book_icon

Maioria do desenvolvimento será fora da TI, afirma Gartner

Estudo revela que em 2024, 80% dos produtos e serviços de tecnologia serão desenvolvidos por aqueles que não são profissionais de tecnologia, graças às ferramentas Low-code e de IA

Maioria do desenvolvimento será fora da TI, afirma Gartner

Em 2024, 80% dos produtos e serviços de tecnologia serão desenvolvidos por aqueles que não são profissionais de tecnologia, de acordo com o estudo Tech Providers 2025 Special Report, do Gartner. Essa tendência é impulsionada por uma nova categoria de compradores fora da empresa de TI tradicional, que está ocupando uma fatia maior do mercado geral de TI. Hoje, os gastos totais de TI liderados pelos negócios chegam a 36% do orçamento total de TI formal.

“Os negócios digitais são tratados como um esporte de equipe pelos CEOs e não mais como domínio exclusivo do departamento de TI”, disse Rajesh Kandaswamy, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “O crescimento em dados digitais, ferramentas de desenvolvimento Low-code e desenvolvimento auxiliado por Inteligência Artificial (IA) estão entre os muitos fatores que permitem a democratização do desenvolvimento de tecnologia além dos profissionais de TI”, observou.

Os provedores de tecnologia e serviços precisarão estender seu fornecimento de ideias e desenvolvimento de tecnologia a novas comunidades, sejam elas baseadas no desenvolvimento de cidadãos, suas próprias comunidades de clientes ou outras fontes

A invasão da tecnologia em todas as áreas de negócios e entre os consumidores cria demanda por produtos e serviços fora dos departamentos de TI. As necessidades desses compradores nem sempre se encaixam perfeitamente nas ofertas dos fornecedores tradicionais.

Isso foi agravado pela crise da Covid-19 , que apenas expandiu a quantidade e o tipo de casos de uso que a tecnologia é necessária para atender. Em 2023, o Gartner prevê que US$ 30 bilhões em receita serão gerados por produtos e serviços que não existiam antes da pandemia. Os analistas do Gartner disseram que a rápida expansão dos serviços em Nuvem, iniciativas de negócios digitais e serviços remotos abriu a porta para novas possibilidades de integração e otimização.

Segundo o estudo, a Covid-19 também reduziu as barreiras para aqueles fora da TI para criar soluções baseadas em tecnologia, fornecendo um ponto de entrada para qualquer pessoa que pudesse atender às necessidades induzidas pela pandemia. Esses participantes incluem profissões não tecnológicas dentro das empresas – ou “tecnólogos de negócios” – desenvolvedores cidadãos, cientistas de dados e sistemas de IA que geram software.

Os fornecedores de tecnologia agora estão cada vez mais entrando em mercados relacionados ou em concorrência com fornecedores não tecnológicos, incluindo empresas inovadoras em serviços financeiros e varejo. Este último está criando soluções voltadas para TI com mais frequência e mais ambição, à medida que mais empresas continuam seus esforços de transformação digital. O Gartner espera que anúncios de alto nível de lançamentos de tecnologia de empresas não tecnológicas proliferem nos próximos 12 meses.

“A disponibilidade de tecnólogos de negócios fornece novas fontes de inovação e a capacidade de realizar o trabalho. Assim, os provedores de tecnologia e serviços precisarão estender seu fornecimento de ideias e desenvolvimento de tecnologia a novas comunidades, sejam elas baseadas no desenvolvimento de cidadãos, suas próprias comunidades de clientes ou outras fontes ”, disse Kandaswamy.

Serviço
www.gartner.com

cientista de dados

Desenvolvimento

Gartner

IA

low-code

produto

serviço

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento