book_icon

Modelagem de processos é fundamental para otimizar os fluxos de trabalho

Plataforma low-code auxilia na gestão de processos nas organizações

Modelagem de processos é fundamental para otimizar os fluxos de trabalho

A modelagem de processos é essencial para auxiliar empresas que desejam otimizar a gestão de seus negócios por meio da automatização dos fluxos de trabalho. A técnica visa fornecer uma visão ponta a ponta ou parcial sobre algum processo, tornando-se uma atividade fundamental para o gerenciamento da empresa a fim de melhorar a comunicação entre departamentos, diminuir desperdícios e facilitar a automatização dessas rotinas.

9 em cada 10 empresas pretendem aumentar ou manter investimentos em qualificação tecnológica 

O interesse de empresas por tecnologias e ferramentas de gestão está crescendo cada vez mais. A pesquisa “Agenda 22”, realizada pela Deloitte, apontou que a maior parte das empresas brasileiras deve manter ou aumentar investimentos em tecnologia e capacitação de profissionais como forma de responder à transformação digital e garantir a sustentabilidade em seus negócios. De acordo com o estudo, 9 em cada 10 empresas pretendem aumentar ou manter investimentos em qualificação tecnológica. Além disso, os dados revelam que 96% das empresas pretendem investir mais em tecnologias como aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão.

A Zeev, empresa referência no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias low-code para automatização de processos, indica a opção low-code, principalmente, para organizações que buscam automatizar os processos de forma rápida.

Rafael Bortolini, líder, de Produto da ZeevCrédito da imagem João Stein-Divulgação Zeev (2)
Rafael Bortolini, líder de Produto da Zeev.

“A modelagem de processos é fundamental para gestão de técnicas e melhorias nas organizações, sendo um conjunto de habilidades que permitem que pessoas compreendam, comuniquem, meçam e gerem a estratégia do negócio. Entendemos que o próximo passo após a modelagem é automatizar o processo de negócio. Sendo assim, você está criando um software customizado para resolver um problema da empresa.”, afirma Rafael Bortolini, Head de Produtos da Zeev.

Entende-se por processo uma ordem determinada de atividades ou tarefas que estão espalhadas por um espaço de tempo, com produtos, serviços e matérias-primas definidos e que possuem começo, meio e fim. Modelar processos, por sua vez, abrange um conjunto de habilidades que permitem que as pessoas compreendam, comuniquem, meçam e gerem os componentes da estratégia dos negócios.

Desse modo, é possível ter uma visualização mais ampla e compreensível das operações realizadas e, assim, otimizar essas ações. Isto é, a técnica ajuda a criar um modelo de funcionamento do processo com foco em atingir algum objetivo, como automatização ou acompanhamento. “O primeiro benefício claro dessa abordagem é que processos são representados por notações gráficas de fluxogramas (e derivados). Além disso, o modo como o Zeev automatiza processos fortalece a transparência organizacional (que alimenta auditoria e Compliance), afirma Bortolini.

Por isso, um modelo de processo deve ser desenvolvido por uma empresa sempre que houver necessidade de saber cada detalhe do fluxo do processo, padronizar o processo em nível de detalhe e automatizar o processo com alguma ferramenta de BPMS (Business Process Management System) – software que gerencia processos de Negócios. Assim, é possível começar a automatização do processo da forma mais adequada.

A Zeev desenvolve e fornece softwares com tecnologia low-code, que permite que outras empresas possam desenvolver seus próprios software e aplicativos. Tem como crença que qualquer pessoa pode facilitar sua rotina de trabalho e se propõe a conectar os departamentos, fazendo o trabalho fluir com leveza, otimizando resultados e favorecendo a escalada de negócios.

Crédito da imagem João Stein-Divulgação Zeev (2)

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.