book_icon

Oracle anuncia sua primeira oferta de computação baseada em Arm

Os clientes agora podem executar cargas de trabalho nativas da Nuvem e de uso geral em instâncias baseadas em Arm no Oracle Cloud Infrastructure

Oracle anuncia sua primeira oferta de computação baseada em Arm

Para ajudar os clientes e desenvolvedores a aproveitarem as vantagens dos processadores Arm, a Oracle está fornecendo ferramentas, soluções e suporte para fomentar o desenvolvimento de aplicativos baseados nesta plataforma. A Oracle também anunciou que sua primeira oferta de computação baseada em Arm, OCI Ampere A1 Compute, está disponível no Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Agora, os clientes podem executar cargas de trabalho nativas da Nuvem e de uso geral em instâncias baseadas em Arm com benefícios significativos de preço/desempenho.

A Oracle afirma ser o único grande provedor de Nuvem que oferece instâncias de computação baseadas em Arm a apenas um centavo por hora do núcleo, o custo mais baixo do setor por núcleo, com dimensionamento flexível de VM de 1 a 80 OCPUs e 1 a 64 GB de memória por núcleo ou como serviço bare metal com 160 núcleos e 1 TB de memória. Os clientes agora podem implantar aplicativos otimizados para Arm em contêineres, servidores bare metal e máquinas virtuais na Nuvem pública Oracle, ou na Dedicated Region Cloud @ Customer.

Em termos de benchmarks, ao executar cargas de trabalho de codificação de vídeo x264 no OCI Ampere A1, a Oracle observou um aumento de desempenho de até 10% e um benefício de preço/desempenho de até 22% em comparação a sistemas baseados em x86

“Vemos uma demanda crescente por computação Arm do lado do servidor e a adição de instâncias de computação baseadas em Arm ao nosso amplo portfólio de ofertas permite que os clientes escolham os processadores certos para suas cargas de trabalho”, disse Clay Magouyrk, vice-presidente executivo da Oracle Cloud Infrastructure. “Agora, os clientes que precisam de uma plataforma Arm para desenvolvimento podem obter a flexibilidade, escalabilidade e desempenho de preço de que precisam. Também estamos tornando muito mais fácil para os desenvolvedores moverem seus aplicativos e desenvolverem novos no Oracle Cloud Infrastructure”, comentou.

Ecossistema

A Oracle está investindo no ecossistema Arm, fornecendo aos desenvolvedores mais opções em instâncias de computação e preço/desempenho superior em comparação com qualquer outra instância x86 por núcleo. Três ofertas distintas estão disponíveis para os desenvolvedores começarem no OCI. Com Oracle Cloud Free Tier, os desenvolvedores recebem US$ 300 em créditos gratuitos por 30 dias. O acesso Always Free Arm oferece aos desenvolvedores quatro núcleos Ampere A1 e 24 GB de memória – uma das ofertas mais generosas do setor. Por último, com o programa Arm Accelerator recém-lançado, desenvolvedores de código aberto, parceiros ISV, clientes e universidades com projetos de desenvolvimento baseados em Arm que precisam de mais recursos além do que o Oracle Cloud Free Tier oferece, podem se inscrever para receber créditos do Oracle Cloud por 12 período do mês.

O stack de desenvolvimento da Oracle está disponível em instâncias Ampere A1, incluindo Oracle Linux, Java, MySQL, GraalVM e o serviço Oracle Container Engine for Kubernetes (OKE). Para tornar mais fácil para os desenvolvedores começarem, a Oracle criou uma imagem do Oracle Linux Cloud Developer, que permite aos clientes instalar, configurar e lançar um ambiente de desenvolvimento que inclui ferramentas de cliente OCI, utilitários e linguagens de programação comuns, como Java, GraalVM, Python, PHP, Node.js, Go e C / C ++. A imagem do desenvolvedor é facilmente acessível e pode ser implantada a partir do console OCI.

Para ajudar os clientes a aproveitarem o que há de mais recente em tecnologia Arm, a Oracle está trabalhando em estreita colaboração com uma ampla variedade de parceiros de tecnologia e código aberto, como GitLab, Jenkins, Rancher, Datadog, OnSpecta, NGINX e Genymobile. Para ajudar a crescer e enriquecer o ecossistema de desenvolvedores da Arm, a Oracle também anunciou que está se juntando à Continuous Delivery Foundation (CDF), uma comunidade de código aberto neutra para fornecedores para sustentar os projetos de código aberto CI/CD de crescimento mais rápido.

Novo processador Ampere Altra

As arquiteturas Arm são extremamente eficientes, escaláveis ​​e flexíveis, tornando o processador adequado para tudo, desde smartphones, dispositivos IoT, PCs, aplicações automotivas e industriais, até supercomputadores e servidores. Da borda à Nuvem, os clientes podem tirar proveito da variedade de opções de computação da Oracle, seus servidores bare metal e um dos primeiros formatos de máquina virtual flexível com base em Arm do setor, para que possam dimensionar corretamente suas cargas de trabalho.

Agora os clientes podem construir com mais precisão suas máquinas virtuais para atender aos requisitos de carga de trabalho, para que possam obter o melhor desempenho enquanto otimizam os custos. Essas formas de computação são realmente de uso geral e adequadas para executar um conjunto diversificado de cargas de trabalho de computação intensiva.

O OCI Ampere A1 Compute oferece preço/desempenho superior para cargas de trabalho de propósito geral, como servidores Web, servidores de aplicativos e contêineres. Essas formas oferecem desempenho equilibrado e um ponto de preço ideal para cargas de trabalho de scale-out baseadas em nuvem, como NGINX e aplicativos da Web.

De bancos de dados a análises, os processadores Arm oferecem desempenho previsível para bancos de dados, como Redis e MySQL. Cargas de trabalho com muita memória e aplicativos multithread, como bancos de dados na memória e armazenamentos de valores-chave, apresentam desempenho superior.

A alta contagem de núcleos da Ampere Altra (até 160) é ideal para a densidade e escala necessárias para o desenvolvimento e teste de aplicativos móveis. Além disso, o desenvolvimento de aplicativos baseados em iOS ou Android no OCI Ampere A1 Compute elimina a necessidade de um emulador ou virtualização, levando a um desempenho superior.

Segundo a empresa, os processadores Arm fornecem os benefícios de preço/desempenho que os tornam uma plataforma comumente usada para aplicativos científicos e de alto desempenho, como inferência de IA/ML, transcodificação de mídia e execução de stacks de HPC como CFD, WRF, OPENFAM, GROMACS, BLAST, BeeGFS e NAMD.

Em termos de benchmarks, ao executar cargas de trabalho de codificação de vídeo x264 no OCI Ampere A1, a Oracle observou um aumento de desempenho de até 10% e um benefício de preço/desempenho de até 22% em comparação a sistemas baseados em x86. Para cargas de trabalho de proxy reverso NGINX no OCI Ampere A1, a Oracle obteve um aumento de desempenho de 46% e um benefício de preço/desempenho de até 62% em comparação com sistemas baseados em x86.

Serviço
www.oracle.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.