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Veeam cresce na AL e busca novos parceiros na região

Em evento mundial realizado esta semana, a empresa detalhou nova estratégia, que mira serviços em Nuvem, apesar de sua maior receita ainda vir do on-premises

Veeam cresce na AL e busca novos parceiros na região

A Veeam Software, provedora de soluções de backup, recuperação e gerenciamento de dados, está realizando esta semana seu evento anual VeeamOn 2021, que para as Américas e EMEA terminou ontem (26/5). A empresa vem apostando fortemente na Nuvem e essa estratégia foi passada para os parceiros de canal durante o evento. “Nunca houve melhor momento para o parceiro da Veeam. Segundo dados da IDC para a América Latina, o mercado de proteção de dados durante o segundo semestre de 2020 retraiu 1,8%. A Veeam, nesse mesmo período, cresceu 31,8%. Os números mostram que não oferecemos mais do mesmo e será muito difícil não sermos líder em market share daqui a três anos”, disse Elder Jascolka, country manager da Veeam no Brasil.

Segundo o executivo, o cliente hoje vai para a Nuvem porque não quer comprar e montar uma infraestrutura, com servidores, switches e o storages, que leva meses para comprar e colocar no ar. “Os nossos parceiros oferecem a solução completa. Todas as nossas licenças precisam que os dados sejam armazenados em algum lugar e é aí que o trabalho do parceiro se potencializa, pois ele vai oferecer um disco local ou trabalhar com o player de Nuvem dele. Nós nunca concorremos com o nosso canal, diferentemente das soluções dos nossos concorrentes”, afirmou Jascolka.

Em sua opinião, o modelo de negócios também beneficia os clientes, por isso a empresa vem apresentando crescimento, ao mesmo tempo em que o mercado encolheu. “Somos uma proteção de investimento para o cliente no presente e no futuro. Se ele quiser começar on-premises e depois ir para a Nuvem, nossa licença flutua com ele, não é preciso comprar de novo”, observou o executivo. “O cliente não tem a preocupação de trabalhar com os custos relacionados ao crescimento de dados. Só no primeiro trimestre deste ano movimentamos 100 PB de dados para a Nuvem pública e os clientes não foram cobrados por isso. Este é um modelo ótimo para quem fornece e para quem compra. A maturidade do nosso modelo de negócio, o avanço tecnológico que temos e a flexibilidade que os parceiros e clientes têm de compor a solução justificam os resultados que temos obtido na América Latina e no mundo”, comentou.

A maior parte da receita da Veeam ainda vem do on-premises, mas os serviços em Nuvem vêm apresentando forte aceleração. O Veeam Backup para Microsoft Office 365 é o produto com crescimento mais rápido da empresa nos últimos dois anos, reportando 222% do crescimento ano a ano e baixado por mais de 175 mil organizações com 6 milhões de caixas de e-mail sendo protegidas. “O nosso modelo Service Provider, que é parecido como o modelo em Nuvem, também vem crescendo. No Brasil, nossos negócios nesta área cresceram 61%”, afirmou Jascolka.

Oportunidades

Para Sara Wilson, diretora de Canais Latam da Veeam, os parceiros da região estão se preparando para oferecer serviços para a Nuvem aos seus clientes em modelos híbridos. “Desde o ano passado passamos a contar com receitas de vendas da Nuvem. Para o cliente, o modelo é bastante flexível e o nosso parceiro pode vender on-premises ou serviços em uma plataforma da Nuvem. Os parceiros estão recebendo essa mudança de forma bastante positiva, pois passam a contar com nova receita recorrente”, comentou a executiva. “A transição para a Nuvem abre oportunidades, os parceiros têm agora duas fontes de receitas. Os parceiros estão se adaptando à forma como o cliente quer consumir e oferecemos diversos tipos de treinamentos para eles entenderem o modelo e poderem se posicionar”, comentou.

“Somos uma empresa dedicada ao canal, eles são os nossos braços estendidos para o mercado, temos um programa bastante interessante para eles, com diferentes incentivos, treinamentos, apoio comercial e de marketing”, observou Sara. “A partir deste ano apresentamos novos treinamentos no nosso portal de parceiros sem nenhum custo, são cursos para pré-venda e comercial. Fizemos alguns ajustes em nosso programa de canais este ano, com descontos maiores para parceiros que estão registrando oportunidades”, lembrou a diretora, fazendo um convite para empresas do setor. “Estamos abertos para receber novos parceiros que queiram trabalhar conosco, e que precisam ter conhecimentos em Data Center, armazenamento, Nuvem, virtualização e Kubernetes”, finalizou.

Serviço
www.veeam.com

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