book_icon

AWS anuncia disponibilidade geral do Amazon EBS io2 Block Express

AWS anuncia disponibilidade geral do Amazon EBS io2 Block Express

A Amazon Web Services (AWS), anunciou a disponibilidade geral de volumes Amazon EBS io2 Block Express, entregando recursos SAN (Storage Area Network) na Nuvem pela primeira vez. O EBS Block Express é uma arquitetura de servidor de armazenamento de última geração, que fornece alto desempenho de armazenamento em bloco sem o custo ou o incômodo de adquirir, dimensionar e manter SANs locais caros. Com os volumes io2 em execução no Block Express, os clientes podem atingir latência inferior a um milissegundo e provisionar um único volume io2 com até 256 mil IOPS, 4.000 MB/segundo de taxa de transferência e 64 TB de capacidade – um aumento de 4x em desempenho, taxa de transferência e capacidade para volumes io2 existentes.

Os volumes do io2 Block Express são ideais para as implementações de missão crítica maiores e mais intensivas de I/O de bancos de dados Oracle, SAP Hana, Microsoft SQL Server, banco de dados InterSystems e SAS Analytics. Não há compromissos ou taxas iniciais para usar os volumes io2 Block Express e os clientes pagam apenas pela capacidade de armazenamento usada.

Os clientes podem dimensionar sua capacidade por Petabytes em minutos com a metade do custo de uma SAN típica, e o armazenamento é gerenciado pela AWS com o mesmo ou melhor desempenho de muitos produtos de armazenamento SAN líderes, e sem o incômodo de aquisição, escalonamento, e manter uma SAN local

Segundo a empresa, os clientes escolhem os volumes io2 (a última geração de volumes IOPS provisionados) para executar seus aplicativos críticos de alto desempenho porque os volumes io2 são projetados para 99,999% de durabilidade e 4x mais IOPS do que os volumes EBS de uso geral. Alguns aplicativos exigem IOPS, throughput e capacidade ainda mais altos com latência menor do que o oferecido por um único volume IO2.

Para atender ao desempenho necessário, os clientes geralmente distribuem vários volumes de IO2 juntos, mas os aplicativos mais exigentes exigem que mais volumes de IO2 sejam agrupados do que os clientes desejam gerenciar. Para esses aplicativos altamente exigentes, muitos clientes têm usado historicamente SANs locais (um conjunto de discos acessados ​​pela rede local). No entanto, as SANs têm várias desvantagens. Eles são caros devido aos altos custos de aquisição iniciais, exigem previsões complexas para garantir capacidade suficiente, são complicadas e difíceis de gerenciar e consomem espaço valioso do Data Center e capacidade de rede.

Quando um cliente excede a capacidade de um SAN, ele precisa comprar outro SAN inteiro, o que requer um custo inicial ainda maior e força os clientes a pagar pela capacidade não utilizada. Os clientes desejam o poder de uma SAN na Nuvem, que não existia – até agora.

Redução de custos

Os volumes do io2 Block Express reinventam o armazenamento em bloco e oferecem aos clientes o desempenho que eles esperam de um SAN, mas com a elasticidade da AWS, escala ilimitada e flexibilidade de preços pré-pagos – com apenas metade do custo de um típico SAN. Os volumes do io2 Block Express são projetados para aplicativos que se beneficiam de IOPS de alto volume, alto rendimento, alta durabilidade, alta capacidade de armazenamento e baixa latência.

Por exemplo, usando instâncias R5b do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) e volumes io2 Block Express, o SQL Server é executado até 3x mais rápido na AWS do que o próximo provedor de Nuvem mais rápido. Os clientes também podem dividir vários volumes do io2 Block Express juntos para obter um desempenho ainda melhor do que um único volume pode fornecer.

O Block Express ajuda os volumes io2 a atingir esse desempenho reinventando completamente o hardware, software e software EBS subjacente e Stack de rede. Ao desacoplar a computação do armazenamento na camada de hardware e reescrever o software para aproveitar as vantagens dessa separação, o Block Express permite novos níveis de desempenho e reduz o tempo para inovação.

“Por décadas, os clientes que queriam obter o máximo de desempenho para suas cargas de trabalho de alto rendimento foram forçados a usar uma SAN local, que não só é cara, mas também complicada e de gerenciamento intensivo de recursos”, disse Mai-Lan Tomsen Bukovec, vice-presidente de Armazenamento da AWS. “Os volumes do io2 Block Express são uma virada de jogo. Os clientes podem dimensionar sua capacidade por Petabytes em minutos com a metade do custo de uma SAN típica, e o armazenamento é gerenciado pela AWS com o mesmo ou melhor desempenho de muitos produtos de armazenamento SAN líderes, e sem o incômodo de aquisição, escalonamento, e manter uma SAN local”, finalizou.

Serviçoaws.amazon.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.