Atualmente, 50 comércios de pequeno e médio porte de diversos segmentos, inclusive bares e restaurantes, controlam o fluxo de caixa e o estoque de produtos por meio do ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) fornecido pela Controller, empresa de softwares de gestão empresarial.
Nomeado Notalize, o sistema foi construído em GeneXus, desenvolvedora global de softwares baseados em Inteligência Artificial. Já a conexão entre a Controller e a tecnologia low-code da desenvolvedora global foi responsabilidade da Heurística, distribuidora regional da GeneXus.
O sistema, fornecido num formato SaaS (Software as a Service) e parametrizado de acordo com as necessidades de cada negócio, teve recentemente duas grandes modificações, foi reformulado de Windows para Web e migrado à Nuvem. Como resultado, os clientes acessam de qualquer localidade e dispositivo móvel os layouts que estão mais simplificados e intuitivos, porém robustos devido aos novos campos de produto, ficha técnica, características, entre outros.
“As reformulações foram essenciais para suportar o crescimento do negócio diante da pandemia da Covid-19 e, como consequência, a alta adesão Web e comercialização de produtos por meio deste canal digital. Quinzenalmente, realizamos atualizações sistêmicas para corrigir gargalos e implementar melhorias e, principalmente, estar de acordo com as demandas de mercado”, acrescenta Mário Nantes, gerente de desenvolvimento da Controller.
De acordo com Nantes, o objetivo do time é conquistar o marco de “bug zero”, e somente este ano, foram liberadas oito novas versões para atingi-lo. Já em 2020, o Notalize teve 24 atualizações focadas em evoluir o produto.
Numa das últimas versões quinzenais, o sistema de gestão empresarial foi integrado à plataforma de e-commerce nomeada Loja Integrada e, também, ao marketplace Mercado Livre por meio da SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) disponibilizada pela GeneXus. Além dessas integrações, foram acrescidos recursos, como o SAT (XX), um equipamento físico que funciona somente através de USB (abreviatura de Universal Serial Bus), mas atualmente opera junto ao ERP da Controller.
Para Reinaldo Florindo, gerente comercial, da Heurística, um dos principais benefícios da GeneXus é poder utilizar as tecnologias mercadológicas mais modernas sem precisar conhecê-las com profundidade, o que elimina a preocupação dos analistas acerca de conhecimento de todas as linguagens de programação, além de permitir o consumo e a integração de API’s de outras plataformas.
“Tais resultados são conquistados pela simplicidade e agilidade da tecnologia low-code que permitem às empresas, como a Controller, liberar quinzenalmente atualizações sistêmicas sem impactar os clientes que utilizam determinado software”, finaliza Ricardo Recchi, country-manager da GeneXus.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo