book_icon

Avantia, com IA reforça a segurança e apoia a gestão operacional das escolas na volta às aulas

Em fase de retomada das aulas presenciais, Inteligência Artificial ajuda no controle dos protocolos de segurança contra a Covid-19

Avantia, com IA reforça a segurança e apoia a gestão operacional das escolas na volta às aulas

Não é de hoje que a tecnologia é apontada como facilitadora da rotina de vários segmentos, como o da educação, que ganhou destaque no atual cenário e que tem enfrentado sérios desafios com o homeschooling obrigatório, diante da atual pandemia do novo coronavírus.

Em busca de inovação para garantir o êxito na retomada das aulas presenciais, gestores escolares têm apostado em tecnologias, como o videomonitoramento inteligente, que além de garantir a gestão operacional da instituição, cuida da segurança patrimonial e física de alunos, docentes, colaboradores, familiares e visitantes.

Na volta das aulas presenciais pós-férias escolares, escolas e universidades têm apostado em câmeras como analíticos capazes de identificar o cumprimento de todos os protocolos de segurança contra a Covid-19  

Monitoramento dos protocolos de segurança
Na volta das aulas presenciais pós-férias escolares, escolas e universidades têm apostado em câmeras como analíticos capazes de identificar o cumprimento de todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Além de controlar o uso de máscaras, também monitora aglomerações. Algumas instituições de ensino também estão investindo em câmeras térmicas, eficientes na aferição de temperatura corporal.

Mas as funcionalidades do videomonitoramento inteligente vão muito além. Na questão da segurança física dos alunos, por exemplo, pode prever a chegada de um familiar, contando com a leitura da placa do carro nas redondezas da rua da escola ou ainda faz o reconhecimento facial dessas pessoas, já na entrada da instituição. “Com esse alerta prévio é possível agilizar a saída do aluno com segurança, evitando também que o portão fique aberto por mais tempo”, diz Antonio Egito, consultor de negócios da Avantia, uma das líderes em segurança eletrônica do Brasil que tem implantado este tipo de projetos em escolas e universidades, de todo o Brasil.

O consultor da Avantia explica também que se houver alguma situação que mereça atenção, a tecnologia age de forma autônoma e avisa para os responsáveis qual providência deve ser tomada. “Com câmeras inteligentes é possível evitar, por exemplo, o uso indiscriminado de celular pelos profissionais e alunos, como também acompanhar as atividades internas, para evitar qualquer falha operacional”.

Sobre o controle o dia a dia escolar, Antonio Egito ainda detalha que a ferramenta pode contar os alunos que saem para lanchar e verificar se todos voltam para a sala de aula. “Principalmente entre os menores é relativamente comum que eles confundam a sala a qual pertencem e entrar em outras. Com o videomonitoramento inteligente, esse aluno pode ser rapidamente orientado”, explica.

Outra característica relevante deste tipo de inovação é a não necessidade do acompanhamento das imagens de todas as câmeras em tempo real, mas apenas dos incidentes detectados, o que possibilita o investimento sem custos extras com novos colaboradores dedicados. “Diante de uma situação de risco, um alerta é gerado e o operador toma as providências necessárias. A tecnologia da Avantia é de desenvolvimento próprio e customizável, e pode ser embarcada em sensores ou equipamentos existentes para leituras autônomas de sons ou de imagens”, revela.

Por fim, no que diz respeito à segurança patrimonial, o especialista aponta que o sistema pode gerar um alarme, caso haja uma invasão noturna. “Alguns clientes se queixam que os alarmes de seguranças comuns tocam indiscriminadamente. Para resolver isso, condicionamos o sistema para evitar falsos alertas”, conclui.

Antonio Egito

Avantia

homeschooling

IA

protocolos de segurança

Videomonitoramento inteligente

volta às aulas

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento