book_icon

iPadOS 15 chega com novos recursos de produtividade e colaboração

Sistema operacional traz recursos multitarefa mais intuitiva, um novo design de tela inicial com widgets integrados e biblioteca de aplicativos

iPadOS 15 chega com novos recursos de produtividade e colaboração

A Apple apresentou o iPadOS 15, com novos recursos que ajudam os usuários a serem mais produtivos e levando a versatilidade do iPad ainda mais longe. Segundo a empresa, o novo sistema operacional iPadOS 15 apresenta uma experiência multitarefa ainda mais intuitiva, tornando recursos como Split View e Slide Over mais fáceis de descobrir, mais fáceis de usar e poderosos. O Notes abrange todo o sistema com o Quick Note e oferece novas maneiras de colaborar e organizar, seja digitando ou escrevendo com o Apple Pencil.

Novos layouts de widget para a tela inicial e biblioteca de aplicativos oferecem maneiras simples de personalizar a experiência do iPad e organizar aplicativos. O aplicativo Translate oferece novos recursos para tradução de texto e conversas, e os usuários agora podem criar aplicativos para iPhone e iPad, no iPad, com o Swift Playgrounds. O iPadOS 15 também inclui novos controles de privacidade no Siri, Mail e mais locais no sistema para proteger ainda mais as informações do usuário.

“Estamos entusiasmados em tornar a experiência do iPad ainda melhor com o iPadOS 15”, disse Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple. “Com multitarefa mais intuitiva, um novo design de tela inicial com widgets integrados e a biblioteca de aplicativos, anotações em todo o sistema com Quick Note, Translate projetado para iPad, SharePlay, uma experiência de Safari redesenhada, novas ferramentas para manter o foco e muito mais, os usuários agora podem ser ainda mais produtivo”, completou.

O iPadOS 15 torna o trabalho com vários aplicativos mais fácil. Um novo menu multitarefa aparece na parte superior dos aplicativos, permitindo que os usuários entrem em Split View ou Slide Over com apenas um toque. Os usuários agora têm acesso rápido à tela inicial ao usar a visualização dividida, tornando mais fácil acessar o aplicativo certo. Usando a nova prateleira, eles também podem realizar multitarefas com aplicativos que possuem várias janelas, como Safari e Pages, bem como visualizar e-mails rapidamente.

A experiência com um teclado externo permite que os usuários façam mais com todos os novos atalhos de teclado e um redesenho da barra de menus. Os usuários podem configurar e alternar rapidamente entre Split View e Slide Over com novos atalhos para multitarefa direto do teclado.

Com o novo sistema, os usuários agora podem colocar widgets entre aplicativos nas páginas da tela inicial, fornecendo mais informações em um piscar de olhos e oferecendo uma experiência mais personalizada. Projetado especificamente para a tela maior do iPad, um novo e maior tamanho de widget é perfeito para exibir vídeos, músicas, jogos, fotos e muito mais. O iPadOS 15 também traz novos widgets para App Store, Find My, Game Center, Mail e Contatos.

Mais recursos

Também chegando ao iPad está a App Library, que organiza automaticamente os aplicativos em categorias úteis, como Produtividade, Jogos e Adicionados Recentemente, e permite que os usuários acessem todos os seus aplicativos diretamente do Dock.

Tomar notas no iPad fica ainda melhor com novos recursos que tornam mais fácil capturar e organizar pensamentos. O Notes abrange todo o sistema com o Quick Note, uma maneira rápida e fácil de fazer anotações em qualquer lugar do sistema. Quer navegando no Safari ou encontrando um restaurante no Yelp, os usuários podem abrir o Quick Note em qualquer lugar para anotar um pensamento e adicionar links, fornecendo uma maneira fácil de voltar exatamente ao que estavam olhando.

O Notes também oferece novas maneiras de organizar, colaborar e capturar informações. Os marcadores tornam mais fácil categorizar as notas e encontrá-las rapidamente com um navegador totalmente novo e Pastas inteligentes baseadas em marcas. Para usuários que trabalham com outras pessoas em notas compartilhadas, as menções criam uma maneira de notificar os colaboradores e vinculá-los de volta à nota, e uma nova visualização de Atividade mostra as atualizações recentes na nota.

O FaceTime ajuda os usuários a se conectar facilmente com quem mais importa e, com o iPadOS 15, as conversas com amigos e família são ainda mais naturais. Os usuários agora podem compartilhar experiências com o SharePlay enquanto se conectam com amigos no FaceTime, incluindo ouvir músicas junto com o Apple Music, assistir a um programa de TV ou filme em sincronia ou compartilhar sua tela para visualizar aplicativos juntos. Os controles de reprodução compartilhados permitem que qualquer pessoa reproduza, pause ou salte adiante. Os usuários podem estender a reprodução para a Apple TV e assisti-la em sua TV enquanto compartilham o momento com amigos e familiares conectados pelo FaceTime. O SharePlay também permite que os usuários compartilhem sua tela, perfeito para navegar na web juntos.

O navegador Safari tem um novo design de guia que permite aos usuários ver mais da página enquanto navegam. Uma nova barra de guias assume a cor da página da Web e combina guias, a barra de ferramentas e o campo de pesquisa em um design único e compacto. Os Grupos de Guias oferecem uma nova maneira de salvar e gerenciar guias facilmente – ótimo para planejar viagens, fazer compras ou armazenar guias frequentemente visitadas. Os Grupos de Guias também são sincronizados com Mac e iPhone, para que os usuários possam continuar seus projetos de qualquer lugar ou compartilhá-los facilmente com amigos e familiares. O Safari no iPad agora também oferece suporte a extensões da web, disponíveis na App Store.

O aplicativo Translate chega ao iPad com novos recursos que tornam as conversas mais fáceis e naturais. Ao usar o aplicativo, o Auto Translate detecta quando alguém está falando e em qual idioma, para que os usuários possam conversar naturalmente sem ter que tocar no botão do microfone. Para conversas ainda mais pessoais, a visualização face a face permite que duas pessoas se sentem frente a frente com o iPad entre elas e vejam as traduções da conversa de seu próprio lado. O texto agora pode ser traduzido em qualquer lugar no iPad selecionando-o e tocando em Traduzir, e o texto manuscrito também pode ser traduzido. Em combinação com o Live Text, os usuários podem até traduzir texto em fotos.

Serviço
www.apple.com

Apple

FaceTime

iPad

iPadOS 15

iPhone

Safari

SharePlay

Siri

tablet

Translate

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento