A pandemia fez com que todos fossem obrigados a se adaptar à nova realidade. Não é uma tarefa fácil ou simples, foi – e ainda é – necessário analisar todas as mudanças iminentes e alterar a maneira de trabalhar, estudar e, de forma geral, se relacionar com a vida e o cotidiano. Mas é possível tirar aprendizados valiosos dessa experiência desafiadora.
Uma das principais preocupações das empresas está relacionada à produtividade dos colaboradores que foram obrigados a atuar de forma remota. No entanto, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Fundação Dom Cabral, em 2021, quase 60% dos entrevistados afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos trabalhando de casa – apresentando um aumento de 16 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.
Uranio Bonoldi, especialista em cargos de alta gestão e professor para turmas de MBA da Fundação Dom Cabral, aponta que “as mudanças impostas pela pandemia obrigaram as organizações a serem inovadoras em diversos aspectos, entre eles a maneira que se relacionam com seus colaboradores”. O especialista também reitera que “os ensinamentos não vão ficar para trás junto com a pandemia, empresas como Twitter e Xp já afirmaram que o home office e o modelo híbrido de trabalho serão definitivos”.
No entanto, ainda de acordo com a mesma pesquisa – que foi realizada com 1.075 entrevistados em 23 estados – houve uma redução do bem-estar do colaborador em operações remotas ou híbridas, fomentando a discussão sobre saúde mental. Observamos um crescimento exponencial no número de casos de ansiedade e depressão, – portanto é necessário que as empresas se atentem, entendam e sejam flexíveis com as dificuldades que cada um está passando, além de tomarem medidas para cuidar de seus funcionários, tanto no quesito físico quanto no mental.
Serviço
https://www.influência e poder.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo