book_icon

Lumen Technologies vende suas operações na América Latina

Negócio com a empresa de investimentos Stonepeak é avaliada em US$ 2,7 bilhões e criará uma nova companhia independente, com sede nos Estados Unidos

Lumen Technologies vende suas operações na América Latina

A Lumen Technologies e a Stonepeak anunciaram nesta segunda-feira (26/7) a assinatura de um acordo definitivo para a Lumen vender seus negócios latino-americanos para a Stonepeak, uma empresa de investimentos alternativos, por US$ 2,7 bilhões. De acordo com os termos do contrato de compra, a Lumen irá alienar seus negócios na região, que operará como uma empresa de portfólio independente, com sede nos Estados Unidos (New LATAM Company). A atual equipe de liderança e organização latino-americana permanecerão no local, liderada por Hector Alonso, presidente da Lumen para a região. A Lumen também manterá um relacionamento estratégico com a New LATAM Company e continuará a atender clientes conjuntos.

Para a Stonepeak, a transação representa uma oportunidade de investir em uma plataforma de comunicação latino-americana, com extensa área de cobertura submarina, fibra terrestre e Data Center em toda a região 

“Esta transação desbloqueia valor para nossos acionistas, enquanto nos permite manter nossa presença global por meio de nosso relacionamento estratégico com a New LATAM Company”, disse o presidente e CEO da Lumen, Jeff Storey . “Esta transação permite que a Lumen concentre os investimentos em áreas-chave do negócio para impulsionar o crescimento futuro e, ao mesmo tempo, fornecer flexibilidade para nossa estratégia de alocação de capital”, comentou.

A transação permitirá à Lumen monetizar um ativo atraente em cerca de nove vezes o EBITDA Ajustado Estimado para 2020 dos negócios da América Latina; fornece capital adicional para permitir que a Lumen acelere os investimentos nas principais áreas de crescimento; e permitirá maior flexibilidade na alocação de capital, com redução da dívida e a avaliação contínua das recompras de ações.

“Os negócios da Lumen na América Latina são líderes de mercado com uma forte pegada e um grande potencial de expansão”, disse Brian McMullen, diretor executivo sênior da Stonepeak. “A Stonepeak tem sido um investidor inicial e ativo em infraestrutura digital globalmente e estamos ansiosos para aplicar nossa experiência e capital adicional aos negócios da Lumen na América Latina”, completou.

A Lumen continuará atendendo clientes na América do Norte e nas regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia-Pacífico), com necessidades na América Latina por meio de sua parceria estratégica com a New LATAM Company. Esse relacionamento inclui revenda recíproca e arranjos de rede que alavancam as extensas pegadas de fibra, centros de dados e outros ativos de rede. Após a conclusão da transação, os clientes que buscam serviços na região da América Latina trabalharão diretamente com a New LATAM Company ou por meio da parceria estratégica Lumen.

“A Stonepeak deixou bem claro que está comprometida com as empresas que operam na América Latina . Esta transação proporciona à New LATAM Company mais autonomia para atender seus clientes e maior capacidade de reagir e investir nas mudanças das condições de mercado na América Latina e região”, disse Alonso. “Esses clientes terão a mesma rede e serviços de classe mundial que esperam de uma equipe de liderança focada em seu sucesso”, observou.

Para a Stonepeak, a transação representa uma oportunidade de investir em uma plataforma de comunicação latino-americana com extensa área de cobertura submarina, fibra terrestre e Data Center em toda a região, incluindo vários de seus grandes mercados metropolitanos. Assim como em suas outras plataformas de comunicação, a Stonepeak planeja investir pesadamente na equipe de gerenciamento da New LATAM Company.

Espera-se que a transação seja concluída no primeiro semestre de 2022, após o recebimento de todas as aprovações regulatórias nos Estados Unidos e em alguns países onde a New LATAM Company opera, bem como a satisfação de outras condições habituais. A AustralianSuper, o maior fundo de pensão da Austrália, está investindo ao lado de Stonepeak na transação.

Serviço
www.lumen.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.