book_icon

AT&T e Microsoft firmam aliança estratégica em 5G e Nuvem

A operadora de Telecom vai mover sua rede móvel 5G para o Azure, enquanto a Microsoft está adquirindo a plataforma Network Cloud

AT&T e Microsoft firmam aliança estratégica em 5G e Nuvem

A AT&T e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira (30/6) uma aliança estratégica, em que a operadora de Telecom vai mover sua rede móvel 5G para o Azure, enquanto a Microsoft está adquirindo a plataforma Network Cloud. Assim, o acordo abre caminho para que todo o tráfego de rede móvel da AT&T seja gerenciado usando as tecnologias do Microsoft Azure. As empresas começarão com o núcleo 5G da AT&T, o software no core da rede 5G que conecta usuários móveis e dispositivos IoT à Internet e outros serviços. Trazer cargas de trabalho de rede existentes e futuras para o Azure permitirá que a AT&T aumente a produtividade e a eficiência de custos enquanto se concentra na entrega de serviços de rede em grande escala que atendam às necessidades em evolução de seus clientes.

A Microsoft assumirá a responsabilidade pelo desenvolvimento de software e implantação da Nuvem de rede da AT&T imediatamente e trará a Nuvem de rede existente para o Azure nos próximos três anos

Por sua vez, a Microsoft terá acesso à propriedade intelectual e especialização técnica da AT&T para expandir sua oferta principal de telecomunicações, Azure for Operators . A Microsoft está adquirindo a tecnologia de plataforma Network Cloud de nível de operadora da AT&T, na qual a rede principal 5G da AT&T é executada. A plataforma da AT&T executa o núcleo 5G da AT&T em escala desde que a empresa lançou o 5G em 2018. Essa mudança traz cargas de trabalho 5G de produção do mundo real para o Azure for Operators. A equipe de engenharia da plataforma Network Cloud receberá ofertas para ingressar na Microsoft. A mudança está alinhada com o compromisso da Microsoft com a inovação contínua e voltada para o cliente. O Azure for Operators ajudará as operadoras em todo o mundo a fornecer serviços 5G altamente confiáveis, econômicos e seguros para consumidores e clientes empresariais.

“A AT&T tem uma das redes de backbone global mais poderosas do mundo, atendendo a centenas de milhões de assinantes. Nossa equipe Network Cloud provou que operar uma rede na Nuvem gera velocidade, segurança, melhorias de custo e inovação. A decisão da Microsoft de adquirir esses ativos é uma prova da liderança da AT&T em virtualização de rede, cultura de inovação e realização de um Stack de Nuvem de nível telco”, disse Andre Fuetsch, vice-presidente executivo e diretor de Tecnologia da AT&T. “A próxima etapa é tornar esse recurso acessível a operadores em todo o mundo e garantir que ele tenha os recursos por trás dele para continuar a evoluir e melhorar. E faça isso com segurança. A experiência em Nuvem da Microsoft e o alcance global os tornam a escolha perfeita para esta próxima fase”, salientou.

Inovação

A AT&T continuará operando sua rede e mantendo o relacionamento com os clientes. Ao usar a infraestrutura híbrida e hiperescala da Microsoft, a AT&T pode reduzir substancialmente os custos de engenharia e desenvolvimento. O acesso antecipado à Nuvem, IA e tecnologia de borda da Microsoft fornecerá à AT&T a flexibilidade de que precisa para inovar rapidamente e lançar serviços e experiências de cliente habilitadas pelo 5G.

“Com o Azure, as operadoras podem fornecer um modelo de serviço mais flexível e escalonável, economizar custos de infraestrutura e usar IA para automatizar operações e diferenciar as ofertas do cliente”, disse Jason Zander, vice-presidente executivo do Microsoft Azure. “Por meio de nossa colaboração com a AT&T, a Microsoft expandirá seu portfólio de telecomunicações para oferecer suporte às operadoras com uma Nuvem de nível de operadora que fornece experiências perfeitas no Azure e na rede da operadora”, comentou.

À medida que os especialistas em design, desenvolvimento e engenharia da AT&T se juntam às suas fileiras, a Microsoft pode aplicar seu conhecimento para expandir as habilidades de tecnologia que obteve com as aquisições de 2020 da Affirmed Networks e Metaswitch Networks para permitir que as operadoras executem uma rede de telecomunicações segura na Nuvem. Além disso, a Microsoft irá adquirir o software de engenharia e gerenciamento de ciclo de vida da AT&T usado para desenvolver e implantar uma Nuvem de nível de operadora que executa serviços de rede em contêineres ou virtualizados. A Microsoft tornará a plataforma aplicável a outras operadoras por meio do Azure para operadoras e investirá em um ecossistema para permitir uma transição mais simples e rápida das cargas de trabalho da rede para a nuvem.

A Microsoft assumirá a responsabilidade pelo desenvolvimento de software e implantação da Nuvem de rede da AT&T imediatamente e trará a Nuvem de rede existente para o Azure nos próximos três anos. As empresas não divulgam detalhes sobre termos financeiros.

Serviço
www.microsoft.com
www.att.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.