliente (7%).

Os CEOs prevêem que a pandemia terá um impacto duradouro em seus negócios, com mais de dois terços dos participantes da pesquisa indicando que usarão a pandemia como uma oportunidade para se concentrar no redesenho do negócio. Além disso, 79% dos CEOs esperam ver mudanças comportamentais significativas e duradouras na sociedade, na organização e nos indivíduos que são um resultado direto da pandemia. Para os líderes de Supply Chain, isso significa que eles devem se preparar para que seus negócios, principais parceiros do ecossistema e/ou concorrentes passem por mudanças de comportamento organizacional.

“Várias empresas já se comprometeram com as metas de responsabilidade social e sustentabilidade – um grande desafio de integração para os líderes da cadeia de suprimentos que gerenciam redes globais. Isso significa que os líderes de Supply Chain precisam estabelecer métricas e metas para eles próprios e seus parceiros, e garantir que suas metas sejam atendidas em toda a cadeia de valor”, concluiu O’Connor.

Serviço
www.gartner.com

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