Apesar de esta ser uma época de investimentos sem precedentes em infraestrutura e transformação digital, mais de dois terços (68%) dos diretores de TI (CIOs) em todo o mundo acreditam que sua área não está totalmente preparada para ajudar suas empresas a resistirem a outra grande interrupção nos negócios. Além disso, menos da metade (44%) concorda fortemente que está bem posicionada para apoiar o crescimento da empresa após a pandemia. As informações constam do estudo “Pilots, Co-pilots and Engineers: digital transformation insights from CIOs for CIOs”, divulgado nesta terça-feira (25/5) pela Genpact e realizado em parceria com o MIT Sloan CIO Symposium. O estudo apresenta as opiniões de 500 CIOs e líderes de tecnologia sobre as lições aprendidas ao resistir à tempestade da pandemia e preparação para a jornada adiante.
O relatório revela três tipos distintos de CIOs: Pilotos, Co-pilotos e Engenheiros, cada um com vários níveis de influência sobre as mudanças orientadoras em suas empresas. Apenas 22% dos CIOs são Pilotos, liderando o caminho e conduzindo a jornada de transformação estrategicamente nas principais funções de negócios. O maior grupo, 61%, são Co-pilotos em parceria com líderes de negócios para moldar e entregar transformação. E 17% dos CIOs são Engenheiros, simplesmente executando, não direcionando a transformação.
A capacidade de um CIO de conduzir a transformação digital nos lugares certos na hora certa pode fazer a diferença ou quebrar um negócio. Durante a interrupção do ano passado, os CIOs que investiram na migração de Data Centers para a Nuvem, automatizando processos, capacitando funcionários, adotando análises avançadas, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) se adaptaram com mais sucesso. Olhando para o futuro, os Pilotos estão inovando, os Co-pilotos estão se modernizando e os Engenheiros estão tentando se atualizar.
“Nosso estudo global valida o que estamos vendo em nossos clientes. À medida que o poder da Nuvem, dos dados e da IA redefinem o futuro do trabalho, a função do CIO está evoluindo exponencialmente, mas não igualmente”, disse Sanjay Srivastava, diretor digital da Genpact. “CIOs Piloto de transformação que impulsionam o alinhamento entre os C-suite e colocam o foco organizacional na construção de resiliência e inovação serão os co-criadores de novos modelos de negócios e empresas prontas para o futuro”, comentou.
Descobertas
O estudo da Genpact ainda mostra que influenciar a agenda do CEO é fundamental para o sucesso da transformação dos CIOs. As descobertas mostram que não é suficiente simplesmente ter acesso ao CEO, mas sim ter um assento na mesa para influenciar a sua agenda. É claro que para impulsionar a mudança estratégica, um CIO precisa se reportar em um alto nível organizacional, de preferência ao CEO. Mas, para os CIOs mais bem-sucedidos, as reuniões regulares do CEO, não apenas as linhas de relatórios, fazem toda a diferença na capacidade de alavancar a experiência combinada de negócios e tecnologia para influenciar a agenda estratégica de negócios da empresa.
Ser uma organização orientada por dados também é fundamental para o sucesso. Os CIOs estão alinhados com a necessidade de serem orientados por dados. Quase todos (98%) concordam que suas empresas tomam decisões baseadas em dados para obter valor comercial. Os entrevistados citaram a IA e o ML como as principais tecnologias que ajudarão os CIOs a atingir seus objetivos e a melhor opção para investimento se eles tivessem recursos financeiros adicionais. Essas tecnologias permitem que os CIOs aproveitem ao máximo os dados à sua disposição, gerando insights preditivos para uma tomada de decisão mais informada.
Por outro lado, no mundo virtual do trabalho, os CIOs estão negligenciando o RH. À medida que a pandemia forçou mais foco na segurança dos funcionários, 41% dos entrevistados disseram que a área de TI era responsável por ajudar a monitorar o bem-estar dos funcionários. Apesar disso, os recursos humanos ainda ficaram em último lugar entre as áreas funcionais que os CIOs priorizaram para investimento em tecnologia full-stack nos próximos dois anos. Isso avisa sobre uma possível desconexão no atendimento às necessidades dos funcionários com o surgimento de novos modelos de escritórios remotos e híbridos.
Outro ponto é que os CIOs são fundamentais para conectar a experiência do funcionário e do cliente. A responsabilidade pela experiência do cliente (CX) é algo que 40% dos Pilotos de transformação acreditam que sua organização de CIO é responsável, em comparação com apenas 22% dos Engenheiros. Na verdade, os CIOs estão posicionados de maneira única para conectar o CX e as tecnologias de experiência do funcionário (EX). Somente quando os funcionários são habilitados digitalmente, eles podem oferecer as experiências que os clientes esperam.
“CIOs que não estão preparados para a interrupção dos negócios e o risco de crescimento pós-pandêmico se tornarem obsoletos”, disse Tom Davenport, professor do Babson College, professor visitante em Oxford e pesquisador do MIT Initiative on the Digital Economy e co- autor do estudo da Genpact. “A pesquisa fornece insights sobre como todos os três tipos de CIOs podem ocupar o lugar do Piloto para acelerar a transformação e o crescimento dos negócios digitais”, finalizou.
Serviço
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