book_icon

Mercado de cibersegurança cresce e Brasil entra para rota de estudo global

Autor do ISG Provider Lens Cybersecurity – Solutions & Services dá spoiler e adianta que o estudo constatou que aumento na procura por soluções completas fez empresas aderirem a fusões e aquisições

Mercado de cibersegurança cresce e Brasil entra para rota de estudo global

O Brasil estará entre os países que participarão do estudo global de soluções e serviços de segurança cibernética oferecidos por fornecedores em todo o mundo, conforme anunciado pela TGT Consult, empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia. O estudo cobrirá o mercado global de segurança cibernética e examinará os seguintes países: EUA, Reino Unido, Alemanha, Suíça, França, Austrália e países nórdicos.

De acordo com Omar Tabach, sócio-diretor da TGT Consult, “o Brasil passou a fazer parte da rota mundial da ISG em função do aumento da relevância do tema no País, motivado por três grandes mudanças no mercado: LGPD, trabalho remoto e o aumento dos crimes cibernéticos”. O relatório tem previsão de lançamento para o início do segundo semestre.

O que observamos bastante durante o estudo foi que houve, como consequência da mudança de consumo, o crescimento por meio de fusão e, principalmente, aquisição, como uma alternativa para obter mais recursos na oferta  

Em entrevista, Paulo Brito, autor da pesquisa e analista líder da TGT Consult/ISG, adiantou que o ISG Provider Lens Cybersecurity – Solutions & Services trará uma análise aprofundada do setor, cobrindo uma variedade de serviços de segurança cibernética, incluindo gerenciamento de identidade e acesso e prevenção contra perda de dados, em um momento em que as empresas em todo o mundo enfrentam números crescentes de ameaças à segurança de invasores cada vez mais sofisticados.

Segundo Brito, desde 2020, as empresas vêm acelerando seus processos de digitalização. Com a obrigatoriedade do trabalho remoto, trazida pela pandemia do coronavírus, o risco cibernético se tornou cada vez mais amplo. “As empresas se viram em uma situação na qual o acesso ao sistema era necessário, mas a forma de acesso e os equipamentos utilizados não estavam aptos para fazer isso de forma segura. Muitas dessas companhias se refugiaram ou migraram para a nuvem, já que não havia mais acesso aos seus equipamentos e redes”, o que fez crescer a vulnerabilidade, conforme explica o analista.

Paulo Brito também afirma que a insegurança causada pela pandemia da Covid-19 resultou em empresas adquirindo diversas outras soluções, buscando por fornecedores com serviços mais completos – algo que motivou o crescimento em fusões e aquisições no setor. “Como resultado, muitas empresas cresceram em até dois dígitos. O que observamos bastante durante o estudo foi que houve, como consequência da mudança de consumo, o crescimento por meio de fusão e, principalmente, aquisição, como uma alternativa para obter mais recursos na oferta”. Tal comportamento também passou a ser motivado pela possibilidade de maior benefício financeiro aos clientes (contratantes), que podem focar seu orçamento em um único fornecedor que ofereça todos os serviços que ele precisa.

Outra reação do mercado, impulsionado pelo aumento da demanda, foi uma maior escassez de profissionais especializados. “Talvez esse seja o problema mais grave detectado no estudo e que merece atenção. Para se ter uma ideia, no mundo inteiro, há um déficit de cerca de 3 milhões de profissionais da área de cibersegurança”, alerta Paulo. Segundo ele, isso nunca vai ser suprido. Acredita-se que a Inteligência Artificial possa ser uma ferramenta para minimizar a escassez.

A edição 2021 do relatório ISG Provider Lens Cybersecurity – Solutions & Services contará com 6 quadrantes, sendo um a mais que o do ano passado. No campo de empresas de soluções de cibersegurança estão: Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM); Prevenção Contra Vazamento/Perda de Dados (DLP) e Segurança de Dados; e o novo quadrante de Proteção, Detecção e Resposta Avançada a Ameaças de Endpoint (ETPDR Avançado). Já no campo de empresas de serviços de cibersegurança, permanecerão os mesmos quadrantes, sendo eles: Serviços Técnicos de Segurança; Serviços de Segurança Estratégica; e Serviços Gerenciados de Segurança.

A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group (ISG) no Brasil.

Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação.

O ISG (Information Services Group) é uma empresa global em pesquisa e consultoria de tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 maiores empresas do mundo. O ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e privado e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e realizar um crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; consultoria de sourcing; gestão de serviços de governança e risco; serviços de operação de rede; estratégia de tecnologia e projeto operacional; mudar a gestão; inteligência de mercado e pesquisa e análise da tecnologia. Fundado em 2006 e sediado em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1,3 mil profissionais em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, pesquisa e análise de classe mundial, capacidades baseadas nos dados de mercado mais abrangentes da indústria.

Serviço
https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.