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Engineering e Sabesp desenvolvem projeto para simplificar decisões

Empresa de tecnologia fornecerá plataforma baseada em Data-Driven para a Unidade de Negócio Leste da Sabesp. Com foco na redução de perdas reais e aparentes, faturamento e arrecadação, o projeto tornará a operação mais empreendedora, dinâmica e com decisões ágeis e precisas

Engineering e Sabesp desenvolvem projeto para simplificar decisões

A Unidade de Negócio Leste da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tomou a decisão de aperfeiçoar seus processos com foco no cliente e no aumento da efetividade operacional. Como parte da implantação desse modelo ágil de gestão operacional, a Unidade de Negócio Leste em parceria com a Enops Engenharia, a Suez Brasil e a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital, atuam no desenvolvimento de um pilar tecnológico por meio de soluções que visam decisões ágeis e precisas.

A mudança tem como objetivos reduzir desperdícios, eliminar atividades que não agregam valor, simplificar a operação para o aumento de produtividade e ampliar a oferta de serviços e produtos a partir da detecção dos melhores vetores de investimentos para a manutenção da competitividade e levar, cada vez mais, melhores experiências de relacionamento para os clientes.

Nós, como prestadores de serviços não conseguiremos essa agilidade se não mudarmos a nossa mentalidade e remodelarmos alguns de nossos processos para conseguirmos dar as respostas de uma forma mais acertada 

Para sustentar essa mentalidade do ponto de vista tecnológico, a Engineering integrará cerca de 40 fontes de dados em seus diversos formatos, prevendo chegar a um volume aproximado de um 1 terabyte para a carga histórica dos dados. A previsão é alcançar 5 terabytes até 2025. Esses dados fornecem as principais informações do negócio – água, esgoto e comercial, e, agora, estarão em uma plataforma única e centralizada, permitindo a tomada de decisão ágil, precisa, compartilhada e em tempo real.

De acordo com Maycon Rogério de Abreu, Superintendente da Unidade de Negócio Leste, hoje, a grande dificuldade é a descentralização dos dados e a falta de uniformidade para obtê-los. “Para se ter uma informação operacional, como a de arrecadação, por exemplo, demanda-se muito tempo e o envolvimento de diversas áreas e pessoas para lapidar os dados até o seu menor nível. Além disso, cada profissional apresenta a análise sob sua ótica. Com o projeto da Engineering, teremos um acompanhamento on-line dos 55 indicadores de resultados e suas mais de 600 variáveis de controle e esforços. Tudo por meio de modelos estatísticos proporcionados por tecnologias como Inteligência Artificial, IoT e Big Data”, acrescenta Abreu.

Com o go-live previsto para agosto, o projeto está na fase de definição das possibilidades de apresentação dos dados nos dashboards, que são painéis com indicadores que contemplarão os principais processos de negócio: água, esgoto e comercial. “As informações estão sendo estruturadas para obtermos uma análise crítica e em tempo real de todos os indicadores de resultados e drivers dos processos principais do negócio. Entre as análises disponíveis, estarão a redução de perdas reais e aparentes, reclamações de vazamento de água e de alta do consumo, a diminuição de evasão e do índice de obstrução de esgoto, os faturamentos, a arrecadação e todos os serviços correlatos.

As informações estarão disponíveis para toda a Unidade de Negócio Leste, que abrange parte da zona leste da Capital e mais oito municípios, por meio de suas três Unidades de Gerenciamento Regional, com dados disponíveis por Setores de Abastecimento, Distritos de Medição e Controle (DMC) e Bacias de Esgotamento Sanitário.

Quando pronto, o projeto impactará cerca de três milhões de pessoas e um milhão de residências e comércios. A expectativa é que, com as informações centralizadas e disponíveis em uma única plataforma, a Unidade de Negócio Leste tenha uma melhora no serviço prestado para a população, mitigando impactos como a falta de água e a resolução de solicitações, como as revisões de contas, por exemplo, num tempo mais ágil. O projeto está sendo implementado em conjunto com as superintendências coorporativas de Tecnologia da Informação e Comercial e Relacionamento com os Clientes, com o objetivo de escalar futuramente as informações que estão sendo geradas para toda a Sabesp.

“A sociedade clama por serviços mais rápidos e de qualidade. Nós, como prestadores de serviços não conseguiremos essa agilidade se não mudarmos a nossa mentalidade e remodelarmos alguns de nossos processos para conseguirmos dar as respostas de uma forma mais acertada”, acrescenta Maycon Rogério de Abreu, Superintendente da Unidade de Negócio Leste.

Para Jor-Ell de Assis, executivo comercial de Energy & Utilities da Engineering, com o projeto, a Unidade passará do patamar de analógica para digital, adentrando a era da inovação disruptiva e de Transformação Digital, que tem como maior aliado o uso inteligente dos dados nos processos de tomada de decisão. “Com um negócio totalmente orientado a dados, a Unidade Leste experimentará uma gestão mais ágil, segura e acertada com foco nas necessidades de seus clientes e seus objetivos de mercado”, finaliza Assis.

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