book_icon

TTG Brasil adota SAP Business One

TTG Brasil faz gerenciamento das operações agrícolas através do ERP

TTG Brasil adota SAP Business One

Dentre os países com maior área florestal, está o Brasil. Com 58,5% do território ocupado por florestas, totalizando uma área de aproximadamente 500 milhões de hectares, o País só fica atrás da Rússia. Diante desse cenário, a TTG Brasil, uma empresa que administra ativos florestais, adotou o SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto vem sendo liderado pela H&CO.

Com 15 anos de trajetória no mercado de investimentos em Timberland (ativos florestais), a TTG é responsável pela administração de cerca de 300 mil hectares de propriedades florestais no país, nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Para gerenciar todas essas atividades, são mais de 60 colaboradores.

Como esse segmento gera altas demandas e obrigatoriedade de documentações, relatórios e afins, logo, a empresa começou a sentir a necessidade de adequar o seu modelo de gestão. Até pouco tempo atrás, a TTG fazia o controle das operações por meio de planilhas onde eram anexados os Dados referentes às operações bancárias e fiscais. Diante de tamanha complexidade, adotou o SAP Business One para ajudar no controle das operações administrativas. À princípio, implementou o sistema para gerenciar e automatizar a parte financeira, despesas, contas a pagar e fluxo de caixa.

Segundo Camila Scardova, gerente administrativa da TTG Brasil, após a aquisição do software, os benefícios foram rapidamente perceptíveis. “A partir do uso do ERP, conseguimos ofertar um atendimento personalizado para os clientes e funcionários. Passamos a ter um controle mais palpável do planejamento e administração das nossas operações, além de estabelecer melhores ferramentas e produtos com base nas análises gerenciais”, explica.

Com as operações organizadas, a TTG Brasil reforçou ainda mais o seu compromisso de garantir a maior eficiência e transparência no planejamento e execução dos seus inventários florestais. A empresa atualmente monitora mais de 150 mil hectares de Eucalyptus e Pinus, em cinco estados através do Inventário Florestal Contínuo (IFC), e administra a venda da madeira para as principais empresas do setor florestal brasileiro com base no Inventário Florestal Pré-Corte (IPC). E, para auxiliar nessa jornada, a companhia adotou uma solução exclusiva da H&CO para o agronegócio.

A consultoria é uma parceira global da SAP e, além do SAP Business One, oferece o serviço de gestão agrícola integrado ao ERP para fazer todo o controle produtivo das ações de negociações de compra e venda, financiamento, plantio e classificação, gestão de contratos de fechamento de contas do produtor, gestão de manutenção, controle de balança rodoviária, resultado e contabilização.

Além disso, um dos grandes diferenciais da plataforma está na oferta de uma gestão mobile, para que seja fornecida uma visão geral através de uma gestão administrativa e financeira, bem como a plataforma em Nuvem, que auxilia na agilidade do controle de compra e estoque. A TTG Brasil já implementou a solução para gerenciamento de compras e agora está no processo de integrar o controle de estoque para continuar obtendo melhorias nos processos.

Para Érico Mazini, sócio da H&CO Brasil, o case da TTG Brasil se configura como um dos mais relevantes para a empresa. “O segmento de ativos florestais é um setor pujante, justamente, por estar amplamente relacionado com o agronegócio, que é um verdadeiro impulsionador da economia brasileira. Assim, ao implementarmos uma solução personalizada, podemos ver a eficácia do uso de ferramentas de gestão em todos os processos”, enfatiza.

O trabalho na TTG Brasil, hoje, se encontra na fase final para mensuração dos resultados. Para Flávio Silva, gerente de Operações da H&CO São José do Rio Preto, o projeto foi desafiador do ponto de vista da extração dos dados, porém muito satisfatório no ganho de eficiência. “Tivemos uma árdua jornada para extrair informações importantes para o SAP Business One. Entretanto, o comprometimento e a confiança de toda a equipe em fazer uma gestão eficiente, certamente, foi o que fez a diferença para esse case de sucesso”, destaca.

Atualmente, a TTG está com o foco em metrificar os resultados a partir da uniformização e estruturação dos processos. “Vemos o quanto evoluímos ao longo desse tempo. E, pretendemos ir ainda mais longe, fazendo a diferença nesse segmento tão relevante e sempre aperfeiçoando nossas práticas para oferecer o melhor serviço”, finaliza a gerente administrativa da TTG.

A H&CO é uma das empresas internacionais de consultoria em tecnologia e terceirização de serviços profissionais. Com 30 anos de história, a empresa está presente em 15 países com mais de 500 pessoas comprometidas em prestar serviços de qualidade em contabilidade, impostos internacionais, implementação de SAP Business One, gestão de entidade global, entre outros.

Serviço
www.hco.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.