book_icon

AMD apresenta inovação na Computação de alta performance

Com expansão do portfólio, a fabricante apresenta aumento e agilidade no processamento HPC e as novas soluções que levam os jogos a um patamar acima

AMD apresenta inovação na Computação de alta performance

Com 52 anos na indústria de semicondutores a AMD divulga as mais recentes inovações tecnológicas de Computação e recursos gráficos voltados para a aceleração da Computação de alto desempenho, que englobam jogos, PCs e supercomputadores. A companhia reuniu alguns especialistas da unidade Brasil para detalhar as novidades em processadores Ryzen, em Centros de Dados com a última geração Epyc, e ainda, novas tecnologias gráficas para jogos.

O foco da companhia em desktop se volta para atender às necessidades do Corporativo – que vem com aumento de performance para garantir a expansão da portabilidade; de Jogos; Consumidor e Topo de linha. Já em notebooks o foco é para jogadores digitais e estudantes com chromebook e, para estações de trabalho, o Ryzen Pro vem atender aos perfis Corporativo e Consumidor.

Para 2022 deverá sair do forno o Zen 4, reforçando a afirmação de que a plataforma evolui de forma sólida

“Desenvolvemos hoje para as necessidades de cinco anos à frente. Somos pioneiros em muitas tecnologias que hoje temos no mercado, do ponto de vista da arquitetura e da fabricação”, afirma o diretor-geral da AMD, Sérgio Santos. Ele diz, ainda, que a plataforma Ryzen é a mais longeva, que até hoje tem tecnologia compatível e isso gera confiabilidade na marca.

Para 2022 deverá sair do forno o Zen 4, reforçando a afirmação de que a plataforma evolui de forma sólida.

Para esta família, a fabricante apresenta como último lançamento os processadores 5000, que apresentam o poder do Zen 3, com desempenho gráfico do Radeon. Hoje, as placas gráficas contribuem com as tarefas do processador “A dissipação de calor é muito maior que dos concorrentes e um dos focos da AMD é expandir o universo Radeon”, garante Santos, que promete novidades em breve nesse quesito.

Jogadores na mira
Outro anúncio diz respeito à disponibilidade do AMD Fidelity FX Super Resolution – FSR, e tem como proposta aumentar qualidade e resolução, contemplando especialmente os aficionados por jogos. Trata-se de uma tecnologia multiplataforma de Código Aberto projetada para agilizar e deixar mais leve o carregamento de imagens, e isso com metade do poder de processamento.

Open
Com a determinação de criar produtos que revolucionem o uso, independentemente de marcas, a AMD abriu o driver para livre uso da biblioteca GPUOpen, inclusive para concorrentes. A tecnologia de Código Aberto oferece suporte a processadores AMD e GPUs.

Alto desempenho
Com o desenvolvimento da terceira geração dos processadores Epyc, a fabricante traz menor tempo na obtenção de resultados e confiabilidade. O uso de Inteligência Artificial resulta, consequentemente, em melhoria na tomada de decisões.

De acordo com o executivo, a AMD mais do que dobrou o número de soluções disponíveis em comparação com o processador da geração anterior, incluindo soluções para infraestrutura hiperconvergente, gerenciamento de dados e análise de dados.

O Google Cloud criou um Centro de Dados totalmente com Epyc. “Há alta demanda e interesse de grandes provedores de soluções em Nuvem, a exemplo da AWS, Azure e Oracle”, informa Santos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.